Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) numa perspectiva interdisciplinar no ensino de geografia: Uma análise socioespacial de Limoeiro do Norte-Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10525

Palavras-chave:

TDIC; Ensino de geografia; Práticas docentes.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo demonstrar a diversidade de abordagens interdisciplinares e integradas que podem ser instrumentalizadas na disciplina escolar de Geografia por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Na primeira parte, direcionamos uma reflexão para alguns dos desafios da escola e do ensino de Geografia na atual sociedade da informação e do conhecimento. Em um segundo momento, apresentamos possibilidades de promoção de conteúdos curriculares de Geografia com o auxílio do software Google Earth. Nesse intuito, realizamos uma análise socioespacial a partir da geotecnologia mencionada tomando como foco referencial a área urbana do município cearense de Limoeiro do Norte, destacado por sua relevância estadual como polo comercial, educacional e fruticultor na região do baixo vale do rio Jaguaribe. Fundamentamos nosso estudo numa abordagem qualitativa em pesquisa de cunho bibliográfico, apoiando a investigação em teóricos como Imbernón (2010), Coll e Monereo (2010), Evangelista, Moraes e Silva, (2017), Santos (1997, 2006), Corrêa (2010), Japiassu (2006) e Fazenda (1998). O uso das TDIC, quando bem planejado e orientado à construção de aprendizagens significativas, funciona como importante aliado na geração e disseminação de conhecimentos de forma inter-relacional, crítica, criativa e inovadora, conectados às reivindicações da sociedade e das juventudes contemporâneas que há muito não se reconhecem nas metodologias de ensino pautadas no tradicionalismo pedagógico.

Biografia do Autor

Edvar Ferreira Basílio, Universidade Federal do Ceará

Mestrando pela Universidade Federal do Ceará, Licenciado e Bacharel em Geografia, com habilitação em Estudos Geográficos Regionais pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Educação Ambiental e em Gestão Escolar Integrada. Professor da rede estadual do Ceará.

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Professor livre docente da Universidade Federal do Ceará, Professor-pesquisador do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará

Carlos Rochester Ferreira Lima, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em História e Culturas- Universidade Estadual do Ceará UECE; Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Professor Substituto da Universidade Estadual do Ceará. Professor da rede municipal de Russas

Perpétua Socorro Lopes Sampaio, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005) ; Graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009.).Especialização em Metodologias do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2011). Atualmente é professora efetiva da rede Estadual de Ensino do Ceará, atuando na escola FRANCISCO JAGUARIBE

Adriana Isabel Rodrigues Marcos, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará/UFC; Graduada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda pela Faculdade Católica do Ceara; Especialista em Neuropsicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes; Especialista em Arte Educação pela Faculdade Campos Elíseos; Especialista em Direito Educacional pela Faculdade Campos Elíseos; Especialista em Literatura e Língua Portuguesa; MBA em Book Publishing pela Casa Educação; Professora alfabetizadora da rede municipal de ensino de Fortaleza, Ceará.

Marília Duarte Guimarães, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará/UFC; Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2015). Membro do grupo de pesquisa GPFOPHE onde desenvolve estudos sobre Formação de Professores, Produção do Conhecimento, Gênero e Decolonialidade; Integra o Fórum Cearense de Mulheres e o grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade - EDUCAS/UECE. Foi Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Atuou como professora da Educação Básica por 3 anos.

Referências

Alarcão, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. (8a ed.), São Paulo: Cortez, 2011.

Ausubel, D. P. Novak, J. Hanesian, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192.

Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Conheça cidades e estados do Brasil. Recuperado de https://cidades.ibge.gov.br/.

Coll, C., Monereo, C. (2010). Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. Em C. Coll & C. Monereo (Orgs.), Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação (N. Freitas, Trad., pp. 15-46). Porto Alegre: Artmed.

Corrêa, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.

Costa, R. S., Duqueviz, S. B. C, Pedroza, R. L. S. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. 19(3), 2015. 603-610. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/pee/v19n3/2175-3539-pee-19-03-00603.pdf.

Evangelista, A. M, Moraes, M. V. A. R., Silva, C. V. R. Os usos e aplicações do Google Earth como recurso didático no ensino de geografia. Revista Percursos, Florianópolis, 18(38), 152- 166.

Farias, I. S. de. Nascimento. V. F. do. Moura. P. A. A escola faz currículo: notas sobre escolas que inovam em tempo de BNCC. Revista Docentes. Fortaleza, 4(9), 12 - 19.

Fazenda, I. C. A.(Org.). Didática e Interdisciplinaridade. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. (1998). 1. 192 p.

Imbernón, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. (7a ed.), São Paulo: Cortez, 2010.

Ipece-2005. Perfil Básico Municipal - Limoeiro do Norte. Recuperado de https://www.ipece.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/45/2018/09/Limoeiro_do_Norte_2 005.pdf.

Japiassu, H. O espírito interdisciplinar. Cadernos Ebape. 4(3). Rio de Janeiro. Out. 2006. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512006000 300006.

Jucá, G. N. M. O espaço nordestino: o papel da pecuária e do algodão. In: SOUZA, S.(Coord.). História do Ceará. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 1994.

Maia, R. P. Origem e evolução natural do baixo Jaguaribe. In: Silva, J. B., Dantas, E. W. C., Zanella. M. E., Meireles, A, J, De Andrade. (Orgs). Litoral e Sertão: natureza e sociedade no nordeste brasileiro. Fortaleza, Expressão Gráfica, 2006.

Mcluhan, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. (Understanding Media). (12a ed.), São Paulo: Cultrix, 2002.

Oliveira, A. M. M. “Célestin Freinet - Raízes Sociais e Políticas de uma Proposta Pedagógica” - Rio de Janeiro: Papéis e Cópias da Escola de Professores, 1996.

Santos, M. Metamorfoses do espaço habitado. (5a ed.), São Paulo: Hucitec, 1997.

Santos, M. M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

Sousa, J. J. de. O uso do Google Earth no Ensino de Geografia: uma experiência na escola municipal Mariano Borges Leal. In: Congresso Internacional De Educação E Tecnologias/Encontro De Pesquisadores Em Educação A Distância, 4, 2018, São Carlos. Anais… São Paulo: Universidade Federal de São Carlos, 2018. 1 – 15.

Tarouco, L. Competências Digitais dos Professores. In: Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br. (2018). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2018. São Paulo: CGI.br.

Thimmig, R. A. Aplicação do Google Earth no Ensino da Geografia. Simpósio Internacional de Ciências Integradas da UNAERP - 2009. 06 p. Recuperado de https://www. unaerp.br/documentos/1108-aplicacao-do-google-earth-no-ensino-de-geografia/file.

Downloads

Publicado

05/12/2020

Como Citar

BASÍLIO, E. F. .; OLIVEIRA, D. N. da S. .; ROBELO, M. V. M.; RIBEIRO, L. T. F. .; LIMA, C. R. F.; SAMPAIO, P. S. L. .; MARCOS, A. I. R.; GUIMARÃES, M. D. . Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) numa perspectiva interdisciplinar no ensino de geografia: Uma análise socioespacial de Limoeiro do Norte-Ceará . Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 11, p. e86091110525, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i11.10525. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10525. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais