O ato de avaliar no processo ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i9.1259

Palavras-chave:

Avaliação; ensino-aprendizagem; ambiente escolar.

Resumo

Na perspectiva de contribuir para a reflexão sobre o vínculo entre avaliação e educação, o presente estudo tem como principal propósito identificar as contribuições do ato avaliativo para o processo ensino-aprendizagem. O método utilizado para realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica em obras que discorrem sobre conceito de avaliação e suas complexidades na configuração atual da educação brasileira. Com relação à temática avaliação, a partir da visão dos autores, percebe-se a existência de uma cultura avaliativa no ambiente escolar, que valoriza testar e medir os conhecimentos dos alunos de maneira tradicional. Conclui-se com as análises à luz do que apontaram os autores que se faz necessária uma mudança nesse tipo avaliativo que ainda ocorre nas escolas. A avalição precisa ser encarada como um instrumento onde o professor reconheça e compreenda o nível de aprendizagem em que está o aluno, para a partir disso formular as ações conscientes e eficazes no processo de ensino- aprendizagem; assim, a avaliação escolar é um desafio que exige mudanças por parte de todos os envolvidos neste processo.

Referências

Belloni, Isaura; Magalhães, Heitor de; Sousa, Luzia Costa de. Metodologia de avaliação em políticas públicas: uma experiência em educação profissional. São Paulo: Cortez, 2001.

Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Brasil. Parâmetros curriculares Nacionais. Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília. MEC/SEF. 1997.

Libâneo. José. Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2004.

Luckesi, José. Carlos. Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola? A construção do projeto de ensino e avaliação, n. 8, São Paulo: FDE, 1990.

Luckesi, José. Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame. In: - Avaliação da aprendizagem escolar. Sp: Cortez, 1996.

Luckesi, José. Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Nogueira, Eliete Jussara; Pilão, Jussara Moreira. O construtivismo: 50 palavras. SP Loyola, 1998, 109p.

Vasconcellos. Celso. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad: 1995.

Downloads

Publicado

14/06/2019

Como Citar

LOPES, M. W. V. O ato de avaliar no processo ensino-aprendizagem. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 9, p. e08891259, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i9.1259. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1259. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais