Uma História Encadernada do Ensino de Matemática no Rio Grade do Norte

Autores

  • Francisco de Oliveira Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fredy Enrique González Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i8.1205

Palavras-chave:

História da Educação Matemática. Cadernos Escolares. Ensino de Matemática.

Resumo

A História da Educação Matemática (HEM) vem se consolidando, nas últimas décadas, como um campo de pesquisa promissor, com o intuito de examinar os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, realizando um diálogo entre o tempo presente e as demais gerações. Uma das categorias de investigação dessa área de estudo é a análise de cadernos escolares. Nesse contexto, o presente trabalho possui como objetivo geral discutir sobre a potencialidade dos estudos históricos utilizando cadernos escolares como fonte de pesquisa. Além disso, pretendemos averiguar as práticas pedagógicas utilizadas por professores de Matemática, a partir de cadernos escolares pessoais utilizados nos Anos Finais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima, localizada em Natal, Rio Grande do Norte, entre os anos de 2002 e 2005. Para isso, o percurso metodológico consistiu em investigar na literatura como os cadernos escolares se constituem como fonte de informação importante. Também analisamos as anotações feitas em quatro cadernos com aulas de Matemática de um mesmo aluno em diferentes anos escolares com o intuito de fazer uma contribuição para a reconstrução histórica do ensino de Matemática e constituir arquivos físicos importantes para a HEM no Rio Grande do Norte. Foi perceptível nessa investigação que existe uma relação estreita entre as anotações das aulas de Matemática expressas nos cadernos escolares com a propagação dos saberes matemáticos. Portanto, é possível concluir que esse recurso se constitui como fonte de informação importante para compreendermos melhor o universo da Educação. Essa abordagem ganha força como estratégia metodológica, no campo da HEM, permitindo a (re)organização de fontes historiográficas, a partir do principal protagonista desse processo: o sujeito.

Referências

Belisario, A., González, F. (2012). Historia de la Matemática, Educación Matemática e Investigación en Educación Matemática. UNION, Revista Iberoamericana de Educación Matemática, (ISSN: 1815-0640), n. 31, 161-182. Revista en Línea. Recuperado de http://www.fisem.org/www/union/revistas/2012/31/archivo_16_de_volumen_31.pdf

Blanco, C. M., Gómez, B. A. (2013). La Labor del Maestro En Los Cuadernos Escolares: Un Estudio de Casos. Bordón: Revista de Pedagogía. Vol. 65, n. 3, pp. 131-147.

Chartier, A. M. (2005). Los cuadernos escolares: ordenar los saberes escribiéndolos. Conferencia pronunciada en el VII Congreso Internacional Historia de la Cultura Escrita. Universidad de Alcalá, 5-8 julho 2005, pp. 6-19. Recuperado de http://www.lecturayvida.fahce.unlp.edu.ar/numeros/a30n3/30_03_Chartier.pdf

Cury, F. G., Gutierre, L. S. (2017). História da Educação Matemática na Formação de Professores: atividades a partir das discussões do GPEP. Revista História da Educação Matemática (HISTEMAT), ano 3, n. 3, pp. 101-114. Recuperado de http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/176/132

Lima, E. B., Freire, I. A. A. (2017). Cadernos com saberes matemáticos: perspectivas históricas de pesquisas. Revista de História da Educação Matemática (HISTEMAT), ano 3, n. 1, pp. 78-88.

Mendes, I. A., Chaquiam, M. (2009). Na oficina do historiador de educação matemática: cadernos de alunos como fontes de pesquisa. Belém: SBHMt., Coleção História da Matemática para Professores, 19.

Sánchez. D. M. A. (2016). Análisis De Los Cuadernos De Matemáticas De Los Alumnos De Bachillerato: Percepciones, Perfiles De Elaboración Y Utilización Y Rendimiento Académico (Tese de Doutorado), Universidad de Valladolid, Espanha.

Valente, W. R. (2016). Relações Entre a Formação e a Docência em Matemática:

Perspectivas de Análise com o Uso de Cadernos Escolares. Revista de Matemática, Ensino e

Cultura (REMATEC), Natal, ano 1, n. 23, set./dez., 6-19.

Downloads

Publicado

05/06/2019

Como Citar

OLIVEIRA NETO, F. de; GONZÁLEZ, F. E. Uma História Encadernada do Ensino de Matemática no Rio Grade do Norte. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 8, p. e35881205, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i8.1205. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1205. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais