O lema Kuratowski-Zorn na matemática do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.12501Palavras-chave:
Lema de Zorn; Teoria dos conjuntos; Álgebra linear; Axioma de escolha.Resumo
O Lema Kuratowski-Zorn denominado frequentemente apenas por Lema de Zorn é objeto de controvérsias e debates desde o seu surgimento, apesar disto, sua relevância pode ser percebida pela grande quantidade de aplicações e consequências apresentadas sobre a forma de enunciados equivalentes que são presentes na área de exatas, e também em aplicações matemáticas que se baseiam na teoria dos conjuntos como, axioma da Escolha, Teorema da Boa ordem, Teorema de Tychonoff, Teorema Hahn Banach entre outros, sendo os três primeiros equivalentes ao Lema de Zorn. Por este motivo, teremos como objetivo, partindo de uma abordagem histórica sobre o mesmo, apresentar umas das aplicações que são responsáveis por fortalecer sua notoriedade e popularidade entre estudiosos matemáticos e cientistas das mais variadas áreas que se utilizam da Álgebra Linear para representar e resolver seus modelos matemáticas utilizando este Lema e suas equivalências, onde veremos como podemos encontrá-lo na matemática do ensino médio regular das escolas quando apresentada aos alunos.
Referências
Beth, E (1964) The Foundations of Mathematics: A Study in the Philosophy of Science rev. ed. Harper Torchbooks.
Boccato, V. R. C. (2006) Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, 18(3).
Celestino, R. (2000). Ensino-Aprendizagem da Álgebra linear: As pesquisas brasileiras na década de 90. (Dissertação de Mestrado, PUC-SP)
Campbell, P. J. (1978). The origin of Zorn’s Lemma.Historia Mathematica. 77 (85), 77-89.
Cuesta, N 1955 Injusta atribucidn a Zorn de1 principio maximal Gac. Mat. (Madrid) (1) 7, 174-176 (MR 17, 931)
Diniz, M (2019). Teoria dos conjuntos: Sim ou Não? http://mathema.com.br/reflexoes/teoria-dos-conjuntos-sim-ou-nao-2/.
Fraenkel, A. A. & Bar-Hillel, Y. (1958) Foundations of Set Theory Amsterdam (North-Holland) (MR 21, #648)
Grace, A. K. S. G. S. (2010). Infinitos, Contínuos e Escolha: Teoria dos Conjuntos. (Dissertação de Conclusão de Curso, Universidade Federal de São Carlos)
Halmos, P. R. H. R. (2001). Teoria Ingênua dos Conjuntos. Editora Ciência Moderna.
Jech, T. J. (1973). The Axiom of Choice Amsterdam (North- Holland)
Lipschutz, S (1972). Teoria dos Conjuntos. McGraw-Hill Ltda.
Pereira, A. C. C.& Saito, F. (2018). Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, 5(14).
Rubin, H & Rubin, J. R. H. (1963). Equivalents of the Axiom of choice. Noth-Holland Publishing company-Amsterdam.
Semadeni, Z. (1968) Notes to J. Mikusifiski's article "On Zorn's theorem" (Polish) Wiadom. Mat. (2) 10, 145-146 (MR 39, #1273) (Passages quoted were translated by the author, with the assistance of Ann E. Lynch)
Silva, S. G., & Jesus, J. P. C. (2007). Cem anos do axioma de escolha. Revista Matemática Universitária n◦42.
Suppes, P. (1960) Axiomatic Set Theory Princeton (Van Nostrand)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eduardo da Conceição Rosário; Cassio Alessandro Batista Balieiro; Neylan Leal Dias; Simone de Almeida Delphim Leal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.