Formação dos solos: uso da arte no processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10892Palavras-chave:
Arte-educação; Educação; Ciência do solo; Ferramenta educacional; Prática pedagógica.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma proposta didática utilizando a arte como aliada e recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvida no primeiro ano do curso Técnico Integrado em Agropecuária durante a disciplina Solos e Fertilidade. A metodologia desta pesquisa se baseia na concepção educacional dialógica de Freire com o objetivo de oportunizar uma aprendizagem com significado aos educandos. O aluno teve acesso aos conhecimentos introdutórios da Ciência do Solo (conceito de solo; fatores de formação do solo; propriedades do solo: textura e cor), vivenciou etapas da construção do conhecimento científico, teve contato com aspectos do processo de formação do solo e essa trajetória foi mediada pela arte, o que estimulou a autonomia no processo de aprendizagem e contribuiu para a formação do sujeito em um processo educativo-criativo. Portanto, sugerimos que a mesma sirva de estímulo a docentes para a utilização da arte como recurso didático no aprendizado científico de forma lúdica e criativa.
Referências
Barbosa, P. (1995). Metamorfoses do real: arte, imaginário e conhecimento estético. Porto: Edições Afrontamento.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994) Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora LDA.
Bondía, J. L. (2002). Notas sobre experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 19, 20-28.
Capeche, C. L. (2010). Educação ambiental tendo o solo como material didático: pintura com tinta de solo e colagem de solo sobre superfícies. Rio de Janeiro, RJ: Embrapa.
Curvello, M. A., & Santos, G. A. (1993) Adequação de conceitos básicos em ciência do solo para aplicação na escola de 1º grau. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, Goiânia: SBCS. 3, 191-192.
Duarte Júnior, J. F. (2012). Por que arte-educação? Papirus Editora.
Duarte Júnior, J. F. (2020). A montanha e o videogame: escritos sobre educação. Papirus Editora.
Farias, C. G., Oliveira, M. K. S., & Dias, P. N. (2020). Arte-educação e libertação humana. Research, Society and Development, 9 (11), 1-16.
Ferreira, F. C. (2012). Arte: aliada ou instrumento no ensino de ciências? Revista Arredia 1 (1), 1-12.
Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Lima, V. C.; Lima, M. R.; Melo, V. F.; Motta, A. C. V. & Dionísio, J. A. (2005). Educação ambiental no ensino fundamental através de demonstrações e experiências com solos. In: VIII Congresso Ibero-Americano de Extensão Universitária. Rio de Janeiro: UFJR. 2, 1884-1889.
Medeiros, C. R. O., Miranda, G. J., & Miranda, A. B. (2009). A arte no processo ensino-aprendizagem e sua contribuição para a formação do contador: dramas e descobertas do estudante-artista. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Curitiba (PR).
Oliver, M.A. (1997). Soil and human health: A Rewiew. Eur. J. Soil Sci. 48, 573-592.
Pietrocola, M. (2004). Curiosidade e Imaginação – Os caminhos do conhecimento nas Ciências, nas Artes e no Ensino. In: Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 119-133.
Prates, R., & Zonta, E. (2009). Análise da abordagem do conteúdo Solos no Ensino Fundamental. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, Fortaleza: SBCS.
Resende, M., Curi, N., Rezende, S. B., & Corrêa, G. F. (2007). Pedologia: base para distinção de ambientes. Lavras: Editora UFLA.
Silva, L. M. (2015a). As significativas contribuições da arte no processo ensino aprendizagem. Monografia de Pós-Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. Medianeira: UTFPR.
Silva, M. D. (2015b). Ciência e arte na sala de aula: mediações possíveis entre arte urbana, Joseph Wright e o ensino de óptica geométrica. Dissertação de mestrado em Formação Científica Educacional e Tecnológica. Curitiba: UTFPR.
Silva, J. G., Vital, A. F. M., Batista, R. F., Barbosa, I.S., & Sousa, G.M. (2018) Educação em solos: permeando fronteiras na arte. In: V Congresso Nacional de Educação, Olinda, Pernambuco.
Villaça, I.C. (2014). Arte-educação: a arte como metodologia educativa. Cairu em Revista. 3 (4), 7 4-85.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sheila Isabel do Carmo Pinto; Marina Aparecida Henrique; Helainne Vianey Gomes de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.