Avaliação do programa de inserção e acessibilidade dos colaboradores com deficiência no ambiente de trabalho: um estudo de caso em uma cervejaria
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10807Palavras-chave:
Acessibildade; Pessoa com deficiência; Inclusão.Resumo
O trabalho é uma das formas de inclusão das pessoas com deficiência, que favorece no desenvolvimento, potencial e capacidade, proporcionando assim o seu reconhecimento diante da sociedade. Este artigo tem como objetivo avaliar o programa de inserção e acessibilidade dos colaboradores com deficiência no ambiente de trabalho em uma empresa cervejeira. A metodologia foi através de um estudo de caso, por meio da pesquisa observativa. Durante a observação se percebeu que a empresa buscou adotar uma política de inclusão de pessoas com deficiência, porque a mesma cumpriu a maior parte das exigências e adaptações necessárias para que as pessoas com deficiência consigam se deslocar e conviver com os demais funcionários. Entretanto, a empresa em estudo não alcançou o preenchimento de todos quesitos normativos ligados acessibilidades. Apesar dos esforços de adequação de suas instalações físicas, ainda faltam algumas adaptações que não são impossíveis de serem cumpridas pela empresa.
Referências
ABNT. (2020). NBR 9050. Acessibilidade e edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos. 2ª ed. Rio de Janeiro: ABNT.
Anjos, M. C. et al. (2016). A pessoa com deficiência no mercado de trabalho e suas implicações. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia. 10 (29).
Brasil. (1991). Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social e dá outras providências. Presidência da República. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.
Brasil. (1999). Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da república federativa do brasil, Brasília.
Brasil. (2000). Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.
Brasil. (2004) Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2004.
Brasil. (1991) Lei n.º 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm>. Acesso em: 10 dez. 2013ª
Brasil. (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2015.
Costa, F.P. (2012). A inserção da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho. Âmbito Jurídico, XV (103).
Elali, G. A., Araújo, R.G., & Pinheiro, J.Q. (2010). Acessibilidade psicológica: eliminar barreiras “físicas” não é suficiente. In: Ornistein, S. W., Almeida, P. A. R., & Lopes, M. E. Desenho Universal: caminhos da acessibilidade no Brasil. São Paulo, Anablume, p. 117 – 127.
Fialho, C. B., Melo, A.N., & Gai, M.J.P. (2017). Inclusão de pessoas com deficiência no ambiente organizacional: responsabilidade social ou obrigação legal? RECAPE. 7 (3).
Friedrich, R.W. (2016). Pessoa com deficiência no mercado de trabalho: dificuldades na inclusão. In: Anais do XIII Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea.
IBGE. (2020). Pessoas com deficiência. Conheça o Brasil – População. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20551-pessoas-com-deficiencia.html>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Laville, C., & Dionne, J. (1999). A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG
Lopes, F.S., Teixeira, L.R., & Oliveira, S. A. (2015). Viabilidade da inclusão de pessoas com deficiência na linha de produção: estudo de caso da empresa Tachi-S Brasil. Cadernos UniFOA. EEP, (2).
Marx, K. (1985). O capital: crítica da economia política. Tradução por Régis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural
Neri, M. (2020). Fundação Getúlio Vargas. Diversidade: retratos da deficiência no brasil. Disponível em <http://cps.fgv.br/livros/retratos-da-deficiencia-no-brasil>. Acesso em: 26 mar. 2020.
Oliveira, A. S. D. A. (2006). Acessibilidade espacial em centro cultural: estudo de casos. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Florianópolis, SC, BR.
Teixeira, J. V. S. (2014). Inclusão de pessoas com deficiência na indústria: acessibilidade e adequação ergonômica de postos de trabalho no processo de fabricação de tubos e conexões plásticas. Dissertação de Mestre em Engenharia de Produção – UFSC. Florianópolis, SC, BR.
Ribeiro, G.T., Ferreira, A., & Rodrigues, L. C. (2014) O processo de inserção de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho: um estudo de caso em uma montadora de automóveis. Vianna Sapiens. Revista das Faculdades Integradas Vianna Júnior.5, edição especial, Juiz de Fora
Silva, A. Q. et al. (2019) O mercado de trabalho: uma análise da inclusão dos portadores de necessidades especiais. Revista Científica da União das Faculdades dos Grandes Lagos. 1 (1).
Silva, L. P., Senger, M. K. (2019). Desafios da inclusão de colaboradores com deficiências em uma indústria calçadista: estudo de caso em uma empresa do município de Três Coroas/RS. RAEE. (10).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Robson Ramos Dias; Thawany dos Santos Moreira da Silva; Ronildo Jorge de Oliveira; Anderson de Oliveira Ribeiro ; Adriana Lau da Silva Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.