Análise do perfil acadêmico e profissional dos membros de comitês de ética em pesquisa implantados em instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica da região nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i9.1275Palavras-chave:
Comitês de Ética em Pesquisa; Rede Federal de Educação Profissional; Científica e Tecnológica; Institutos Federais de Educação.Resumo
O presente artigo tem por objetivo identificar o perfil dos membros dos Comitês de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEPs) implantados em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica localizadas na região Nordeste através de pesquisa em documentos institucionais e na análise dos dados disponíveis na plataforma online de currículos acadêmicos Lattes. Em termos metodológicos, esta pesquisa trata-se de um estudo com enfoque quantitativo do tipo pesquisa documental. Os dados relativos à formação acadêmica e à atuação profissional dos membros de CEPs analisados foram coletados exclusivamente da plataforma online de currículos acadêmicos Lattes. Os resultados demonstraram que os membros dos CEPs implantados nos Institutos Federais de Educação da região Nordeste são, predominantemente, servidores públicos, Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e Técnicos Administrativos em Educação, que ingressaram na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a partir de 2008.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde (MS). Conselho Nacional de Saúde, & Brasil. Ministério da Saúde (MS). Conselho Nacional de Saúde. (2013). Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diário Oficial da União.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA.
Jácome, M. D. Q. D., de Araujo, T. C. C. F., & Garrafa, V. (2017). Comitês de ética em pesquisa no Brasil: estudo com coordenadores. Revista Bioética, 25(1).
Lane, J. (2010). Let's make science metrics more scientific. Nature, 464(7288), 488.
Paiva, P. A., Costa, S. D. M., Dias, O. V., Lopes, V. S. V. B. V., Souto, D. G. B., & Silva, D. L. D. (2015). Experiência do comitê de ética em pesquisa de uma universidade pública de Minas Gerais, Brasil. Rev. bioét.(Impr.), 23(1), 169-177.
Paloschi Spiandorello, W. (2014). O papel do comitê de ética em pesquisa na avaliação de testes estatísticos. Revista Bioética, 22(3).
Santos, A. L. F., & Azevedo, J. M. L. (2009). A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista brasileira de educação, 14(42), 534-550
Sá-Silva, J. R., de Almeida, C. D., & Guindani, J. F. (2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & ciências sociais, 1(1).
Silva, G. J., & Costa Santos, M. L. (2016). Caracterização de protocolos de pesquisa: um estudo na Paraíba, Brasil. Revista Bioética, 24(1).
Soares, P. C. (2018). Contradições na pesquisa e pós-graduação no Brasil. Estudos Avançados, 32(92), 289-313.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.