Una Historicidade del Concepto/Categoria Trabajo Pedagógico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.30176

Palabras clave:

Trabajo pedagógico; Ciencias de la educación; Pedagogía.

Resumen

Este artículo forma parte de las discusiones sobre el concepto de Trabajo Pedagógico y deriva de un estudio que tuvo como objetivo analizar la producción académica sobre el trabajo pedagógico, de 2011 a 2021, disponible en el Repositorio de Tesis y Disertaciones de una Universidad Federal del interior de Brasil. el Estado de Rio Grande do Sul. A partir de una investigación bibliográfica y análisis documental, se estudiaron 18 disertaciones y 11 tesis. Sobre todo, se analizó el enfoque de la categoría / concepto de Trabajo Pedagógico. Con esto, se pudo observar que todos los estudios partieron de la concepción de Ferreira (2010 a 2018) y, en diferentes contextos y temáticas, aplicaron la categoría a diferentes espacios escolares o formativos. Además, fue posible observar divergencias y, del mismo modo, convergencias puntuales entre los estudios que apuntan a la necesidad de profundizar los estudios y desarrollo del concepto, que, en definitiva, pretende explicar el trabajo de los docentes.

Biografía del autor/a

Marcius Minervini Fuchs, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2013), Especialização em Educação Física Escolar (2014) e Mestrado em Educação Física (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSM. Atualmente está cursando Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM.

Luiza da Silva Braido, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM). Licenciada em Pedagogia (2018), pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Gestão Educacional (2020), pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (CEGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSM), na linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces. Representante Discente pela LP2. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Kairós - Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Realiza estudos sobre: valorização do trabalho dos(as) professores(as), trabalho pedagógico e Análise dos Movimentos de Sentidos.

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em PEDAGOGIA (1985), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); licenciada em LETRAS (1992), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); ESPECIALIZAÇÃO EM LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA (1988), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); MESTRE EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS (1999), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); DOUTORA EM EDUCAÇÃO (2006), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); realizou estágio pós-doutoral (2019), na Universidade Federal de Pelotas, sob supervisão do Prof. Dr. Álvaro Luiz Moreira Hypólito. Atualmente, é professora associada 4 do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, trabalhando na graduação, especialização e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)/UFSM. É lider do grupo KAIRÓS - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS. Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase em trabalho, trabalho pedagógico, Pedagogia, políticas públicas; escola; educação profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC e integrante do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais sobre educação. BOLSISTA PRODUTIVIDADE CNPQ, ÁREA DE EDUCAÇÃO. Integrante do Comitê de Assessoramento em Educação da FAPERGS.

Citas

Amaral, C. (2016). Pertença profissional, trabalho e sindicalização dos professores: mediações e contradições nos movimentos do capital determinações [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3508.

Braido, L. (2021). Análise dos movimentos de sentidos sobre valorização/desvalorização do trabalho dos(as) professores(as): quais pontes se têm atravessado? [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/23613.

Brenner, C. (2018). De creche à EMEI em Santiago/RS: um estudo sobre o trabalho pedagógico [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15903.

Brittes, L. (2011). Efeitos de sentidos sobre o trabalho dos professores de língua materna: uma abordagem sobre a produção do discurso pedagógico [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6957.

Calheiros, V. (2018). O trabalho pedagógico da educação física: em busca das múltiplas determinações [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16385.

Cézar, T. (2021). Tempo de trabalho e trabalho no tempo: a dialética das (des)integrações no trabalho pedagógico de pedagogos(as) no Instituto Federal Farroupilha. determinações [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22886.

Cézar, T. (2014). Um estudo sobre o trabalho das pedagogas no Instituto Federal Farroupilha: historicidades, institucionalidades e movimentos [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/7149.

Corrêa, M. (2021). Capitalismo dependente e a subordinação das políticas públicas educacionais para o ensino superior nos governos FHC e Lula (1995-2010): contribuição crítica com base na teoria marxista da dependência. [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/22899.

Corrêa, M. (2017). Discursos contrários e/ou avanços contidos: ensino médio politécnico, o estado e suas implicações no trabalho pedagógico [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/13430.

De Toni, D. (2017). Trabalho pedagógico na alfabetização: uma travessia dialética em construção [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/14457.

Fagundes, J. (2015). O trabalho pedagógico, as políticas públicas de universalização da educação básica e o curso normal: entre cabotagens, naufrágios e travessias construção [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/7213.

Ferreira, L. (2010). Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, V.91, pp.233-251.

Ferreira, L. (2018). Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala? Educ. Real. [online]. vol.43, n.2, pp.591-608. ISSN 0100-3143.

Ferreira, L. (2017). Trabalho pedagógico na escola: sujeitos, tempo e conhecimentos. Curitiba: CRV.

Fiorin, B. (2012). Trabalho e pedagogia: considerações a partir dos discursos de pedagogas na escola [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6991.

Fuentes, R. (2017). Dimensões do trabalho pedagógico nos cursos superiores de tecnologia da UFSM: uma análise dialética [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/14002.

Howes, G., Neto. (2017). Dialética e andronormatividade: o trabalho pedagógico na gramática do capital [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/13357.

Kehler, G. (2013). Entre o trabalho e as aspirações à empregabilidade: interlocuções com estudantes universitários após o estágio em curso técnico [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/20493.

Manckel, M. (2013) O trabalho de pedagogas nos cotidianos de uma escola de educação infantil: sentidos e historicidade [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/7089.

Maraschin, M. (2015). Dialética das disputas: trabalho pedagógico a serviço da classe trabalhadora? [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/11580.

Marx, K., & Engels, F. (2008). Manifesto do partido comunista. - 1.ed. - São Paulo, Expressão Popular.

Michel, M. (2013). Trabalho e educação: um estudo sobre os sentidos que os professores se atribuem como trabalhadores na rede particular de ensino de Santa Maria/RS [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/7092.

Nascimento, C. (2018). A dialética nas fronteiras da convivência: o movimento dos sujeitos a partir de uma escola técnica industrial em direção ao mundo do trabalho [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/19365.

Nora, D. (2021). Dialética dos sentidos de trabalho pedagógico para os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Maria/RS [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/23013.

Papalia, F. (2020). Entre a petição inicial e a sentença: trabalho pedagógico dos professores os projetos pedagógicos do curso de direito das instituições públicas gaúchas [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/23616.

Rodrigues, I. (2013). O trabalho dos professores na escola e a busca por excelência: um estudo sobre mecanismos de avaliação [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/7095.

Sari, V. (2016). Trabalho pedagógico como mediação: um estudo com professores que trabalharam como tutores do curso de letras/EAD da UFSM. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/7274.

Schio, L. (2019). Trabalho pedagógico em um núcleo de educação popular: possibilidade de práxis pedagógica? [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/19521.

Silva, J. (2012). Trabalho dos professores: considerações sobre a linguagem e experiência [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/7012.

Siqueira, S. (2020). Integração curricular e trabalho pedagógico: uma análise com base nos discursos de professores do IFFar Campus Júlio de Castilhos [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/21119.

Vedoin, A. (2018). Dialética das relações sociais: o trabalho pedagógico dos(as) diretores(as) do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, RS (1974-2017) [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15192.

Zimmermann, A. P. (2016). Dialéticas do feminino: interlocuções com professoras de educação física da rede municipal de ensino de santa maria (RS) sobre trabalho pedagógico [Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Maria]. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15089.

Publicado

26/05/2022

Cómo citar

FUCHS, M. M. .; BRAIDO, L. da S. .; FERREIRA, L. S. . Una Historicidade del Concepto/Categoria Trabajo Pedagógico. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 7, p. e32911730176, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i7.30176. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/30176. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Ciencias de la educación