O efeito dos interesses por leitura, habilidade de comunicação e quociente de adversidade em relação à capacidade de resolução de problemas dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio

Autores

  • Apriyanto Apriyanto Tunas Pemuda Polytechnic
  • Elin Karlina Indraprasta PGRI University
  • Iswadi Iswadi Tunas Pemuda Polytechnic

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1105

Palavras-chave:

compreensão dos alunos; Ensino Médio; educação.

Resumo

Os propósitos da pesquisa são examinar: 1) o efeito dos interesses de leitura na capacidade de resolução de problemas dos alunos do ensino médio em Bekasi, Indonésia; 2) o efeito da habilidade de comunicação para a capacidade de resolução de problemas dos alunos do ensino médio em Bekasi, Indonésia; 3) o efeito do quociente de adversidade em relação à capacidade de resolver problemas em Bekasi, Indonésia; 4) o efeito dos interesses de leitura, habilidade de comunicação e adversidade em relação à capacidade de resolver problemas em Bekasi, Indonésia. O método utilizado é quantitativo. A população da pesquisa é o terceiro ano do Ensino Médio em Bekasi. O número de populações em si é de 488 estudantes. Em seguida, a amostra é retirada por amostragem aleatória usando o Slovin com 10% de margem de erro, assim, o número obtido é de 83 alunos. As análises de dados utilizadas são análises de correlação e análises de regressão linear múltipla. Na determinação da hipótese, os testes T e F são usados com 5% de alfa. Assim, os resultados mostram que não há efeito significativo dos interesses de leitura para a capacidade de resolver problemas em Bekasi, enquanto que há um efeito significativo da habilidade de comunicação e do quociente de adversidade para a capacidade de resolver problemas em Bekasi.

Referências

Al Kumayi, S. (2006). Intelligence 99 (how to reach peace of life through the application of the 99 names of Allah), Jakarta: PT. Mizan.

Beghetto, Ronald A. (2018). What if building students problem solving skills through complex challenges. USA: ASCD.

Crawley dan Mountain. (1995). Language Development: An Introduction. New York: Macmillan Publishing Company.

De Vito, J. A. (1986). The communication handbook: A dictionary. New York: Harper & Row.

Moursund, David. (2007). Introduction to Problem Solving in the Information Age. College of Education, University of Oregon.

Nunan, David. (2003). Practical English Language Teaching. England: Mc Grawhill Publishing.

Parvathy, U., &Praseeda. (2014). Relationship Between Adversity Quotient and Academic Problems among Student Teachers. Journal Of Humanities And Social Science , 19, 23-26.

Patel, M.R., dan P.M. Jain. (2008). Types of Reading. John Wiley and Sons.

Stoltz, G.P. (1997). Adversity Quotient: Turning Obstacle into Opportunities. USA: John Wiley & Sons, inc.

Weekley, E. (1967). An etymological dictionary of modern English (Vol. 1). New York: Dover Publications.

Downloads

Publicado

20/05/2019

Como Citar

APRIYANTO, A.; KARLINA, E.; ISWADI, I. O efeito dos interesses por leitura, habilidade de comunicação e quociente de adversidade em relação à capacidade de resolução de problemas dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 7, p. e34871105, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i7.1105. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1105. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais