Direitos humanos no cancioneiro popular da ditadura civil-militar nas décadas de 1960 e 1970
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11066Palavras-chave:
Ensino; Ensino de história; Direitos humanos; Ditadura civil-militar.Resumo
O presente trabalho apresenta a experiência obtida pelos docentes durante a execução do projeto de ensino A produção cultural nas décadas de 1960 e 1970: o Brasil moderno em canções da MPB desenvolvido no Instituto Federal de Alagoas, campus Marechal Deodoro. Por meio da discussão da obra de artistas identificados com a MPB procuramos entender o país no período da Ditadura Civil-Militar. Nossa proposta consistiu em desenvolver práticas de ensino de História que levaram em conta aspectos relacionados aos Direitos Humanos e à produção cultural nas décadas de 1960 e 1970. Desta forma, tencionamos conhecer e reinterpretar junto de nossos estudantes a história do Brasil pelo viés de canções selecionadas de Chico Buarque, Caetano Veloso, Belchior, Gonzaguinha, Tom Zé, Elis Regina, Wilson Simonal, Odair José e outros. Foram abordados temas como as transformações urbanas, sociais e geracionais que ocorreram naquele momento segundo o prisma desses artistas. Nossa metodologia consistiu em exposições orais com utilização de recursos midiáticos (som e vídeo) e aula dialogada. A participação e interação dos estudantes foram fundamentais na nossa proposta nas atividades desenvolvidas durante a execução do projeto, conferindo ao mesmo um caráter de pesquisa-ação. Por fim, nossa intenção foi oferecer uma ferramenta para discussão e reinterpretação dos Direitos Humanos na história do Brasil com uma abordagem mais atrativa, crítica e interat.
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