Conceitos de eletricidade trabalhados segundo a metodologia de aprendizagem baseada em problemas
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6208Palavras-chave:
Electricity; PBL metodology; Generative themes; Teaching; Science teaching.Resumo
Procurando dirimir parte dos obstáculos que se interpõem à aprendizagem significativa de conceitos associados à Eletricidade quando trabalhados em aulas de Física no Ensino Médio, em grande medida oriundos de pedagogias “tradicionais” que priorizam aulas centradas no professor e memorização em detrimento de dinamismo e compreensão prática, colocamos para apreço o presente trabalho. Seu principal objetivo é construir uma sequência didática sobre a temática relacionada a estudos na área de eletricidade, tendo como fundamentação teórica o método pestalozziano de ensino, a conceituação de aprendizagem significativa de Ausubel e a utilização de temas geradores conforme definidos por Paulo Freire, à guisa de uma metodologia que transfere ao aluno o protagonismo da própria aprendizagem, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Os resultados colhidos da implementação da sequência didática em uma turma de 3ª série do Ensino Médio foram analisados meticulosamente, e apontam para a ocorrência de aprendizagem significativa, alvo da prática docente.
Referências
Araújo, U. F. D., & Arantes, V. A. (2009). Comunidade, conhecimento e resolução de problemas: o projeto acadêmico da USP Leste. Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior, 2, 101-121.
Araújo, U. F., & Sastre, G. (2009). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus.
Ausubel, D. P., Novak, J. D., & Hanesian, H. (1968). Educational psychology: A cognitive view.
Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 1.
Barrows, H. S. (1986). A taxonomy of problem‐based learning methods. Medical education, 20(6), 481-486.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ministério da Educação e Cultura. Brasília, DF. Acesso em 19 de dezembro de 2019. http://download.basenacional comum.mec.gov.br/
Dorneles, P. F., Araujo, I. S., & Veit, E. A. (2006). Simulação e modelagem computacionais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de eletricidade: parte I-circuitos elétricos simples. Revista Brasileira de Ensino de Física, 28(4), 487-496.
Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 259-268.
Freire, P. (1989). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo. Autores associados: Cortez.
Leite, L., & Afonso, A. S. (2001). Aprendizagem baseada na resolução de problemas: Características, organização e supervisão.
Leite, L., & Esteves, E. (2005). Ensino orientado para a aprendizagem baseada na resolução de problemas na Licenciatura em Ensino de Física e Química.
Luzuriaga y Medina, L. (1969). História da educação e da pedagogia. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
Finco, G. (2018). Aprendizagem baseada em problemas no ensino fundamental II: aplicabilidade, potencial e reflexões de uma adaptação sob perspectivas geocientíficas.
Moreira, M. A. (2009). Subsídios teóricos para o professor pesquisador em ensino de ciências: A Teoria da Aprendizagem Significativa. Porto Alegre-RS.
Moreira, M. A. (1999). Teorias de aprendizagem (Vol. 2). São Paulo: Editora pedagógica e universitária.
Pietrocola, M., Pogibin, A., Andrade, R. D., & Romero, T. (2014). Coleção Física em Contextos: Pessoal, Social e Histórico. São Paulo: Editora FTD.
Ribeiro, L. R. C. (2008). Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, 27(2), 23-32.
Rodrigues, D. P., Mota, A. T., & Souza, P. V. S. (2019). Circuitos Elétricos com Materiais de Baixo Custo: uma proposta pautada na aprendizagem significativa de Ausubel. Revista Do Professor De Física, 3(1), 133-154.
Rodrigues, K. C., Marinho, E. C. P., Silva, J. R. S., & Cunha, K. S. (2014). avaliação da aprendizagem de eletricidade a partir de uma proposta de educação científica baseada em projetos. Anais…(IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná–Ponta Grossa.
da Silva, O. O. N. (2015). O método da aprendizagem baseada em problemas nos cursos de Educação Física: um relato de experiência. Revista Espaço Acadêmico, 15(171), 38-43.
Tozoni-Reis, M. F. D. C. (2006). Temas ambientais como temas geradores: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar em revista.
Zanatta, B. A. (2005). O método intuitivo e a percepção sensorial como legado de Pestalozzi para a geografia escolar. Cadernos Cedes, 25(66), 165-184.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REGIANE GORDIA DRABESKI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.