Desenvolvimento de um aplicativo Android utilizando a classe FlingAnimation para abordagem de conceitos de cinemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11710

Palavras-chave:

Cinemática; Android; Aplicativo; FlingAnimation; Dispositivos móveis.

Resumo

As dificuldades dos estudantes na aprendizagem de conceitos são atualmente desafios que os professores da disciplina de Física enfrentam durante o processo de ensino-aprendizagem. O uso de tecnologias como ferramenta didática é uma das formas adotadas para minimizar tais problemas. Entretanto, apesar dos resultados positivos que são obtidos com o uso dessas tecnologias no ensino de Física, ainda são poucos os aplicativos desenvolvidos para smartphones Android® com a finalidade de uso em sala de aula para abordagens de conceitos de Física. Assim, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de desenvolver um aplicativo Android® utilizando a classe FlingAnimation para abordagens iniciais de conceitos de cinemática. Para o desenvolvimento utilizou-se a linguagem Java, por meio ambiente de desenvolvimento Android Studio. Na animação do objeto proposto no aplicativo, a classe FlingAnimation foi utilizada, sendo esta uma classe desenvolvida pelo Google para dar o suporte às animações em aplicativos. O aplicativo apresenta a trajetória retilínea de uma bola na simulação como um objeto puntiforme. Por fim, uma proposta didática é apresentada para que estudantes explorem o aplicativo de modo a conhecer suas funcionalidades e a compreender, inicialmente por uma percepção visual, como a variação do módulo da aceleração interfere no movimento de um corpo.

Referências

Barbosa, C. D., Gomes, L. M., Chagas, M. L., & Ferreira, F. C. L. (2017). O uso de simuladores via smartphone no ensino de física: o experimento de oersted.: O experimento de Oersted. Scientia Plena, 13 (1), 1-13.

Brown, D., & Cox, A. J. (2009). Innovative uses of video analysis. The Physics Teacher, 47 (1), 145-150.

Carvalho Neto, J. T., Apolinário, F. R., & Soares, A. de A. (2017). Sistema photogate de seis canais analógicos para laboratórios didáticos de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 40 (1), e1504.

Chiang, C-M., & Cheng H-Y. (2019). Use smartphones to measure Brewster’s angle. The Physics Teacher, 57 (2), 118–119.

Cid, A. S., & Correa, T. (2019). Venturino: análise da variação de pressão em um tubo de Venturi utilizando Arduino e sensor de pressão. Revista Brasileira de Ensino de Física, 41 (3), e20180333.

Coelho, S. M., & Séré, M. G. (1998). Pupils reasoning and practice during hands-on activities in the measurement phase. Research in Science & Technological Edu- cation, Oxfordshire, 16 (1), 79-96.

Cordova, H. P., Aguiar, C. E., Amorim, H. S., Sathler, K. S. O. M., Santos, A. C. F. (2018). Audiotermômetro: um termômetro para a inclusão de estudantes com deficiência visual. Revista Brasileira de Ensino de Física, 40 (2), e2505.

Díaz-Melián, V. L., Rodríguez, L. A., Pedroso-Camejo, F., Mieres, J., De Armas, Y., Batista-Leyva, A. J., & Altshuler, E. (2019) Optics Undergraduate Experiments Using Smart (and Not So Smart) Phones. Revista Cubana de Fisica, 36 (1), 4-7.

Durelle, J., Jones, J., Merriman, S., & Balan, A. (2017). A smartphone-based introductory astronomy experiment: seasons investigation.: Seasons investigation. The Physics Teacher, 55 (2), 122-123.

Fernandes, A. C. P., Auler, L. T. S., Huguenin, J. A. O., & Balthazar, W. F. (2016). Efeito Doppler com tablet e smartphone. Revista Brasileira de Ensino de Física, 38 (3), 1-8.

Guadagnini, P. H., Rocha, F. S., & Barlette, V. E. (2019). Um medidor de luminosidade com módulo sensor integrado e aquisição automática de dados com aplicações didáticas. Revista Brasileira de Ensino de Física, 41 (3), e20180294.

Google. (2020a). Introduction to animations. Retrieved May 1, 2020, from https://developer.android.com/training/animation/overview#physics-based.

Google. (2020b). Android Studio. Retrieved May 1, 2020, from https://developer.android.com/studio.

Google. (2020c). Move views using a fling animation. Retrieved May 1, 2020, from https://developer.android.com/guide/topics/graphics/fling-animation.

Google. (2020d). Dynamic animation. Retrieved Oct 2, 2020, from https://developer.android.com/reference/kotlin/androidx/dynamicanimation/animation/package-summary.

Jesus, V. L. B., & Sasaki, D. G. G. (2016). Uma visão diferenciada sobre o ensino de forças impulsivas usando um smartphone. Revista Brasileira de Ensino de Física, 38 (1), 1-6.

Justiniano, A., & Botelho, R. (2016). Construção de uma carta celeste: um recurso didático para o ensino de astronomia nas aulas de física: Um recurso didático para o ensino de Astronomia nas aulas de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 38 (4), 1-11.

Kielt, E. D., Silva, S. C. R., & Miquelin, A. F. (2017). Implementação de um aplicativo para smartphones como sistema de votação em aulas de Física com Peer Instruction. Revista Brasileira de Ensino de Física, 39 (4), 1-8.

Leal, T. C. S., & Oliveira, A. A. (2019). Utilização de plataformas interativas e novas tecnologias no ensino de física das radiações para cursos da área de saúde. Revista Brasileira de Ensino de Física, 41 (4), 1-7.

Mec. (2020). Base Nacional Comum Curricular. Retrieved Apr 17, 2020, from http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base.

Nascimento Júnior, J. F., Borges, V. E. S., & Nascimento, R. M. M. F. (2019). Descrição temporal de forças de colisão: um modelo didático para laboratório de física assistido por sistema embarcado. Revista Brasileira de Ensino de Física, 41 (3), e20180219.

Nussenzveig, H. M. (1993). Curso de Física básica. São Paulo: EdgardBlucher.

Oliveira, L. D., & Manzano, R. C. Aplicações de realidade aumentada no ensino de Física a partir do software LAYAR. Renote, 14 (1), 1-10.

Osp. (2020). Open Source Physics. Retrieved Apr 17, 2020, from http://www.compadre.org/osp/.

Oracle. (2020a). Java. Retrieved Oct 1, 2020, from https://www.oracle.com/java/.

Oracle. (2020b). Classes and Objects. Retrieved Oct 1, 2020, from https://docs.oracle.com/cd/E91187_01/pt855pbr2/eng/pt/tpcd/concept_ClassesandObjects-074b14.html?pli=ul_d61e48_tpcd.

Orengo, G., & Schäffer, D. (2020). Os dados nucleares da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) como aporte científico no Ensino de Física Nuclear. Revista Brasileira de Ensino de Física, 42 (1), 1-7.

Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria, RS: UFSM, NTE.

Séré, M., Coelho, S. M., & Nunes, A. D. (2003). O papel do ensino da física experimentação no. Cad.Bras.Ens.Fís., 20 (1), 30-42.

Silva, E. S., & Lima, A. R. (2019). Estimando o coeficiente de atrito cinético entre duas superfícies por meio da vide análise. Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada, Ponta Grossa, 6 (1), 14-27.

Silva, D., Sales, G., & Castro, J. (2018). A utilização do aplicativo plickers como ferramenta na implementação da metodologia peer instruction. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4 (12), 502-516.

Silveira, M. V., Barthem, R. B., & Santos, A. C. (2018). Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, 41 (1), e20180084.

Silva, E. S., & Sanabria, N. D. (2018). Video análise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica. Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada, Ponta Grossa, 5 (1), 14-26.

Soga, D., Ueno-Guimarães, M. H., & Muramatsu, M. (2020). Um Estudo Experimental sobre a Luz Negra com Smartphone. Revista Brasileira de Ensino de Física, 42 (1), 1-5.

Downloads

Publicado

13/01/2021

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, A. J. de .; SIMÕES, R. P. Desenvolvimento de um aplicativo Android utilizando a classe FlingAnimation para abordagem de conceitos de cinemática . Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e28410111710, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i1.11710. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11710. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Objetos Educacionais