Contribuição da atividade de situações problemas em adição e subtração como objeto educacional para alunos do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i9.1264

Palavras-chave:

Resolução de Problema Matemático; Adição e Subtração; Atividade Situações Problema; Objeto Educacional; Produto Educacional.

Resumo

A partir da indagação: de que forma a resolução de problemas pode favorecer o potencial criativo de crianças no processo ensino aprendizagem dos conteúdos das operações de adição e subtração no ensino fundamental no atendimento educacional especializado? Apresenta-se nesse artigo resultado do produto educacional desenvolvido em uma pesquisa de mestrado, que trouxe como proposta uma sequência didática amparada em reflexões importantes sobre a prática do professor de matemática aplicada aos alunos do sexto ano do ensino fundamental. O objetivo é apresentar uma sequência didática a partir das contribuições das atividades de situações problema em criatividade no atendimento educacional especializado. Se pretende explorar o avanço de nível de etapas de aprendizagem nos alunos sobre orientações de um estudo dirigido com o uso da metodologia da Atividade de Situações Problema com base na teoria de Galperin, de modo que os alunos desenvolvessem habilidades de cálculos numéricos na resolução de problemas com as operações de adição e subtração contribuindo assim, na sua independência intelectual e pensamento criativo. Essa proposta está sustentada numa abordagem qualitativa e quantitativa, com enfoque qualitativo para que as análises descritivas a partir das coletas de dados feitas com questionários, entrevistas e guias de observações, subsidiassem todo o delineamento da pesquisa. Tendo resultado favorável a aprendizagem do grupo de alunos nas diferentes etapas de assimilação mediante a aplicação das ações do primeiro para o segundo nível de criatividade. Dessa forma, deseja-se destacar aos professores que atuam no ensino fundamental na disciplina de matemática, um novo olhar para ensinar e motivar os alunos em suas aprendizagens.

Referências

Galperin, P. Y. (1982). Introducción a la psicología. Moscú: Editorial Progreso.

Leontiev, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.

Majmutov, M. I. (1983). La Enseñanza Problémica. Ciudad de la Habana, Editorial Pueblo y Educación.

Mendoza, H. J. G. (2009). Estudio del efecto del sistema de acciones en el proceso de aprendizaje de los alumnos en la actividad de situaciones problemas en Matemática, en la asignatura de Álgebra Lineal, en el contexto de la Facultad Actual de la Amazonia. Dissertação doutoral publicada, Faculdade de Humanidade e Ciência na Educação, Universidade de Jaén, Espanha.

Mendoza, H. J. G.; Delgado, O. D. (2013). A Contribuição de Galperin na Avaliação de provas de lápis e papel de sistemas de equações lineares. Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, v. XII, número 2, Jul-Dez, p. 289-323.

Mendoza, H. J. G.; Delgado, O. D. (2017). Evolução da Teoria Histórico Cultural, de Vygotsky à Teoria de Formação por etapas das ações mentais de Galperin. In: Teorias Psicológicas e suas implicações à educação em ciências. UFRR.v1.p355-381.

Mendoza, H. J. G.; Delgado, O. D. (2018) A contribuição do ensino problematizador de Majmutov na formação por etapas das ações mentais de Galperin Revista OBUCHENIE: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Nascimento, V. F. F. A. (2019). O Ensino Problematizador de Majmutov na aprendizagem de matemática apoiado nas Etapas das Ações Mentais de Galperin como contribuição no pensamento criativo dos alunos do Centro de Atividades e Desenvolvimento em Altas Habilidades/ Superdotação-CADAH/S- Boa Vista /RR.. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Roraima.

Nascimento, V.; Leite, J. G. & Delgado, O. T. (2019) Atividade de Situações Problema em Matemática: uma proposta metodológica aplicada no Centro de Atividades e Desenvolvimento em Altas Habilidades/Superdotação. Revista da Rede Amazônica de Educação.

Talízina, N. (1988). Psicología de la Enseñanza. Moscú: Editorial Progreso.

Vygotsky, L. (2017). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. org. Michael Cole et tal.7ª edição são Paulo: Martins Fonte.

Downloads

Publicado

14/06/2019

Como Citar

NASCIMENTO, V. F. F. de A.; DELGADO, O. T.; LEITE, J. S.; GARCIA MENDOZA, H. J. Contribuição da atividade de situações problemas em adição e subtração como objeto educacional para alunos do Ensino Fundamental. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 9, p. e10891264, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i9.1264. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1264. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

Objetos Educacionais