Fonoaudiologia educacional em tempos de pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11559Palavras-chave:
Fonoaudiologia educacional; Covid-19; Educação.Resumo
A pandemia em razão da rápida contaminação do vírus da Covid-19 afetou diretamente os setores da sociedade, a qual precisou se adaptar a novas formas em seus estilos de vida, principalmente na limitação de contatos sociais presenciais. No ambiente escolar não foi diferente, independentemente da faixa etária todos os alunos foram obrigados a se afastarem das salas de aula, necessitando que o processo de ensino aprendizado fosse alicerçado por meio da elaboração de novas estratégias. Nesse contexto, decorre a importância do profissional da fonoaudiologia educacional, a qual é responsável por prestar um apoio aos pais e professores, principalmente no que se refere a crianças que apresentam algum problema de fala e linguagem, por exemplo, e que compromete significativamente o seu aprendizado. O tema da pesquisa consiste em compreender como deve ocorrer a atuação do fonoaudiólogo educacional em tempos de pandemia do Covid-19. O objetivo principal da presente pesquisa consiste em analisar de que forma os fonoaudiólogos podem atuar no processo educacional em tempos de pandemia do Covid-19, o qual afastou, obrigatoriamente, os alunos das salas de aulas presenciais. Dentre os objetivos específicos: verificar problemas dos alunos no processo de ensino aprendizagem realizados via remota; identificar os principais programas que podem ser utilizados pelos fonoaudiólogos educacionais em prol do apoio aos educandos e seus familiares e seus professores; Compreender as principais ações desenvolvidas pelos fonoaudiólogos educacionais. A problemática da pesquisa consiste no seguinte questionamento: como os fonoaudiólogos em tempos de pandemia do Covid-19 podem atuam em prol do desenvolvimento educacional de alunos que se encontram fora do ambiente escolar?Constatou-se por meio da pesquisa que a atuação do fonoaudiólogo é indispensável para o processo de ensino aprendizagem, pois sem o devido apoio desses profissionais a crianças que apresentam problemas em aspectos na linguagem, dificulta ainda mais o desenvolvimento educacional desses estudantes que se encontram fora das salas de aula.
Referências
Cifuentes, F. J. (2020). Consecuencias en los niños del cierre de escuelas por Covid– 19: el papel del gobierno, profesores y padres. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, Madrid, 9(3), 1-12.
CREFONO1. (2020). Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1º Região. Coronavírus: Atendimentos fonoaudiológicos em domicílio ou instituição de longa permanência. Cffa. http://crefono1.gov.br/coronavirus-atendimentos-fonoaudiologicos-em-domicilio-ou-instituicao-de-longa-permanencia/.
CREFONO3. (2020). Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3º Região. Fonoaudiologia Educacional em tempos de pandemia. Cffa. https://www.crefono3.org.br/view/fonoaudiologia-educacional-em-tempos-de-pandemia/2237/.
Antipoff, H. (2020). Pandemia da COVID-19: como a fonoaudiologia pode te ajudar? FHA. http://fha.mg.gov.br/noticia/educacao/07/2020/pandemia-da-Covid-19-como-fonoaudiologia-pode-te-ajudar.
Figueiredo, L. (2020). Representações dos profissionais da educação acerca do fonoaudiólogo educacional. Distúrb Comun.
Oliveira, J. P., & Schier, A. C. (2013). Suportes para a atuação em fonoaudiologia educacional. Rev. CEFAC. 15(3).
Queiroz, E. (2020). Os desafios da educação pós-pandemia, segundo Cláudia Costin. Fundação Edson Queiroz. https://www.unifor.br/-/os-desafios-da-educacao-pos-pandemia-segundo-claudia-costin
Santos, G. O. (2015). Fonoaudiologia Educacional: Desafios e Perspectivas. In: 8º Encontro Internacional de Formação de Professores e 9º Fórum Permanente de Inovação Educacional.
Secretaria Municipal de Educação. (2019). Superintendência de Educação. Fonoaudiologia na Escola, 2019. Espírito Santo: SEMEC/ES. 1. (Cadernos PDE).
Seno, M. P., & Capellini, A. S. (2019). Nível de informação dos professores da educação especial sobre a fonoaudiologia educacional. Rev. psicopedag. 36(111).
Sousa, S.; Franco, V. S.; & Costa, M. L. F. (2016). Educação a distância na ótica discente. Educação e Pesquisa, São Paulo, 42(1), 99-114. https://doi.org/10.1590/s1517–9702201603133875
UNESCO. (2020). A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco. https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Elizamar Secondes do Nascimento Jucá; Mariana Fonseca Silva Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.