Impactos da falta de comunicação entre sistemas de informação em uma empresa do setor metalomecânico: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11572Palavras-chave:
Sistemas de informação; Tecnologias de informação; Disponibilidade.Resumo
Dentre as ferramentas de apoio à gestão, o sistema de informação tem ocupado um lugar de destaque nas associações, sendo a sincronização de dados e informações de forma automática e em tempo real, relevante dentro deste contexto. Diante disto, o objetivo desta investigação é identificar como proveniente da falta de comunicação entre o Enterprise Resource Planning (ERP), responsável por dar suporte ao Planejamento e Controle da Produção (PCP) e o Sistema de Gestão da Produção (SGP), em uma empresa metalomecânica. Para realizar o trabalho foi realizado um estudo de caso, com abordagem exploratória e descritiva. Os resultados indicam que a falta de comunicação entre sistemas acarreta redução do índice de disponibilidade do equipamento em 2,11%. Considerando os desperdícios devido a um apontamento de ordem, somados custos com hora-máquina e hora-homem, estima-se que o valor que a empresa deixa de arrecadar margeia de R $ 14.000,00 por ano no equipamento analisado.
Referências
Albertini, A. L., Yoshikuni, A. C. Sistemas de Informação Estratégicos Habilitando Estratégia-como-prática na Incerteza Ambiental. Revista RAC. 22(4), 552-576.
Barbosa, et al. A contribuição dos sistemas de informação para logística reversa: uma pesquisa (survey). Revista Eletrônica Gestão & Saúde. 6(2), 1108-1124.
Bardin, L. (1997) Análise de conteúdo. Edições 70.
Cassaro, A. C. (2010) Sistemas de informação para tomada de decisões. (4a ed.), Cengage Learning.
Chiavenato, I. (2005) Administração dos materiais: uma abordagem introdutória. Elsevier.
Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. (2a ed.), Artmed.
Cruz, T. (2014) Sistemas de informações gerenciais: tecnologias da informação e as organizações do século XXI. (4a ed.), Atlas.
Fialho, S. H., Gonzalez Junior, I. P. & Santos, E. M. Avaliação dos sistemas de informação nas organizações: um estudo de caso em empresas do comércio varejista da cidade de Cruz das Almas – BA. Revista Gestão e Tecnologia. 6(2), 20-36
Gil, A. C. (2019) Métodos e técnicas de pesquisa social. (7a ed.) Atlas.
Kardec, A. P., & Nascif, J. A. X. (2001) Manutenção: função estratégica. Qualitymark Ed.
Maia, L. T. de S., Mendes, A. C. G., & Souza, W. V. A contribuição do linkage entre o SIM e SINASC para a melhoria das informações da mortalidade infantil em cinco cidades brasileiras. Revista Brasileira de Saúde Materna Infantil. 15, 57-66.
Martins, G. de A., &Theophilo, C. R. (2007) Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. Editora Atlas.
O’brien, J. A. (2013) Administração de sistemas de informação. (15a ed.), AMGH.
Oliveira, D. de P. R. (2005) Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, táticas, operacionais. (10a ed.), Atlas.
Pinochet, L. H. C. Uso Estratégico dos Sist0emas de Informação no Apoio aos Processos de Negócio: Estudo de Caso na Indústria de Alimentos. Revista Administração em Diálogo. 8(3), 01-25.
Rocha, D. (1995) Fundamentos Técnicos da Produção. Makron Books.
Rosini, A. M. (2012) Administração de sistemas de informação e a gestão do conhecimento. (2a ed.), Cengage Learning.
Slack, N. (2015) Administração da produção. (4a ed.) Atlas.
Stair, R. M. (2015) Princípios de sistemas de informação. Cengage Learning.
Yin, R. K. (2001) Estudo de caso: planejamento e métodos. Bookman
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maicon Rafael Hammes; Argemiro Luís Brum; Donizete Mulling Franck; Maria Margarete Baccin Brizolla; Marcela Hammes Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.