Aprendizagem mediada pelo professor: uma abordagem vygotskyana
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1139Palavras-chave:
Professor Mediador; Mediação; Zona de Desenvolvimento Proximal.Resumo
Este artigo visa refletir acerca da aprendizagem mediada pelo professor segundo a abordagem de Vygotsky. Por meio de um estudo qualitativo de cunho teórico, buscou-se analisar os conceitos de mediação e de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), para então entender de que maneira um professor mediador pode possibilitar efetivas aprendizagens nos alunos. O professor mediador surge como uma figura de suma importância para o desenvolvimento do aluno e de seu aprendizado, levando-o a interagir com o meio na busca de um conhecimento contextual elaborado a partir das trocas sociais. Por meio deste estudo, pôde-se evidenciar a importância do papel do professor como mediador dos processos de aprendizagem, portanto, como figura fundamental para desenvolvê-la nos processos de ensino.
Referências
Gil. A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Libâneo, J.C. (2013). Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez.
Marconi, M. A.; Lakatus, E. M. (2009). Metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas.
Matui, J. (1995). Construtivismo: Teoria Construtivista Sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna.
Moreira, M. A. (2015). Teorias da aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Ed. E. P. U.
Oliveira, M. K. (1998). Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione.
Rego, T. C. R. (2002). Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes.
Wittgenstein, L. (1994). Tractatus Logico-Philosophicus. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
Vygotsky, L. S. (1996). Psicologia del adolescente. Obras Escogidas. Tomo IV. Madrid: VISOR; MEC.
Vygotsky, L. S. (1998). Pensamento e linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes.
Vygotsky, L. S. (2007). A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes.
Vygotsky, L. S., Luria, A. R., Leontiev, A. N. (1988). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.