Cálculo de Áreas de figuras planas utilizando la fundamentación teórica de la Geometría Analítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27877

Palabras clave:

Áreas de Figuras Planas; Geometría analítica; Puntos analíticos; Recta.

Resumen

El siguiente artículo se refiere a la obtención del área de figuras planas a través de la fundamentación teórica de la Geometría Analítica. El uso de conceptos de geometría analítica surgió de la dificultad de encontrar la solución propuesta por la geometría plana. Se notó que el uso de ejes cartesianos insertados en la figura en una posición en la que el origen estaría bien determinado y los lados proporcionados formarían parte de las abscisas y ordenadas solicitadas, formando puntos analíticos en el sistema formado. El objetivo de este artículo fue traer un argumento fuerte en relación a la solución del problema al pensar en los conceptos de geometría analítica, favoreciendo la rapidez y agilidad en los cálculos, utilizando los conceptos de recta, área de un triángulo , ángulo entre rectas, distancia entre dos puntos, distancia entre punto y recta. La metodología propone la solución de dos problemas que involucran la parte de punto y línea, haciendo la comparación con la geometría del plano. Como resultado positivo tendremos una gran aplicación de la geometría analítica en diversos problemas de geometría plana así como el uso en formas geométricas cotidianas, favoreciendo la reducción del tiempo de respuesta al ítem en pruebas vestibulares y concursos públicos.

Biografía del autor/a

Gustavo Nogueira Dias, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Doutor em Educação pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina (2017); Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará, Belém (2011); Especialista em Gestão escolar pelo Centro Universitário do Pará (2008); Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001).Trabalhou em escolas particulares de 1991 até 2005. Ingressou na SEDUC(PA) como professor efetivo de 2006 a 2016.Participou como professor bolsista do PARFOR, no IFPA(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará), em 2012. Atuou também como professor bolsista da UFRA(Universidade Federal Rural da Amazônia), em 2013. Ingressou na UNAMA(Universidade da Amazônia) como professor efetivo de 2015 a 2016. No presente é professor efetivo do ensino Básico Federal do Colégio Ten. Rêgo Barros, onde ingressou em 2005 e a partir de 2017 exerce suas atividades no regime de dedicação exclusiva. Participa do grupo de estudos GHEMAZ da UEPA, Universidade Estadual do Pará. Atua também como pesquisador nas áreas: Ciência Ambiental, Ensino e Aprendizagem, Educação Matemática, História da Matemática, Modelagem Matemática, Administração, Contabilidade e Estatística.

Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Mestrando em Educação pela Universidade do Estado do Pará-UEPA, Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará-UEPA e Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro-UNISA. Especialista em Fundamentos da Matemática Elementar, Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior, Matemática Financeira e Estatística, Educação do Campo, Didática e Metodologias Ativas de Aprendizagem e Antropologia Brasileira. Professor, Magistério Matemática do Colégio Federal Tenente Rêgo Barros

Pedro Roberto Sousa da Silva, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Possui mestrado em educação pela UEPA na linha formação de professores, especialização em educação matemática pela UFPA e licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente é professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EA-UFPA), e tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática.

Gilberto Emanoel Reis Vogado, Universidade do Estado do Pará

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Amazônia (1991), mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2005) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente é professor assistente IV da Universidade do Estado do Pará, coordenador do curso de Especialização de Fundamentos de Matemática Elementar e professor - Primeiro Comando Aéreo Regional. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino de matemática, banca de correção e modelagem matemática. 

Fabricio da Silva Lobato , Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2014). Atualmente é professor de Matemática em Pré vestibular. Mestrando pelo Programa de Pós graduação em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará(2019).Especialista em ENEM: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática. Pesquisando e publicando em Alto nível nas áreas de Didática da Matemática ,Educação á Distancia( EAD)e tecnologias Educacionais e Estudos sobre Competências e Habilidades em Matemática para o Enem. 

Wagner Davy Lucas Barreto, Colégio Federal Tenente Rêgo Barros

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2009) , e em ciências pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Especialista em Didática da Matemática pela UFPA, Mestrado em Matemática em Rede Nacional Pela Universidade Federal do Pará (2020). Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (2012) . Atualmente é professor instrutor do Comando da Aeronáutica no Colégio Tenente Regô Barros CTRB e professor adjunto da Faculdade Pan Amazônica FAPAN . Tem experiência Em preparação para Olimpíadas de Matemática, tem experiência no ensino fundamental, médio e superior nas modalidades presencial e a distância.

Gerson Pompeu Pinto , Colégio Federal Tenente Rêgo Barros

Possui graduação em Física pela UFPa (1998), especialização em Ensino de Ciências pela UEPa (2000) e mestrado em Geofísica pela UFPa (2010).

Katiane Pereira da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais - Física pela Universidade do Estado do Pará (2006). Mestrado em Física pela Universidade Federal do Maranhão (2010). Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2014) com Estágio de Doutorado (sandwich) pelo Institut de Cièncias de Materials de Barcelona (com investigação em Materiais semicondutores). Atualmente é Professora Adjunto na Universidade Federal Rural da Amazônia - Campus Belém.Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada na área experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades ópticas e estruturais de materiais, com uso principalmente das técnicas de Espectroscopia Raman e Espectroscopia no Infravermelho. Aplicação de altas pressões hidrostáticas em materiais orgânicos e inorgânicos, difração de Raios-X e método de refinamento Rietveld

Antonio Thiago Madeira Beirão, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Doutorado (2018) e Mestrado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialização em Física Contemporânea (2012), graduação em Bacharelado em Física (2018) e Licenciatura em Matemática (2010) todos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ademais, possui graduação em Licenciatura em Física (2009) pelo instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) Transporte Eletrônico utilizando formalismo de Funções de Green fora do equilíbrio (NEGF) na presença de Férmions de Majorana; (ii) Transporte Eletrônico em alótropos 2D do carbono sob efeitos de hidrogenação e dopagem; (iii) Ensino de Física utilizando metodologias ativas e tecnologias digitais. Atualmente é professor Adjunto C da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.

Reginaldo Pereira Flor, Secretaria de Educação do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará(2001) e mestrado-profissionalizante em Matemática em Rede Nacional pela Sociedade Brasileira de Matemática(2014). Atualmente é Professor da Escola Tenente Rego Barros e Professor da Escola Municipal de ensino fundamental Padre Gabriel Bugarelli. Tem experiência na área de Matemática.

Ricardo Daniel Soares Santos, Colégio Federal Ten. Rêgo Barros

Licenciatura, Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Sergipe. Curso Técnico Profissionalizante em Química pelo IFS. Pós Graduação na Área de Educação na Especialidade de Didática do Ensino Superior. Experiência profissional na área de ensino de Física e Matemática para nível médio, técnico profissionalizante e superior. Experiência na área de Física de Materiais Funcionais com Modelagem Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Propriedades ópticas e cálculos de defeitos estruturais, processos de dopagens e redução da valência de íons terras raras em matrizes de ortofosfatos. e-mail: rdsantostina@yahoo.com.br

Citas

Brasil (1996). Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 20 de dezembro de 1996.

Brasil. (2002). Parâmetros Curriculares Nacionais + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, matemática e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. MEC, SEMTEC

Boyer, C. B. (2012). História da Matemática. Tradução de Helena Castro, Ed. Blücher Ltda.

Cabral, N. F., Chaquiam, M., Pock, M.A. & Dias, G. N. (2020). UARC: Um Organizador de Sequência Didática na Área de Matemática. Braz. J. of Develop., 6(6), 34191-34208. 10.34117/bjdv6n6-098.

Cabral, N. F., Dias G. N. & Lobato Júnior, J. M. S. (2019). O ensino de razão e proporção por meio de atividades. Ensino da Matemática em Debate. 6(3), 155-179. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p155-179.

Chaquiam, M., Maués, D. D. N., Cabral, N. F., Dias, G. N., Rodrigues, A. P. & Pamplona, V. M. S., (2020). A percepção de alunos e professores sobre o ensino e aprendizagem do cilindro circular reto. Research, Society and Development, 9(9). http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8110.

Chevallard, Y. (1986). La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Ed. Colomb Jacques. 89-91

Dias, G. N. (2011) Práticas do Ensino da Matemática: a realidade da sala de aula / Gustavo Nogueira Dias. - Belém, Pará

Dias, G. N., Silva, P. R. S., Pamplona, V. M. S., Araújo, J. C. O., Barbosa, E. S., Lobato, F. S., Souza Junior, J. C. B., Silva Junior, W. L. P., Vogado, G. E. R., Barreto, W. D. L., Leal, A. P. I., Silva Junior, A. F. & Pinto, G. P. (2021) A utilização do Formulários Google como ferramenta de avaliação no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia de Covid-19: Um estudo em uma escola de educação básica. Research, Society and Development, 10(4). http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14180

Ferreira, R. S., Araújo, M. B. S., Araújo, G. M., Dias, G. N., Souza Junior, J. C. B., Lobato, F. S., Vogado, G. E. R., Pamplona, V. M. S., Rodrigues, A. E., Reis, C. P., Silva Junior, W. L. P., Barbosa, E. S., Beirão, A. T. M. & Silva, K. P. (2021). A didactic proposal for the construction of the elipse. International Journal for Innovation Education and Research, 9(6).

Iezzi, G. (1993). Fundamentos da Matemática Elementar. 4, Ed. Atual

IezzI, G. (2013). Fundamentos de matemática elementar. 7, Geometria analítica / Gelson Iezzi, (6a ed.), Atual.

Lehmann, C. H. (1988). Geometria Analítica. (9a ed.), ed. Globo.

Pereira, A. S., et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. UFSM.

Pinheiro, A.C. S., Alves F. J. C., Dias, G. N., Beirão, A. T. M., Silva, K. P., Vogado, G. E. R., Barreto, W. D. L., Loureiro, R. C., Reis, N. D. M. & Rocha, H. O. (2021). O ensino de função polinomial do 1º grau por construção de aplicativos utilizando de recursos da informática educativa com APP inventor: uma análise semiótica. International Journal of Development Research 11(9), 50325-50331, https://doi.org/10.37118/ijdr.22846.09.2021.

Saraiva, O. W. M., Dias, G. N., Lobato, F. S., Barbosa, E. S., Vogado, G. E. R., Silva, K. P., Beirão, A. T.M., Reis, N. D. M., Flor, R. P. Rocha, H. O.& Reis, C. P. (2021). Ternas pitagóricas suas relações e aplicações na Álgebra e na Geometria. Research, Society and Development, 10(13). http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21391.

Secco, L. C. M., Cabral, N. F., Chaquiam, M., Dias, G. N., Pamplona, V. M. S., Reis, C. P., Costa, E. G. & Pinto, G. P. (2020) O ensino de juros compostos por meio de sequências didáticas. Research, Society And Development, 9, e17691211068

Tizziotti, J. G. (1990). Matemática, segundo Grau, Vestibular. (5a ed.). Editora Ática, São Paulo.

Vogado, G. E. R., Lobato, F. S., Dias, G. N., Pamplona V. M. S., Rodrigues, A. E., Rocha, H. O., Souza Junior, J. C. B., Barreto, W. D. L., Silva, P. R. S. & Silva Junior, W. L. (2020). Ensino-aprendizagem de Matemática: Análise dos aspectos Social, Metodológicos e Avaliativo dos Discentes do 3º ano do Ensino Médio. Research, Society and Development, 9(11). http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10076.

Vogado, G. E. R., Lobato, F. S., Dias, G. N., Barreto, W. D. L., Silva Junior, W. L., Pamplona, V. M. S., Rodrigues, A. E., Araújo, J. C. O., Barbosa, E. S. & Silva, E. S. (2020). A geometria hiperbólica e o reflexo de sua utilização para alunos do Ensino Médio. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 3, 99-118. https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/geometria-hiperbolica, 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/geometria-hiperbolica.

Publicado

27/03/2022

Cómo citar

DIAS, G. N. .; SILVA JUNIOR, W. L. P. da .; DA SILVA, P. R. S. .; VOGADO, G. E. R. .; LOBATO , F. da S. .; BARRETO, W. D. L. .; PINTO , G. P. .; SILVA, K. P. da .; BEIRÃO, A. T. M. .; FLOR, R. P. .; SANTOS, R. D. S. . Cálculo de Áreas de figuras planas utilizando la fundamentación teórica de la Geometría Analítica. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 4, p. e59411427877, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i4.27877. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27877. Acesso em: 15 ene. 2025.

Número

Sección

Ciencias Exactas y de la Tierra