Relato de experiência do projeto integrador no desenvolvimento do software para gerenciar feiras de alimentos do Município de Iporá
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11283Palavras-chave:
Currículo integrado; Software; Comércio local; Produtos orgânicos; Informação.Resumo
Pensar em currículo integrado é pensar em integração de experiências e conhecimentos enriquecedores, através da prática pedagógica assistida, planejamento coletivo, criação de projetos integradores, programas de iniciação científica e de extensão, projetos de pesquisa, práticas profissionais integradas, entre outras práticas inovadoras utilizadas para o alcance dos objetivos do curso. Este projeto integrador é sobre o desenvolvimento de um software para gerenciar as feiras de alimentos do município de Iporá-GO. O objetivo é desenvolver um aplicativo que facilite a vida das pessoas que tem o costume de frequentar as feiras de alimentos, mostrando as bancas com seus devidos produtos, a sua origem e o valor, bem como melhorar a relação entre consumidores e a agricultura familiar. No primeiro momento, levantou-se as feiras realizadas na cidade de Iporá e o perfil dos comerciantes. No segundo momento, fez a análise do sistema com os dados levantados. No terceiro e último momento, desenvolveu o aplicativo na linguagem Delphi com banco de dados SQlite. O aplicativo mostrou-se que atende ao problema proposto e está de acordo com os conceitos do UX.
Referências
Aplicações mestre-detalhe com FireDAC. (2017). https://www.devmedia.com.br/aplicacoes-mestre-detalhe-com-firedac/38087.
Decreto nº 360, de 11 de setembro de 2020. Revoga as proibições do decreto 339 e dá outras providências. Prefeitura de Iporá, Goiás. https://ipora.go.gov.br/legislacao/p/2/?legislacao.html.
Duarte, W. (2015). Delphi para Android e iOS: Desenvolvendo Aplicativos Móveis. Embarcadero.
Godoy, W., & Anjos, F. (2007). A Importância Das Feiras Livres Ecológicas: Um Espaço De Trocas E Saberes Da Economia Local. Cadernos De Agroecologia, 2(1). http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/cad/article/view/1943.
Góes, W. (2014). Aprenda UML por meio de estudos de casos. Editora Novatec.
Groot, E. & Groot, L. S. (2017). Importância dos atributos de uma feira livre ideal em Cassilândia, estado do Mato Grosso Do Sul: uso do Experimento de Escolha Discreta Melhor – Pior. Instituto de Economia Agrícola (IEA). http://www.iea.sp.gov.br/out/LerTexto.php?codTexto=14326.
Hipp, D. O que é SQLite. https://www.portalgsti.com.br/sqlite/sobre/.
Kalmykov, Y. (2017). Programação Em Delphi Para Iniciantes. Editora Embarcadero.
Korn, D. (2015). A tecnologia a serviço da comunidade. https://www.revista-uno.com.br/numero-20/a-tecnologia-a-servico-da-comunidade.
Pereira, A., Shitsuka, D., Parreira, F., Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. UAB/NTE/UFSM. https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.
Qual a importância da tecnologia no seu comércio? (2017). https://blog.sebrae-sc.com.br/qual-importancia-da-tecnologia-no-seu-comercio/.
Santos, J. (2017). Feira livres: suas origens e relações de consumo. https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/administracao/feiras-livres-suas-origens-relacoes-consumo.htm.
Silva, P., Schantz, D., Antunes, R., Schuch, R. SQLite para Dispositivos Móveis. https://pdfs.semanticscholar.org/ba61/5e89577281fad7129e12c5277a5823617bba.pdf.
Silveira, V., Oliveira, E., Silveira, N., Mariani, M. (2017). Avaliação da importância das feiras livres e a forma de comercialização adotada pelos feirantes na cidade de Nova Andradina – MS. Anais do I Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), 1. http://docplayer.com.br/80249632-Avaliacao-da-importancia-das-feiras-livres-e-a-forma-de-comercializacao-adotada-pelos-feirantes-na-cidade-de-nova-andradina-ms.html
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Filipe Jesus Portilho; Eliana Tiba Gomes Grande; Kellyanny Chaves Lima; Lucas Venâncio Bernardo Costa Leite
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.