O uso da realidade aumentada aplicado em ensino

Autores

  • Danilo Krebs Teles Universidade Franciscana - UFN
  • Marcele Pereira da Rosa Zucolotto Universidade Franciscana - UFN
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana - UFN https://orcid.org/0000-0002-5405-9492

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1080

Palavras-chave:

Ambiente digital; Motivação; Tecnologias; Sprendizagem

Resumo

Aumentar a participação do aluno em sala de aula, para que este se torne mais produtivo e que as aulas rendam mais é um desafio para todo o professor. Neste contexto, nosso objetivo geral é exemplificar como o uso da Realidade Aumentada pode auxiliar no ensino, e, para isto foi será necessário: apresentar as vantagens do uso da Realidade Aumentada (RA); exemplificar como a RA é utilizada no ecossistema midiático atual; e comentar o que é necessário para desenvolver materiais didáticos com o uso de tecnologia tridimensional.  A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, seguida de um experimento com uma turma de alunos mostrando o uso desta ferramenta como complemento para a explicação do conteúdo em sala de aula. Os resultados mostram que a realidade aumentada pode transformar o uso do celular em sala de aula, tornando-o uma ferramenta de aprendizagem e constatamos que o uso do celular e a RA podem ser um interessantes aliados na aprendizagem do aluno, basta que se entenda sobre custos e benefícios da sua utilização.

Referências

Alves, Rosental Camon. (2010). Los medios deben aparcar su arrogancia. El Pais. Recuperado em 29 fev. 2019 de: http://www.elpais.com/articulo/reportajes/medios/deben/aparcar/arrogancia/elpepusocdmg/20100905elpdmgrep_5/Tes.

Aukstakalnis, Steve. (2016). Practical Augmented Reality. Pearson Technology Group.

Braga, José Luiz. (2011). Dispositivos interacionais. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho Epistemologia da Comunicação, do XX Encontro da Compós, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, de 14 a 17 de junho.

Canavilha, João. O novo ecossistema mediático. Universidade da Beira Interior, 2010. Recuperado em 10 nov. 2017 em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-o-novo-ecossistema-mediatico.pdf

Citelli, Adilson. (2015). Tecnocultura e educomunicação. Rizoma. Santa Cruz do Sul, 3(2):63.

Cortella, Mario Sergio. (2014). Educação, escola e docência: Novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez.

Fraga, Dinora e Axt, Margarete. (2012). Políticas do Virtual: Inscrições em linguagem, cognição e educação. São Leopoldo: Ed. UNISINOS.

Gabriel, Martha. (2013). Educ@ar: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva.

Gil, Antonio Carlos. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas.

Gomes, Pedro Gilberto.(2016). Midiatização: um conceito, múltiplas vozes. Revista Famecos. Porto Alegre, 23(2), maio, junho, julho e Agosto.

Lévy, Pierre. (1999). Cibercultura. São Paulo: Ed. 34.

Horn, Michael B; staker, Horn.(2015). Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso.

Martins, Valéria Farinazzo; guimarães, Marcelo de Paiva. (2012). Desafios para o uso de Realidade Virtual e Aumentada de maneira efetiva no ensino. Recuperado em 10 abril 2019 de http://br-ie.org/pub/index.php/desafie/article/view/2780/2433

McMillan, Sally J., (2002). Exploring models of interactivity from multiple research traditions: users, documents and systems”. In: Leah A. Lievrouw, Sonia Livingstone (orgs.). Handbook of New Media. Social Shaping and Consequences of ICTS. London: Sage.

Michel, Maria Helena. (2015). Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais: Um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 3. Ed. São Paulo: Atlas.

Mizutani, Wilson Kazuo. (2014). Jogos digitais e Software Livre. Estadão. 14/02/2014. Recuperado em 11 out. 2017 de: http://link.estadao.com.br/blogs/codigo-aberto/jogos-digitais-e-software-livre/

Nóvoa. Antonio. (1992). Os professores e as histórias de sua vida. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vida de professores. Porto Editores Lisboa, p. 11-30.

Orozco Gómez, Guillermo. (2014). Educação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. Edições Paulinas. São Paulo

Portal da Educação. Uso da realidade aumentada em sala de aula. Informática. 2016. Recuperado em 12 nov. 2018 de: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/uso-da-realidade-aumentada-em-sala-de-aula/66982

Ramonet, Ignacio. (2012). A explosão do jornalismo: das mídias de massa à massa de mídias. Tradução Douglas Estevam. São Paulo: Publisher Brasil.

Schmalstieg, Dieter; hollerer, Tobias. (2016). Augmented reality: principles and practice. Pearson Technology Group.

Scolari, C. A.; angeluci, A. C. B. Mobile communication is at the centre of contemporary cultural convergence processes. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2016, 39(2), pp. 177-184. Recuperado em 21 nov. 2017 de: http://ref.scielo.org/wjkwwj

Silva, Marco. (2000). Sala de aula interativa. Editora Quartet. Rio de Janeiro

Silva, Tomaz Tadeu da. (2001). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica.

Strutzel, Tércio. (2015). Presença digital: estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books.

Thompson, John B. (1998). A mídia e a Modernidade: uma nova teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Editora Vozes.

Tori, Romero; Kirner, Claudio; siscoutto, Robson. (2006). Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. VIII Symposium on Virtual Reality. Belém – PA. Porto Alegre: Editora da SBC - Sociedade Brasileira de Computação.

Downloads

Publicado

16/05/2019

Como Citar

TELES, D. K.; ZUCOLOTTO, M. P. da R.; GHISLENI, T. S. O uso da realidade aumentada aplicado em ensino. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 7, p. e1871080, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i7.1080. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1080. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais