Os impactos na Educação Corporativa Hospitalar com o surgimento do COVID-19: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.12094Palavras-chave:
Educação continuada; Educação em saúde; COVID-19; Serviço hospitalar de educação.Resumo
Com os avanços da pandemia de COVID-19 no ano de 2020 e dando continuidade em 2021, apresentou-se grandes impactos na educação corporativa dentro dos serviços de saúde hospitalar. Dessa forma, houve uma grande necessidade de adquirir novas ferramentas para ensino hospitalar dos profissionais de saúde. Por isso, objetivou-se buscar as novas mudanças implementadas no processo de ensino pela educação corporativa através de uma revisão integrativa, cujo dados foram coletados pela base de dados Scielo, Pub Med e BVS no ano de 2020, com os seguintes descritores: Educação Continuada; Educação em Saúde; COVID-19; Serviço Hospitalar de Educação. Os dados foram analisados por meio da Análise de conteúdo. Foram encontrados 24 artigos sobre a temática com processo de inclusão e exclusão, sendo incluídos apenas 11 artigos. Sendo dessa forma os estudos demonstram e evidenciam que houve grandes impactos para todos envolvidos na assistência de saúde direta ou indiretamente para aqueles que atuam em uma unidade hospitalar, refletindo tanto para os profissionais e quanto aos pacientes que se encontra com o COVID-19. Os profissionais de saúde tiverem que se adequar e readaptar, mediante os enfretamentos com novas práticas de assistências assim inseridas, quanto também na educação e na elaboração de novos métodos para os treinamentos, levando ainda em consideração as restrições nas aglomerações. Constatou -se na análise geral deste estudo que, há uma avaliação predominantemente positiva na assistência dos profissionais de saúde, priorizando a segurança do cliente no processo de contaminação de COVID-19. Cabe ressaltar que a educação corporativa tem atuado fortemente em treinamentos para minimizar os impactos de saúde dos colaboradores na assistência hospitalar.
Referências
ANPAD, Salvador, 1-16.
Bardin, L. (2011). Análise De Conteúdo. Ed. Rev. Ampl: Edições 70.
Constâncio, T. I. Educação corporativa "adaptada". Anaph, 1-15.
Cooper, H. M. Scientific guidelines for conducting integrative research reviews. Review of Educational Research, 52(2), 291-302. 1982.
Croda, J. H. R., & Garcia, L. P. Resposta imediata da Vigilância em Saúde à epidemia da COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde, 1-2.
Gdikian, E. A. (2020). Educação Estratégica nas Organizações: Como as empresas de destaque gerenciam o processo de educação corporativa.
Miccas, F. L. Educação permanente em saúde: metassíntese. Rev Saúde Pública,1-16.
Ministério da Saúde. MS. (2020).
Organização Mundial de Saúde. OMS. (2020).
Pereira, C. E., Bosquetti, M. A., De Paula, P. P. P. G., & Eboli, M. Educação Corporativa e Desenvolvimento de Competências: um Estudo de Caso no Setor de Auditoria.
Pereira, D. G., Bastos, F. C. C., & Mariot, G. B. Treinamento e Desenvolvimento. Revistas da Faculdade Vianna Sapiens, Paraná, 1-27.
Pinto, J. R., Ferreira, G. S. M., Gomes, A. M. A., Ferreira, F. I. S., Aragão, A. E. A., & Gomes, F. M. A. Educação permanente: reflexão na prática da enfermagem hospitalar. Tempus, actas de saúde colet, Brasilia, 9, 1-11.
Sade, P. M. C., et al. Avaliação dos efeitos da educação permanente para enfermagem em uma organização hospitalar. Acta Paul Enfermagem. 1-8.
Soares, V. D. Educação corporativa para o desenvolvimento de competências de colaboradores de uma rede hospitalar na cidade de São Paulo. 2020. 95 f. Dissertação(Mestrado) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2020.
Teixeira, A. V., Klug, D. C. Relações da Aprendizagem em Programas de Treinamento e Desenvolvimento por Meio de Ambientes Virtuais. Administração de empresas em revistas, [S. l.], 1-21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leonardo Alves Sampaio; Fernanda Maria Lage Silva; Mariza Helena Toledo Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.