Uma breve contextualização histórica: Representações Sociais e a prática interdisciplinar, como objeto de pesquisa no Ensino de Ciências

Autores

  • Rosângela Maria Gonçalves Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca https://orcid.org/0000-0001-7778-3910
  • Alcina Maria Testa Braz da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i6.1033

Palavras-chave:

Representações Sociais; Interdisciplinaridade; Ensino de Ciências; Professores; Prática Interdisciplinar.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar os elementos que caracterizam o Ensino de Ciências como objeto de representações sociais a partir da abordagem teórica metodológica da Teoria das Representações Sociais. Apoiada nas reflexões de Farr, que se refere à teoria como uma forma sociológica de Psicologia Social, originada a partir dos estudos de Moscovici, fundamentada no texto, Representações Sociais: a teoria e sua história, do referido autor, sendo o texto parte da organização da obra: Textos em Representações Sociais de Jovchelovitch e Guareschi. Tendo o aporte teórico de Sá sobre a construção do objeto de pesquisa, a prática interdisciplinar de professores dos Anos Iniciais, ancorado nos estudos dos teóricos: Japiassu, Fazenda e Pombo que discorrem sobre o termo interdisciplinaridade. Os estudos para esse trabalho estão fundamentados em conceituações sobre o termo interdisciplinaridade, e a identificação das representações sociais dos sujeitos da pesquisa, um grupo de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para tal foi realizada uma revisão de literatura com aporte nos autores citados. A metodologia aplicada está baseada na revisão de literatura realizada e pesquisa qualitativa. A Análise de Conteúdo de Bardin foi utilizada para ancorar a análise e reflexão sobre os dados coletados. A partir da análise foi possível identificar as representações sociais dos sujeitos da pesquisa sobre a conceituação do termo interdisciplinaridade, como um dos elementos que caracterizam o Ensino de Ciências, que são pautadas no conhecimento adquirido pela formação e de acordo com o grupo social a que pertencem. Destacam-se como elementos que caracterizam o Ensino de Ciências nos dados coletados, a prática interdisciplinar como objeto de pesquisa,  levando-se em conta a intenção dos sujeitos da pesquisa em realizar uma prática interdisciplinar ao realizar o trabalho docente.  

Referências

Allport, G. W. (1954). The historical background of modern social psychology. In G. Lindzey (ed.), Handbook of Social Psychology, 2. Ed. vol. 1, p. 1-80. Reading, Mass.: Addison-Wesley.

Brasil. Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Brasil. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC / SEF, 1998. 138 p.

Farr, R. Representações sociais: a teoria e sua história. In: JOVCHELOVITCH, Sandra; Guareschi, Pedrinho (Org.). Textos em Representações Sociais. Petrópolis: Vozes, 2013.

Fazenda, I. C. A. (Org.). O Que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

Guarechi, Pedrinho A. Jovchelovitch, Sandra (Org.); prefácio Serge Moscovici. Textos em Representações Sociais. 14. Ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2013.

Jodelet, D. As representações Sociais. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2001 (páginas 10 a 44).

Jodelet, D. As Representações Sociais: um domínio em expansão. In: Jodelet Denise (org.), Rio de Janeiro: EdUERJ 2001.

Jovchelovtch, S. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. (páginas 33 a 77)

Moscovici, S. A Psicanálise, sua imagem e seu público; tradução de Sonia Fuhrmann. – Petrópolis: Vozes, 2012.

Pombo, Olga. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa, Portugal: Relógio D’Água, 2004.

Sá, C. P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. EdUERJ, 1998.

Downloads

Publicado

24/03/2019

Como Citar

GONÇALVES, R. M.; SILVA, A. M. T. B. da. Uma breve contextualização histórica: Representações Sociais e a prática interdisciplinar, como objeto de pesquisa no Ensino de Ciências. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 6, p. e15861033, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i6.1033. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1033. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão