Aspectos gerais do concreto armado e os procedimentos técnicos para sua utilização
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i6.1020Palavras-chave:
Construção civil. Sistema construtivo. Concreto armado.Resumo
O crescimento populacional fomentou diversos seguimentos da indústria, na qual a se encontra dentre eles a construção civil pode. Nesse sentindo do crescimento, a construção de casas passou e ser considerada uma peça fundamental dentro da economia dopais, por empregar grande quantidade de mão de obra além de fomentar toda uma cadeia de fornecedores. Para dinamizar as construções, o concreto armado teve papel primordial pois com sua utilização foi possível otimizar tempo e recursos, obtendo construções mais seguras e de melhor qualidade. O objetivo do trabalho é demonstrar o emprego do concreto armado nos sistemas estruturais de edificações, observando os diversos critérios normatizados em relação ao entendimento do projeto e dimensionamento das estruturas. O trabalho descreve a história do concreto armado na construção civil, expondo a sua evolução que foi proporcionada pela difusão técnica dos métodos de cálculos; apresenta o concreto armado e seus componentes, os elementos estruturais do concreto armando, os procedimentos técnicos para a utilização deste sistema construtivo. Ao demonstrar os aspectos gerais do concreto armado e os procedimentos técnicos para a sua utilização, pretende-se contribuir para que os projetos sejam mais bem observados quanto à sua elaboração, para que as especificações e procedimentos sejam seguidos durante a execução.
Referências
NBR, A. B. N. T. (2014). 6118: Projeto de Estruturas de Concreto. Rio de Janeiro.
de Souza, C. B., Sorentino, M., & Bonini, A. CONCRETO CONTENDO NA SUA COMPOSIÇÃO O EPS.
Araújo, J. M. D. (2003). Curso de concreto armado. Editora Dunas, Rio Grande do Sul, v2.
BASTOS, P. S. D. S. (2006). Fundamentos do concreto armado. Bauru: UNESP.
Carvalho, R. C., & Pinheiro, L. M. (2009). Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado. Pini.
Couto, J. A. S., Carminatti, R. L., Nunes, R. R. A., & Moura, R. C. A. (2013). O concreto como material de construção. Caderno de Graduação-Ciências Exatas e Tecnológicas-UNIT, 1(3), 49-58.
Fonseca, R. P. D. “Escriptório technico Emílio H. Baumgart”: Escola do Concreto Armado e a arquitetura modernista brasileira.
Lima, S. F., Lima, C. I. V., Coutinho, C. O. D., Azevedo, G. G. C., Barros, T. Y. G., & Tauber, T. C. (2014). Concreto e suas inovações. Caderno de Graduação-Ciências Exatas e Tecnológicas-UNIT-ALAGOAS, 1(1), 31-40.
Mehta, P. K., Monteiro, P. J., & Carmona Filho, A. (1994). Concreto: estrutura, propriedades e materiais. Pini.
Pinheiro, L. M. (2007). Fundamentos do concreto e projeto de edifícios.
Ravara, P. B. (2008). A consolidação de uma prática: do edifício fabril em betão armado nos EUA aos modelos europeus na modernidade.
dos Santos, R. E. (2008). A Armação do Concreto no Brasil: história da difusão da tecnologia do concreto armado e da construção de sua hegemonia.
Souza, M. A. D. (2017). O concreto armado nas edificações de Salvador no período entre guerras (1919-1938).
Takata, LT (2009). Aspectos relativos a qualidade de estruturas em concreto armado: estudo de caso.
VASCONCELOS, A. C. D. (1985). O Concreto no Brasil: Recordes, Realizações. História, 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.