Análise do ambiente de produção de uma empresa produtora de materiais de borracha
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11570Palavras-chave:
Processos produtivos; Processos organizacionais; Resíduos de borracha.Resumo
No presente artigo são analisados os processos produtivos e organizacionais de uma empresa de médio porte, voltada a confecção e comércio de artefatos de borracha, localizada no interior da região Noroeste do Rio Grande do Sul. A CL Borrachas atua fornecendo aos seus clientes uma diversificada linha de peças agrícolas como mangotes, bandas de compactação e peças técnicas, todas fabricados através de resíduos de borracha. O objetivo foi o de analisar os processos desenvolvidos dentro de uma organização e apresentar sugestões de melhorias no setor de produção. Para tanto, metodologicamente, além de uma pesquisa bibliográfica, a qual serviu para agregar conhecimento teórico à proposição de melhorias para o setor de produção da empresa, foram realizados estudos de verificação in loco, com o uso de 40 horas de observação. Como resultado, o estudo mostrou que o método de fabricação apresentado pela empresa pode ser aperfeiçoado. Para tanto, são necessários investimentos que melhorem e automatizem tal método.
Referências
Ancieto, G. S., Nunes, D. L., & Siqueira, C. M. A importância do sistema Toyota de produção para o desenvolvimento de empresas de seguimentos diversos. Revista UNIVAP, 22(40), 587-603.
Beretta, S. Unleashing the integration potential of ERP system. Business Process Management Journal. Bradford, 8(3), 254-277, 2002.
Chiavenato, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Campos, 1999.
Dantas, M. Z., Santos, A. M., & Teixeira, S. S. O trabalho em cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos: um estudo do recicla-conquista. Revista Geopauta. 2(1), 26-42.
Fogliatto, F. S., & Ribeiro, J. L. D. Confiabilidade e Manutenção Industrial. Elsevier, 2009.
Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 1991.
Hansen, P. B., Lemos, F. O., & Rocha, R. G. Alternativas para aumento de produtividade em uma célula de manufatura com uso das técnicas do sistema Toyota de produção: análise através da modelagem e simulação computacional, 15(1), 22-42.
Lima, L. M. Q. Lixo tratamento e biorremediação; (3a ed.), Hemus, 1995.
Matos, T. Lixo: uma Alternativa Sustentável. Soler Edições Pedagógicas, 2009.
Morais, N. Desenvolvimento Sustentável: reciclagem de pneus. Cuiabá, 2009. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAqZMAF/reciclagem-pneus>.
Nunes, J. L. T., Serrano, S., & Belusso, M. et al. Melhoria do processo produtivo por meio de otimização de processo de envase. Anais- Engenharia de produção, 2(1), 2018.
Ohno, T. O Sistema Toyota de Produção: além da produção em larga escala. Bookman, 1997.
Paiva, E. L., Carvalho Junior, J. M., & Fensteseifer, J. E. Estratégia de Produção e de Operações: conceitos, melhores práticas, visão de futuro. Bookman, 2004.
Parasuraman, A. Marketing research. (2a. ed.) Addison Wesley Publishing Company, 1991.
Ribeiro, O. P. Cultura Organizacional. Revista Milleniun, (32), 169-184.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maicon Rafael Hammes; Argemiro Luís Brum; Daniel Artur Berger; Marcela Hammes Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.