Estudo de caso sobre a aprendizagem cooperativa em uma Escola Estadual de Educação Profissional em Pentescoste-CE

Autores

  • Paulo César da Silva Rocha Instituto Federal do Ceará
  • Regina Nascimento Souto Instituto Federal do Ceará
  • Sandro César Silveira Jucá Instituto Federal do Ceará
  • Solonildo Almeida da Silva Instituto Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i8.1262

Palavras-chave:

Aprendizagem cooperativa; aprendizagem em grupo; metodologias interativas

Resumo

A aprendizagem colaborativa é um recurso na área de educação, que surge da necessidade de inserir metodologias interativas entre o aluno, ou usuário, em conjunto com o professor para que estabeleçam buscas, compreensão e interpretação da informação de assuntos determinados. Destaca-se aqui sua relevância na prática de uma metodologia que envolve e desperta o protagonismo juvenil na região. Para esta pesquisa, adotamos a metodologia de pesquisa em campo, em que se observa e se entrevista as pessoas com os comportamentos se desejam conhecer. Basicamente, procedeu-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para em seguida, mediante análise qualitativas, obter as conclusões correspondentes dos dados coletados. Pontuamos, portanto, que a aprendizagem cooperativa é um recurso na área de educação, que surge da necessidade de inserir metodologias interativas entre o aluno, ou usuário, em conjunto com o professor para que estabeleçam buscas, compreensão e interpretação da informação de assuntos determinados. Destaca-se aqui sua relevância na prática de uma metodologia na escola, que envolve e desperta o protagonismo juvenil na região.

Referências

Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

Gomes, M. C. S. Aprendizagem cooperativa como recurso metodológico e pedagógico dentro das aulas de educação física do ensino médio. 2012. Monografia (Especialização em Educação Física) - Curso de Especialização em Educação Física Escolar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

Jaguaribe, H. Um estudo crítico da História. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

Johnson, D. W.; Johnson N, R. T.; Smith, K. A. A aprendizagem cooperativa retorna às faculdades: qual a evidência de que funciona? In: Change. v. 30, n. 4, issue 4. julho/ago1998, p. 91-102. Disponível em: . Acesso em: 01 de jun 2019.

Lopes, J; Santos, H. S. A aprendizagem cooperativa na sala de aula: um guia prático para o professor. 2. ed. Lisboa: LIDEL, 2009. 301 p.

Neves, F. M. O Método lancasteriano e o projeto de formação disciplinar do povo. 2003. Tese (Doutorado em história) – Departamento de pós-graduação em história, Universidade Estadual do Estado de São Paulo, São Paulo, 2003.

Vygostsky. L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

08/06/2019

Como Citar

ROCHA, P. C. da S.; SOUTO, R. N.; JUCÁ, S. C. S.; SILVA, S. A. da. Estudo de caso sobre a aprendizagem cooperativa em uma Escola Estadual de Educação Profissional em Pentescoste-CE. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 8, p. e48881262, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i8.1262. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1262. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais