O ato de avaliar no processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i9.1259Palavras-chave:
Avaliação; ensino-aprendizagem; ambiente escolar.Resumo
Na perspectiva de contribuir para a reflexão sobre o vínculo entre avaliação e educação, o presente estudo tem como principal propósito identificar as contribuições do ato avaliativo para o processo ensino-aprendizagem. O método utilizado para realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica em obras que discorrem sobre conceito de avaliação e suas complexidades na configuração atual da educação brasileira. Com relação à temática avaliação, a partir da visão dos autores, percebe-se a existência de uma cultura avaliativa no ambiente escolar, que valoriza testar e medir os conhecimentos dos alunos de maneira tradicional. Conclui-se com as análises à luz do que apontaram os autores que se faz necessária uma mudança nesse tipo avaliativo que ainda ocorre nas escolas. A avalição precisa ser encarada como um instrumento onde o professor reconheça e compreenda o nível de aprendizagem em que está o aluno, para a partir disso formular as ações conscientes e eficazes no processo de ensino- aprendizagem; assim, a avaliação escolar é um desafio que exige mudanças por parte de todos os envolvidos neste processo.
Referências
Belloni, Isaura; Magalhães, Heitor de; Sousa, Luzia Costa de. Metodologia de avaliação em políticas públicas: uma experiência em educação profissional. São Paulo: Cortez, 2001.
Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Brasil. Parâmetros curriculares Nacionais. Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília. MEC/SEF. 1997.
Libâneo. José. Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2004.
Luckesi, José. Carlos. Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola? A construção do projeto de ensino e avaliação, n. 8, São Paulo: FDE, 1990.
Luckesi, José. Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame. In: - Avaliação da aprendizagem escolar. Sp: Cortez, 1996.
Luckesi, José. Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
Nogueira, Eliete Jussara; Pilão, Jussara Moreira. O construtivismo: 50 palavras. SP Loyola, 1998, 109p.
Vasconcellos. Celso. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad: 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.