A crise climática nos livros didáticos de Biologia (PNLD 2018-2020) à luz do modelo do Conhecimento Especializado de Professores de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10573

Palavras-chave:

BTSK; Coleções didáticas; Conhecimento especializado; Crise climática; Ensino de biologia.

Resumo

O livro didático é um importante instrumento no aprendizado escolar, servindo de ponte para abordagem de conteúdos complexos e tornam a linguagem acadêmico-científica acessível a faixa etária estudantil. Levando em consideração a sua relevância, o objetivo deste trabalho foi caracterizar o conhecimento especializado sobre o tema Crise Climática presente nos livros didáticos de Biologia, indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2018-2020), utilizando o modelo do Conhecimento Especializado de Professores de Biologia como ferramenta metodológica. A temática foi analisada nos livros de primeiro ou terceiro ano de seis coleções didáticas, onde destacamos trechos dos livros que se configurassem como episódios de ensino contendo conhecimento especializado. Nas seis obras analisadas, identificamos o total de 148 conhecimentos especializados segundo o modelo do Conhecimento Especializado de Professores de Biologia. Percebemos que a temática crise climática é trabalhada de forma crítica e reflexiva nos livros didáticos, mas alguns trechos analisados podem desenvolver nos estudantes a sensação de que nada se faz para resolução desta problemática, descaracterizando o esforço de instituições de pesquisas nacionais e internacionais em produzir estudos sobre os impactos provenientes da crise climática e suas medidas de mitigação. No atual panorama político de nosso país, é de grande importância falar sobre a crise climática, uma vez que o negacionismo cresce à medida que os governantes se aproveitam da incredulidade social quanto as catástrofes ambientais, comumente vivenciados no Brasil e no mundo, intensificados pelo desenvolvimento nos diversos setores econômicos, que invisibilizam seus impactos a longo prazo para o ambiente e a sociedade.

Biografia do Autor

Katherine Iasmin Lima Rossito Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (2016), pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Especialização em Diversidade e Educação Inclusiva no contexto das Ciências Naturais (2019), pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de Biologia Geral, atuando na área de Ensino de Ciências Naturais. Atualmente, é professora Interina da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (PPGEn IFMT).

Geison Jader Mello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Mudanças Climáticas Globais com enfoque em Teoria dos Sistemas Dinâmicos Não Lineares. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT), Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT). (Texto informado pelo autor)

 

Jeferson Gomes Moriel Junior , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Licenciado em Matemática (UNESP), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, PR) e Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT / REAMEC). É docente de Matemática no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cuiabá e ocupa o cargo de Diretor de Pós-Graduação do IFMT, tendo sido Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMT. Atua em dois programas de pós-graduação do IFMT: Mestrado acadêmico em Ensino (PPGEn) e Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência docente no ensino fundamental, médio, técnico, tecnológico, bacharelado, licenciatura, especialização e mestrado, passando por disciplinas de Matemática escolar, Matemática Financeira, Estatística, Cálculo, Álgebra linear, Modelagem matemática, História da matemática e Metodologia de pesquisa em Educação Matemática. Já desenvolveu projeto de extensão sobre Educação Financeira. Em termos de pesquisa, desenvolve investigações visando melhorias no Ensino de Matemática e, atualmente, investiga conhecimentos especializados de professores de matemática. Seus projetos têm sido realizados no interior do TSK Group - Teacher's Specialized Knowledge Research Group (IFMT-CBA), apoiados pela Rede Iberoamericana MTSK (incluindo Espanha, Portugal, Chile, Brasil, Equador, Peru e México) e têm obtido resultados em forma de livros, capítulos de livros, artigos em congressos nacionais e internacionais (SEIEM, CIBEM, CIEM, ENEM, SEMIEDU, etc) e em revistas (indexadas em JCR, Latindex, Capes, ANPEd, EBSCO, Mathematics Education, etc). (Texto informado pelo autor)

Referências

Amabis, J. M., Martho, G. R. (2016). Biologia Moderna: Ambis & Martho. São Paulo: Moderna.

Ballerini, J. K. (2014). Características da base de Conhecimentos de Professores no Ensino de Biologia Celular a partir de um curso de formação continuada. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, São Paulo, Brasil.

Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo (3a ed.). Lisboa: Edições 70.

Barreto, M. M. (2009). Análise de livros didáticos de geografia do ensino fundamental considerando diferentes hipóteses sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Bittencourt, C. (2003). Livros didáticos entre textos e imagens. In: O Saber histórico na sala de aula (8a ed.). São Paulo: Contexto.

Bizzo, N. (2016). Integralis - Biologia: Novas Bases. Volume 3. São Paulo: IBEP.

Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica.

Brasil. (2017). PNLD 2018: biologia – guia de livros didáticos – Ensino Médio. Secretária de Educação Básica/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica.

Carrillo, J., Avila, D. I. E., Mora, D. V. & Medrano, E. F. (2014). Un marco teórico para el conocimiento especializado del professor de matemáticas. Universidad de Huelva Publicaciones.

Costa, E. A. (2013). Análise de livros didáticos de biologia do ensino médio quanto ao tema “poluição” numa perspectiva CTS/CTSA. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, Brasil.

Delaqua, F. A. & Bassoli, F. (2013) Ciência acrítica: o aquecimento global nos livros didáticos de biologia. In: Congresso Internacional sobre Investigatión em Didáctica de las Ciencias, 10. Anais... [...] Girona, Barcelona, Espanha.

Duré, R. C., Andrade, M. J. D. & Abílio, F. J. P. (2018). Ensino de Biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de Ensino Médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em Ensino de Ciências, 13 (1), 259-272.

Fernandez, C. (2011). PCK - Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: perspectivas e possibilidades para a formação de professores. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - VIII ENPEC. Anais... [...] Campinas, São Paulo, Brasil.

Fernandez, C. (2015). Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de ciências. Revista Ensaio, 17 (2,) 500-528.

Goes, L. F. (2014). Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: estado da arte no campo da educação e no ensino de Química. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), – Instituto de Química, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Goes, L. F. & Fernandez, C. (2018). Reflexões metodológicas sobre pesquisas do tipo estado da arte: investigando o conhecimento pedagógico do conteúdo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 17 (1), 94-118.

Krasilchik, M. (2005). Prática de Ensino de Biologia (4a ed). São Paulo: Universidade de São Paulo.

Lahsen, M., Marcovitch, J. & Haddad, E. (2017). Dimensões Humanas e Econômicas das Mudanças Climáticas. In: Mudanças climáticas em rede: um olhar interdisciplinar. São José dos Campos, São Paulo: INCT.

Lima, S. S., Darsie, M. M. P. & Mello, G. J. (2020). Análise comparativa dos modelos usados como ferramenta metodológica nas pesquisas sobre o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) de professores de Física no Brasil. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37 (1), 79-104.

Linhares, S., Gewandsnajder, F., Pacca, H. (2016). Biologia Hoje. (3a ed.) Volume 3. São Paulo: Ática.

Luís, M & Carrillo, J. (2020). O modelo do conhecimento especializado do professor de Biologia (BTSK). REnCiMa, 11(7), 19-36.

Mantovani, K. P. (2009). O Programa Nacional do Livro Didático - PNLD: impactos na qualidade do ensino público. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Marques, M. (2020). Conhecimento Especializado de Professores de Biologia: análise de relatos de prática no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Ensino), Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Marques, M., Moriel Junior, J. G. (2020). Conhecimentos Especializados de Professor de Biologia mobilizados em uma aula prática sobre Interações Ecológicas. Revista REAMEC, 8 (2), 253-271.

Minayo, M. C. S.(2002). Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: Pesquisa social: teoria, método e criatividade (21a ed.) Petrópolis: Vozes.

Moriel Junior, J. G. & Alencar, A. P. (2019). Conhecimento especializado para ensinar Cálculo: um panorama da produção do COBENGE 2012-2017. Brazilian Journal of Development, 5 (7), 7687-7702.

Ogo, M. Y., Godoy, L. P. (2016). #contato biologia, 3º ano. São Paulo: Quinteto.

Rojas, N., Flores, P., & Carrillo, J. (2013). Caracterización del conocimiento matemático para la enseñanza de los números racionales. Avances de Investigación en Educación Matemática, 4, 47-64.

Rumenos, N. N. (2016). O tema Mudanças Climáticas nos livros didáticos de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental II: um estudo a partir do PNLD 2014. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Sato, M., Silva, R. & Jaber, M. (2018). Educação Ambiental: tessituras de esperanças. Cuiabá: Editora Sustentável, EdUFMT.

Silva, E. M. (2019). O papel da Educação Ambiental nas ações de combate as Mudanças Climáticas. Revbea, 14 (2), 388-397.

Silva Júnior, C., Sasson, S., Caldini Júnior, N. (2016). Biologia 1. (12a ed.) Volume 1. São Paulo: Saraiva.

Soares, S. T. C. (2019). Conhecimento Especializado de Professores de Química: Proposta de Modelo com detalhamento do Conhecimento dos Tópicos. Dissertação (Mestrado em Ensino), Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Souza, N. P. C. (2010). Teoria da Carga Cognitiva: origem, desenvolvimento e diretrizes aplicáveis ao processo ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas), Universidade Federal do Pará, Belém, Brasil.

Souza, P. (2017). Abordagens ambientais verificadas no livro didático de Biologia e a Prática Pedagógica dos professores. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.

Sweller, J. (2003). Evolution of human cognitive architechture. The Psychology of Learning and Motivation, 43, 215-266.

Press, 2003

Thompson, M., Rios, E. P. (2016). Conexões com a Biologia. (2a ed.) Volume 1. São Paulo: Moderna.

Downloads

Publicado

12/12/2020

Como Citar

CARNEIRO, K. I. L. R. .; MELLO, G. J.; MORIEL JUNIOR , J. G. . A crise climática nos livros didáticos de Biologia (PNLD 2018-2020) à luz do modelo do Conhecimento Especializado de Professores de Biologia. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 12, p. e2691210573, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i12.10573. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10573. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais