Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10797

Palavras-chave:

Educação permanente; Enfermagem; Adolescente; Games.

Resumo

Mesmo no mundo globalizado, em que as comunicações dão-se praticamente em todas as classes sociais e faixas etárias, a mídia aponta que população infanto-juvenil persiste desassistida em suas demandas sanitárias. Tem-se, como objetivo de estudo, a Educação Permanente, enquanto diretriz politico-pedagógica, dos profissionais de Enfermagem n0 uso de games, espera-se contribuir para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola (PSE). Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. A coleta de dados aconteceu por meio de um questionário semi-estruturado aplicado pela autora, de observação participante com uso do diário de campo. As ações educativas ocorreram em distintos espaços sociais públicos abrangidos pelas unidades de saúde, além das próprias unidades de saúde, especialmente em escola do entorno da Clínica de Saúde da Família. Os participantes foram Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem e estudantes do último ano do curso de graduação em Enfermagem que trabalharam ou fizeram estágio na Estratégia Saúde da Família (ESF) . A implantação dessas tecnologias sociais, fruto de um processo contínuo de educação amplia a interação entre distintos atores, propiciando uma maior confiança entre o adolescente e o profissional de Enfermagem da ESF, que juntos potencializam a busca de suas plenas cidadanias.

Referências

Azevedo, V. A. Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para a sua análise pedagógica, In: Renote – Novas Tecnologias na Educação. UFRGS, Porto Alegre,2012.

Bárcia, M. F. Educação Permanente no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1982.

BBVA Innovation Edge. “The fun way to engage”. In: Gamification: The business of fun, p. 12–22, Madrid, BBVA Innovation Center,2012 –

Brasil.Portaria Nº 1.537 DE 15 de Junho de 2010 - Programa Saúde Na Escola (PSE). Credencia Municípios para o recebimento de recursos financeiros pela adesão ao Programa Saúde na Escola - PSE, conforme a Portaria nº 3.146/GM, de 17 de dezembro de 2009. Brasília; Ministério da Saúde, 2010

Brasil. Educação Permanente em Saúde Reconhecer a produção local de cotidianos de saúde e ativar práticas colaborativas de aprendizagem e de entrelaçamento de saberes Brasília – Brasília – DF 2014

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. A educação permanente entra na roda: pólos de educação permanente em saúde: conceitos e caminhos a percorrer / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde. (2a ed.), Brasília : Ministério da Saúde, 2005.

Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Instrutivo PSE. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

Fortunato, I., Teichner, O. T. Refletindo sobre a gameficação e suas possibilidades na educação. Revista Brasileira de Iniciação Científica, 2015

Gadotti, M. A educação contra a educação: o esquecimento da educação e a educação Permanente. (5a ed.), Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1992.

Gadotti, M. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. (10a ed.), São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

Huizinga, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980

Nogueira, M. J., Modena, C. M., Schall, V. T. Políticas públicas voltadas para adolescentes nas unidades básicas de saúde no município de Belo Horizonte/MG: uma análise sob a perspectiva dos profissionais de saúde. Rev APS [serial on the internet],2010

Oliveira, S. Perspectivas sobre a gameficação: um fenômeno que quer gerar envolvimento.CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2014

Pereira, A. S., et al. Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM ,2018.

Reis BMS. Os jogos em redes sociais online, pervasive games e a gameficação do cotidiano como expressões do lúdico na sociedade contemporânea, 2011

Smaha, I. N., Carloto, C. M. Educação Permanente: Da pedagogia para a saúde. http://www.estudosdotrabalho.org/anais-vii-7-seminario-trabalho-ret-2010/india_nara_sm aha_cassia_maria_carloto_educacao_permanente_da_pedagogia_para_a_saude.pdf

Wideman, H. H., et al. Unpacking the potential of educational gaming: a new tool for gaming research. Simulation & Gaming, Thousand Oaks, 38(1), 10-30.

Downloads

Publicado

11/12/2020

Como Citar

PÓVOA, F. C. C. .; CORVINO, M. P. F. . Educação permanente dos profissionais de enfermagem no uso de games para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 12, p. e0491210797, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i12.10797. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10797. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde