A importância das Redes Sociais como ferramenta de marketing para aumento de vantagem competitiva em uma IES de Juazeiro do Norte – CE
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.10914Palavras-chave:
Redes sociais; Marketing digital; IES.Resumo
As novas dinâmicas econômicas e comerciais do mundo globalizado impõem ao mercado empresarial em todo mundo uma série de mudanças e adaptações do empresário em busca de técnicas que possam não só acompanhar, mas, sobretudo fazer a diferença em um contexto comercial competitivo. Deste modo a internet e as chamadas mídias ou redes sociais tem sido um importante mercado despertando interesse dado as suas facilidades de interatividade com o consumidor revendo-se ultimamente um mercado potencial que já contém um grande número de investidores movimentando uma quantidade significativa de capital. O presente trabalho estuda o desenvolvimento do marketing digital nos últimos anos no Brasil e mais especificamente o seu desenvolvimento nas redes ou mídias sociais em uma IES – Instituição de Ensino Superior particular de Juazeiro do Norte - CE. Foi então utilizado um instrumento de pesquisa já feito por uma empresa e aplicado/adaptado em uma organização em uma IES a fim de identificar o trabalho feito com mídias sociais na empresa. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que usou um estudo de caso. Foi feita entrevista com um funcionário da IES, encarregado pelo setor de atividades em TI responsável pelo monitoramento das redes. Foi verificado e apurado que a IES está no caminho certo em relação ao trabalho com as redes sociais, dedicando tempo e trabalhando com estratégias para o contato com o aluno, porém percebeu-se a necessidade de uma maior interação da TI com a área de Marketing e Comunicação da IES para juntos trabalharem a comunicação de forma eficiente e eficaz.
Referências
Adolpho, C. Os 8Ps do Marketing Digital. Editora Novatec.
Aristóteles (1999). La Política, Libro I. Madrid: Alba.
Cardozo, M. L. Propaganda Pessoal: Redes Sociais na Internet. USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Paulo, SP.
Castells, M. A Sociedade em Rede – A Era da Informação: Economia Sociedade e Cultura. São Paulo. Editora:Paz e Terra.
Castells, Comunicação Móvel e Sociedade. Editor:Fundação CalousteGulbenkian.
Castells, Conversas com Manuel Castells. Editora: Campo das Letras.
Chiavenato, I. Teoria Geral da Administração. Ed. Campus (2001)
Exame. Disponível em: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/6-marcas-que-estao-sacudindo-as-midias-sociais. http://exame.abril.com.br/marketing /noticias/6-marcas-que-estao-sacudindo-as-midias-sociais
Lefebvre, H. La production de l’espace. Paris: Anthropos.
M2brnet – Criatividade e Tecnologia. Disponível em: http://www.m2brnet.com/marketing_viral.php
Nanni, H. C., & Cañete, K. V. S. A importância das Redes Sociais como Vantagem Competitiva nos Negócios Corporativos. VII Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração.
Qualman, E. Socialnomics – Como as Mídias Sociais Estão Transformando a forma como vivemos e fazemos negócios Editora Saraiva.
Qualman, E. Digital Leader: 5 Simple Keys to Success and Influence.
Santos, M. Economia espacial: críticas e alternativas. Hucitec.
Santos, M. Pensando o espaço do homem. Hucitec.
Santos, M. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal. Editora Record.
Shih, C. “The Facebook Era - Tapping Online Social Networks to Market, Sell, and Innovate. Editora Prentice Hall, (2a ed.), (Kindle Edition), EUA.
Sophia, M. Facebook - Por que curtir marcas e empresas. Disponível em: www.sophiamind.com/
Torres, C. Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Hommel Pinheiro Lima; Jose Ermeson Silva Carmo; Maria Aparecida Feitosa Cândido Herculano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.