Melhorar o desempenho dos alunos na aprendizagem de economia por meio do modelo de investigação em grupo
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10593Palavras-chave:
Desempenho dos alunos; Investigação em grupo; Processo de aprendizado.Resumo
Economia é uma das disciplinas escolares que tem muitas relações com as condições da vida real. A Economia deve ser ensinada por processo para fazer os alunos compreenderem as etapas dentro dele. Como no colégio 1 Bandar. Economia ainda é ensinada usando o método de aula expositiva que se concentra na explicação do professor e não envolve os alunos na aula. Isso pode afetar o desempenho dos alunos no aprendizado de economia. Assim, esta pesquisa tem como objetivo melhorar o desempenho dos alunos na aprendizagem de economia usando o modelo de aprendizagem de investigação em grupo. A metodologia utilizada é qualitativa e quantitativa, observando o processo de aprendizagem em três ciclos. O sujeito da pesquisa são alunos do departamento social do 10º ano do Ensino Médio 1 Bandar. O resultado descobriu que a pontuação média no teste inicial de economia era 50,50 e aumentou para 67,22 no ciclo I. A pontuação continuou aumentando no ciclo II para 78,61 e 82,77 no ciclo III. Enquanto a completude dos alunos em economia mostrou que o teste inicial teve completude de 43,33% e melhora para 55,55% no ciclo I, 91,66% no ciclo II e 100% no ciclo III. Portanto, o método de aprendizagem de investigação em grupo pode melhorar o desempenho dos alunos.
Referências
Arifin, Z. (1998). Pendekatan Dalam Proses Belajar Mengajar. Bandung: Remaja Rosdakarya.
Arikunto, A. (2005). Manajemen Penelitian. Jakarta: Rineka Cipta.
Depdiknas. (2005). Peraturan Pemerintah Republik Indonesia No 19 Tahun 2005 tentang Standar Nasional Pendidikan. Jakarta: Depdiknas.
Hasan, S., Rakhman, M., & Ardiana, H. (2011). Model Cooperative Learning Tipe Group Investigation untuk Meningkatkan Hasil Belajar pada Mata Pelajaran Perawatan dan Perbaikan Sistem Refrigerasi. INVOTEC, 7(2).
Ibrahim, M., & Nur, M. (2000). Pembelajaran Kooperatif. Surabaya: University Press.
Slameto, S. (2003). Belajar dan Faktor-Faktor yang Mempengaruhinya. Jakarta: PT. Rineka Cipta.
Slavin, R. E. (2009). Cooperative Learning Teori, Riset dan Praktek (Lita, Ed.). Bandung: Nusa Media.
Sudjana, N. (1989). Metode Statistika. Bandung: Tarsito.
Syah, M. (2003). Psikologi Belajar. Jakarta: Raja Grafindo Persada.
Tumiyem, T. (2019). Implementasi Model Pembelajaran Group Investigation (GI) Sebagai Upaya Meningkatkan Hasil Belajar IPA Siswa Kelas VI-C SD Negeri 2 Metro Timur Tahun Pelajaran 2015/2016. Jurnal Lentera Pendidikan Pusat Penelitian LPPM UM METRO, 4(2).
Wahyono, W. (2001). Pengaruh Kepala Ekonomi, Kepala Keluarga Terhadap Intensitas Pendidikan Ekonomi Di Lingkungan Keluarga. Universitas Negeri Malang.
Winkel, W. S. (1983). Psikologi Pendidikan dan Evaluasi Belajar. Jakarta: Gramedia Pustaka Utama.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Linda Pasaribu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.