O Comercio Eletrônico e o Consumo on-line de estudantes de graduação de uma Universidade Pública no interior do Nordeste

Autores

  • Wescley Benevenuto Pinto Neves Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Vorster Queiroga Alves Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Mayara Muniz Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1093

Palavras-chave:

Internet; Comércio Eletrônico; Características de consumo.

Resumo

Temos como objetivo estudar as características de consumo online dos estudantes dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis do Campus de Sousa da Universidade Federal de Campina Grande. A conectividade por meio dos aparelhos e a necessidade de contato entre as pessoas fazem parte do mundo moderno, tendo como exemplo o comércio eletrônico e o crescimento constante. Com o modelo de se fazer negócios por meio da internet, vieram as mudanças nas pessoas na forma de consumir bens e serviços, criando assim, novos hábitos de consumo. Nesse contexto, o estudo tem como objetivo estudar as características de consumo online dos estudantes dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis do Campus de Sousa da Universidade Federal de Campina Grande. A pesquisa é classificada como quantitativa, descritiva, explicativa e uma pesquisa de campo, utilizando-se da aplicação de um questionário com o público-alvo do estudo. Com os dados obtidos, foi possível traçar o perfil demográfico dos estudantes pesquisados, caracterizados por uma idade predominante entre 18 e 24 anos, devido ao direcionamento da aplicação do questionário ter sido em universitários. Foi constatado que a internet é a principal fonte de informação dos entrevistados em relação a aquisição de produtos e serviços. Assim, foi possível constatar que as características de consumo dos pesquisados se assemelha com o perfil do consumidor nacional, em destaque a familiarização com o ambiente de compras online. Os resultados da pesquisa serviram para ratificar a realidade de que os consumidores têm na internet uma aliada na hora de se informar sobre possíveis compras.

Referências

Albertin, A. L. (2010). Comércio eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. 6. Ed. São Paulo: Atlas.

Alvarenga, E. M. de. (2012). Metodologia da investigação quantitativa e qualitativa: normas técnicas de apresentação de trabalhos científicos. Gráfica Saf, Assunção, Paraguai.

Andrade, M. C. F. de; Silva, N. T. G. da. (2017). Comércio eletrônico (e-commerce): um estudo com consumidores. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 98-111, jan./jun.

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Aetmed.

E-bit. (2015). Webshoppers 31ª edição. Acesso em: agosto de 2018. Disponível em: http://www.ebit.com.br/webshoppers

E-commerce Brasil. (2015). Pesquisa revela o comportamento do consumidor digital no e-commerce. Acesso em: fev. 2018. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/pesquisa-revela-o-comportamento-do-consumidor-digital-no-e-commerce/>.

IBGE. (2015). Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2013. 2 ed. Rio de Janeiro: IBGE.

Kayano, E. H. (2008). Comércio eletrônico: tendências e desafios no Brasil. Desafio: Revista de Economia e Administração (continua como Desafio Online), v. 9, n. 18, p. 65-68.

Kotler, P; Keller, K. L. (2012). Administração de Marketing. 12ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Laudon, K. C.; Laudon, J. P. (2011). Sistemas de informação gerenciais. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Machado, R. O. (2018). Marketing Digital: Análise das Principais Estratégias Usadas no Comércio Eletrônico Brasileiro. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, 12(7), 1693-1712.

Oliveira. E. C. (2007). Comportamento do consumidor: processo de decisão de compra de livros pela Internet. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Peçanha, V. (2015). O que é Inbound Marketing. Acesso em: set de 2018. Disponível em: <http://marketingdeconteudo.com/o-que-e-inbound-marketing>.

Pereira, A. S.; Shitsuka, D.M.; Parreira, F. J.; Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. da UAB/NTE/UFSM. Santa Maria/RS.

Soares, M. C. G.; Sousa, C. V. (2018). Comércio Eletrônico: motivações e hábitos de consumo. REUNIR, v. 8, n. 1. p. 19-35.

Somolon, M. R. (2011). O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. Ed.. Porto Alegre, RS: Bookman.

SPC Brasil. (2015). Pesquisa “O Consumo virtual no Brasil”. Acesso em: julho de 2018. Disponível em [https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/pesquisas/614-

indicedesatisfacaocomcomprasnainternetede93entreconsumidoresdizpesquisa].

Teixeira, T. (2015). Comércio eletrônico: conforme o Marco Civil da Internet e a regulamentação do e-commerce no Brasil. São Paulo: Saraiva.

Turban, E.; King, D. (2004). Comércio Eletrônico: estratégia e gestão. São Paulo: Pretince Hall.

Downloads

Publicado

16/05/2019

Como Citar

NEVES, W. B. P.; ALVES, V. Q.; OLIVEIRA, M. M. O Comercio Eletrônico e o Consumo on-line de estudantes de graduação de uma Universidade Pública no interior do Nordeste. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 7, p. e3871093, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i7.1093. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1093. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais