Simbolismo na arquitetura estética da mesquita de Plosokuning em Yogyakarta
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10058Palavras-chave:
Estética; Simbolismo; Cosmologia javanesa; Nosso povo; Makrifatullahah.Resumo
A Mesquita Plosokuning é a mesquita com a maior autenticidade preservada em comparação com as outras quatro mesquitas Pathok Negoro. Portanto, a divulgação do valor simbólico da estética arquitetônica da Mesquita Plosokuning é uma representação dos esforços de conservação ambiental e edifícios históricos na Indonésia. O método de pesquisa utilizado foi o hermenêutico-filosófico com elementos metódicos: indução-dedução, coerência interna, holístico, equilíbrio histórico e heurística. Os elementos metódicos examinaram o significado estético da arquitetura e os símbolos associados à mesquita Plosokuning; em consonância com ela, as relações internas foram buscadas e descobertas, não isoladas do meio ambiente e de sua continuidade histórica, para então compilar as descobertas sobre o simbolismo na estética da arquitetura da mesquita. Os resultados mostraram que o simbolismo na estética arquitetônica da Mesquita Plosokuning é uma expressão do conceito de cosmologia javanesa e misticismo islâmico javanês (Kejawen). Na cosmologia javanesa, os humanos são descritos como um microcosmo (jagad cilik), o universo como um macrocosmo (jagad gedhe) e o palácio como o centro do cosmos. Kejawen é um complexo de crenças islâmicas javanesas misturadas com ensinamentos anteriores, particularmente ensinamentos hindus e budistas; A Mesquita Plosokuning possui elementos que são integrados como um símbolo dos meios para a contemplação humana em direção a insan kamil (humano perfeito). Assim, a posição superior do ser humano é makrifatullah (conhecer Allah). Pode-se concluir que a estética arquitetônica relacionada à religião importa.
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