La transvalorización de la dimensión formativa em lo proyecto educativo contemporáneo: reflexiones a la luz de las concepciones platónica y kantiana de la educación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.29667

Palabras clave:

Educación; Enseñanza; Formación Humana; Valores.

Resumen

El objetivo de este estudio fue analizar los principios y fines atribuidos a la educación y la formación humana en la contemporaneidad, con miras a comprender las configuraciones de la concepción educativa a través de los constructos sociohistóricos y culturales, así como la forma en que responde a las necesidades del hombre en sus relaciones con el mundo. Se trata de un estudio de carácter cualitativo, de tipo bibliográfico, a la luz del marco teórico básicamente reconstruido a partir de Platón y Kant. La premisa que se establece considera que la calidad de la formación humana está involucrada en los principios y fines atribuidos a la educación. Los resultados mostraron contrastes significativos entre las concepciones educativas platónicas y kantianas y los proyectos educativos actuales, además de suscitar reflexiones sobre la lógica política y socioeconómica inculcada en las propuestas formativas contemporáneas, así como la forma en que operan en la modificación de los valores básicos de la formación. de individuos. Ante ello, se reafirma la necesidad de (re)pensar la revalorización del proceso educativo, con miras a la superación de las formas de alienación y condicionamiento impuestas por los actuales sistemas políticos y económicos.

Biografía del autor/a

Rosana Maria Santos Torres Marcondes, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista, graduada em LETRAS PORTUGUÊS FRANCÊS pela Universidade Federal de Sergipe. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA-UFS), atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Digitais na Educação, Metodologias Ativas e Formação docente. Professora da Educação Básica e da Educação Superior.

Paula Tauana Santos, Universidade Federal de Sergipe

Especialista em Literatura Brasileira no Contexto da Literatura Universal. Graduada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (Unit). Atualmente é professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA/SEMED) e docente articuladora em ações de fomento literário na Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória / Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED/SE). Vice-líder do Grupo de Pesquisas do Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores GPGFOP/Unit/CNPq. Membro do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES/UFS/CNPq).

Izabel Silva Souza D'Ambrosio , Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (1995), é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), é Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2017) e Especialista em Ensino de Língua Inglesa e uso de Novas Tecnologias pela Estácio de Sá (2014). Atualmente é Professora efetiva na Educação Básica/ SEDUC Se. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Educação e Tecnologia Cnpq/Ufs. É bolsista CAPES pela UAB/Se. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Tecnologia.

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação (PPGED/UFS). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB). Especialista em Tecnologias e Educação Aberta e Digital com dupla certificação pelo convênio entre Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Possui experiência em coordenação pedagógica e docência na Educação Básica e Ensino Superior. Atuou como Professor Orientador de TCC no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). É pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS/CNPq). Temas de interesse: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Cenários Virtuais de Aprendizagem; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Educação a Distância; Aplicativos educacionais; Ensino híbrido. Metodologias Ativas.

Luanne Michella Bispo Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente na da Universidade Federal de Sergipe (PRODEMA/UFS) (2014). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana (2011). De 2008 a 2010 foi bolsista PIBIC/CNPq. Seus trabalhos foram produzidos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa Processos Identitários e Poder (GEPPIP), seguindo as linhas da sustentabilidades, processos identitários, tradicionalismo, conflitos ambientais e saberes ambientais de comunidades do entorno do Parque Nacional Serra de Itabaiana. Trabalhou no Núcleo de integração entre a UFS e a Educação Básica (NIUEB) na Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC), fazendo acompanhamento e articulação de programas e projetos da UFS desenvolvidos na escolas da educação básica. Foi professora voluntária no Departamento de Biologia da UFS no período entre outubro de 2019 a fevereiro de 2021. É colaboradora do projeto Sala Verde na UFS. 

Carla Eugênia Nunes Brito, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2018). Especialista em Gestão da Criatividade pela Faculdade São Luís de França/Fundação Brasil Criativo (2006) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (2002). Foi pesquisadora voluntária do Observatório de Educação da Universidade Tiradentes pelo Projeto Transeja 2 (Obeduc/Unit/Capes) pelo período de 2013 a 2016. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores (GPGFOP/Unit/CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA-UFS), atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Digitais na Educação, Metodologias Ativas e Formação docente.Atualmente é Diretora Pedagógica e de Inovação do Colégio Coesi.

Citas

Abbagnano, N. (2012). Dicionário de Filosofia. WMF Martins Fontes.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.

Bell, J. (1993). Como realizar um projeto de investigação. Editora Gradiva.

Freire, P. (2019). Pedagogia do oprimido. Paz e Terra.

Gil, A. C. (1999). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. Atlas.

Kant, I. (1996). Sobre a Pedagogia. Editora da Unimep.

Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394 (dezembro). Diário Oficial da União. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Menezes, E. (2000). Kant e a educação das luzes. Educação e Filosofia. 27(28).

Menezes, E. (1992). Kant e a pedagogia. Educação & Sociedade. 46(1).

Menezes, E. (2014). Kant: Esclarecimento e Educação Moral. Cadernos de Filosofia Crítica e Modernidade, 19(1), 117-147.

Morin, E. Introdução ao pensamento complexo. Sulina, 2015.

Morosini, M. C. (2015). Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação. 40(1).

Paro, V. H. Prefácio. In: Bezerra, A. A. C. (2016). Gestão Democrática da Construção de uma Proposta Curricular no Ensino Público: a Experiência de Aracaju. Edições UFC.

Pessanha, J. A. M. (1986). Platão e as ideias. In: Rezende, A. Curso de Filosofia. Zahar.

Platão. (1990). A República. Fundação Caloustre Gulbenkian.

Silva, E. L.; Menezes, E. M. (2005). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Editora UFSC.

Slonski, G. T.; Rocha, A. L. F. & Maestrelli, S. R. P. (2017). A racionalidade técnica na ação pedagógica do professor. Anais do ENPEC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 11. http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1162-1.pdf.

Soares, M. (2020). Letramento: um tema de três gêneros. Autêntica.

Teixeira, E. F. B. (1999). A educação do homem segundo Platão. Editora Paulus.

Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Editora Penso.

Publicado

16/05/2022

Cómo citar

MARCONDES, R. M. S. T.; SANTOS, P. T.; D’AMBROSIO , I. S. S. .; SANTOS, W. L. .; NASCIMENTO, L. M. B. .; BRITO, C. E. N. La transvalorización de la dimensión formativa em lo proyecto educativo contemporáneo: reflexiones a la luz de las concepciones platónica y kantiana de la educación. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 7, p. e8911729667, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i7.29667. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29667. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ciencias de la educación