A utilização da mídia podcast como prática inovadora na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11124

Palavras-chave:

Aprendizagem; Educação; Mídia de Podcast; Ensino; Protagonismo.

Resumo

Acredita-se que o desenvolvimento de novas tecnologias apoiadas na criatividade, autonomia e reflexão crítica favoreça o ato de educar os estudantes do século 21 que estão sendo impactados sobremaneira pelo mundo VUCA, acrônimo de Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Após a realização dos estudos foi possível responder a problemática da pesquisa, visto ser possível aproveitar o podcast para potencializar o processo de ensino/aprendizagem superior. As hipóteses 1 e 2 foram confirmadas pelo fato do podcast ter a capacidade de potencializar a disseminação do conhecimento, estimular a autonomia dos estudos na busca do protagonismo, podendo ser explorado nos diversos níveis do ensino.  O objetivo também foi alcançado tendo em vista, ratificar que a utilização de mídia podcast torna, de fato, a prática docente inovadora no ensino superior, desde que o professor faça o papel de mediar, questionar e orientar visando propiciar o desenvolvimento e a aprendizagem do estudante. Realizou-se uma pesquisa exploratória. Quanto aos procedimentos a pesquisa foi do tipo bibliográfica e experimental por meio de abordagem quantitativa com aplicação de questionário realizado através do Google Forms, e qualitativa com uso de questões abertas para sugestões dos alunos. A título de contribuição, os autores sugerem dar sequência à pesquisa, na intenção de verificar se a utilização do podcast no período da pandemia de COVID-19, potencializou a construção do conhecimento e, se neste período desafiador, a ferramenta tornou a aula mais atrativa e colaborativa.

Biografia do Autor

Ronaldo Figueiró, Centro Universitário de Volta Redonda

Graduado em Ciências Biológicas. Bacharelado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mesma instituição pela qual concluiu Mestrado e Doutorado em Ecologia.

Referências

Belloni, M. L. (2015). Crianças e mídias no Brasil: cenários de mudanças. Papirus Editora.

Bottentuit Junior, J. B., & Coutinho, C. P. (2007). Podcast em Educação: um contributo para o estado da arte.

Carvalho, A. A. A. (2008). Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação.

Cebeci, Z., & Tekdal, M. (2006). Using podcasts as audio learning objects. Interdisciplinary Journal of E-Learning and Learning Objects, 2(1), 47-57.

Donnelly, K. M., & Berge, Z. L. (2006). Podcasting: Co-opting MP3 players for education and training purposes. UMBC Faculty Collection.

Fontoura, H. D. (2011). Tematização como proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa. Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares em pesquisa. Niterói: Intertexto, 1, 61-82.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6a ed.), Editora Atlas SA.

Grané, M., Willem, C. (2009). Web 2.0: nuevas formas de aprender y participar. Barcelona: Laertes educación. 224 pp.

Jonassen, D. H. (2007). Computadores, ferramentas cognitivas: desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Porto Editora.

Malhotra, N. K. (2012). Pesquisa de Marketing-: Uma Orientação Aplicada. Bookman Editora.

Mancini, P. Podcast¿ nuevas formas de aprender? Educar. Educación y TIC 2006.

Marques, J. F. (2014). " Nas ondas da rádio-escola: a educomunicação conectando saberes na sociedade aprendente.

Mota, P. A., & Coutinho, C. P. (2009). O podcast na educação musical: relato de uma experiência.

Pereira, A. S,. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Recuperado de https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handl e/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.

Primo, A. F. T. (2005). Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto: revista do mestrado da comunicação UFRGS. 2(12) (jul./dez. 2005), 1-23.

Reis, P. N. C. (2014) Contribuição do sistema de informação acadêmica na gestão docente: Os fatores que explicam o grau de aceitação do SIA utilizado nos processos de apoio à gestão docente. Latvia, EuropeanUinon: Novas Edições Acadêmicas.

Silva, E. L. D. (2012). Tecnologias digitais na educação: dois anos de pesquisa com webquest na prática pedagógica–desafios e possibilidades. Anais do IX ANPED SUL Seminário de Pesquisa em Educaç ao da Regiao Sul. UFSC.

Silva, E. L. D., & Menezes, E. M. (2001). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Recuperado de: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcb /files/2011/03/Metodologia-da-Pesquisa-3a-edicao.pdf.

Soares, A. B., Miranda, P. V., & Smaniotto, C. B. (2018). Potencial pedagógico do podcast no ensino superior. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, 7(1).

Vanassi, G. C. (2007). Podcasting como processo midiático interativo. Monografia. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul.

Vergara, S. C. (2010). Projetos e relatórios de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Weisz, T., & Sanchez, A. (2011). O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. -São Paulo.

Downloads

Publicado

25/12/2020

Como Citar

PAULA, S. A. de .; FIGUEIRÓ, R. A utilização da mídia podcast como prática inovadora na educação superior. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 12, p. e31091211124, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i12.11124. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11124. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Objetos Educacionais