O apoio como estratégia do COSEMS RJ para fortalecimento da gestão municipal do SUS no Estado do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13040

Palavras-chave:

Apoio Institucional; Educação Permanente; SUS.

Resumo

Apresentamos um relato da experiência da estratégia de Apoio no COSEMS RJ. Este artigo dispõe da sistematização das reflexões acerca das responsabilidades e funções do apoiador que é quem desenvolve tal estratégia. Desde 2012, o COSEMS RJ construiu um modelo que oferece suporte técnico à gestão municipal, ofertando apoio regionalizado, através principalmente dos espaços de governança do SUS. A reflexão acerca do trabalho do apoiador foi ativada por meio de práticas de Educação Permanente (EP). As atividades que configuram o trabalho dessa estratégia no COSEMS RJ foram organizadas a partir do verbo(acrônimo) apoiar, se desdobrando em outros verbos: Apoiar; Participar; Orientar; Incentivar; Articular e Refletir. A sistematização das funções dos apoiadores, permitiu maior clareza para os mesmos em relação às suas funções. Além disso, favoreceu a visibilidade do trabalho junto aos gestores e equipes técnicas municipais.Incluir o resumo.

Biografia do Autor

Ana Maria Auler Matheus Peres, Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto

Doutora e Mestre em Saúde Coletiva - Política, Planejamento e Gestão - pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Administração Hospitalar pelo IMS/UERJ. Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora titular do cursos de Odontologia e Administração do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto - UNIFASE. Membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Administração, Odontologia e Gestão de Recursos Humanos e do Núcleo Docente e Discente de Extensão da UNIFASE . Coordenadora do PROUNI da UNIFASE . Funcionária pública, Administradora da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, atualmente exercendo suas funções na Subsecretaria de Controladoria Geral da SES.

Lucas Manoel da Silva Cabral, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando e Mestre em Saúde Coletiva - Política, Planejamento e Gestão - pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em (i) tecnologias educacionais para prática docente; e (ii) gestão de risco de emergências e desastres em saúde pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Graduação em Administração, com linha de formação em Gestão da Saúde pelo Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE). Atualmente, me aprofundo no entendimento sobre Regionalização, Apoio à Gestão do SUS, APS em Territórios Rurais e Remotos no Brasil e Política de Controle do Tabaco.

Marcela de Souza Caldas, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Assessora Técnica; Apoiadora Regional Médio Paraíba e Coordenadora do Projeto Apoiadores Regionais do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro - COSEMS RJ. Especialista em Apoio a Saúde pela UNICAMP. Especialista em Gestão Em Sistemas E Serviços De Saúde pela ENSP. Especialista em Enfermagem Do Trabalho pela UNIPLI. Especialista em Promoção à Saúde com ênfase no PSF, pela UFF. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Marta Gama de Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz

Psicóloga com formação de base analítica e organizacional. Atuando na gestão municipal, estadual e federal nas áreas de desenvolvimento institucional, planejamento, regionalização, educação permanente em saúde, curadoria em saúde, apoio e relações institucionais. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ, ENSP, sub - área Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Analista de Gestão em Saúde, servidora federal da FIOCRUZ RJ, lotada no Programa IdeiaSUS da Presidência. Colaboradora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro - COSEMS RJ no Projeto Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS/ Projeto Apoiadores Regionais do COSEMS RJ/CONASEMS/HAOC - Hospital Alemão/MS. Especialista em Gestão Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ, ENSP. Graduada em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (USU - RJ).

Paulo Henrique de Almeida Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Ciências Sociais pela UFF (1978), Pós-graduação em Desenvolvimento Internacional e Cooperação na University of Ottawa (1987); Mestre em Saúde Coletiva pela UERJ (1999) e Doutor em Saúde Coletiva pela UERJ (2003). É professor adjunto do Departamento de Políticas, Planejamento e Administração do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; ex-professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá, ex-diretor adjunto do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (CEBES), presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva (CEPESC), órgão ligado ao IMS/UERJ, consultor eventual em organismos como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Fundação Nacional de Saúde (FNS) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS), principais interesses de pesquisa: políticas sociais/ Estado do Bem-Estar Social, relações entre o sistema político brasileiro e o Sistema Único de Saúde; Saúde da família, sistemas de informação geográfica aplicados ao planejamento e à gestão de saúde.

Referências

Bertussi, D. C. (2010). O apoio matricial rizomático e a produção de coletivos na gestão municipal em saúde (tese de doutorado), UFRJ / Faculdade de Medicina. 234 f.

Brasil. Ministério da Saúde. (2008). Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Editora do Ministério da Saúde.

Caldas, M. S. (2014). A Função Apoio: um ensaio sobre aluta pelo equilíbrio democrático na cogestão em saúde. in: Apoiadores regionais: uma experiência brasileira (edição revidada). PERES, AM [et al.] (organizadores) - CEPESC:IMS/UERJ: COSEMS/RJ: OPAS.

Campos, G. W. S. (2003). Saúde Paideia. Hucitec.

Campos, G. W. S. (2005). Um Método para Análise e Cogestão de Coletivos: a constituição do sujeito, a produção de valor de uso e a democracia em instituições: o método da roda. (2a ed.), Hucitec

Machado, F. R. S., Guizardi, F. L. & Lemos, A. S. P. (2019). A burocracia cordial: a implantação da estratégia de apoio institucional na política nacional de atenção básica em saúde. Trab. educ. saúde, 17(3).

Oliveira, G. N. (2011). Devir apoiador: uma cartografia da função apoio (tese Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, 242f.

Oliveira, G. N. (2012). O apoio institucional aos processos de democratização das relações de trabalho na perspectiva da humanização. 223-235. Revista Tempus Actas de Saúde Coletiva.

Pereira Junior N. Campos G.W.S. (2014). Institutional support within Brazilian Health System (SUS): the dilemmas of integration between federal states and comanagement. 18, 1:895-908. Botucatu: Interface.

Pereira, A. S. Shitsuka, D. M. Parreira, F. J. & Shiatsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. UFSM.

Peres, A. M. Sant’ana, D. R, & Rodrigues, P. H. A. (2020). O processo de desmonte da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro e sua invisibilidade. 30(3). Physis.

Silva, M. L. (2014). O COSEMS-RJ: origem, identidade e seu papel na defesa das Secretarias Municipais de Saúde in: Apoiadores regionais: uma experiência brasileira (edição revidada). PERES, AM [et al.] (organizadores) - CEPESC:IMS/UERJ: COSEMS/RJ: OPAS.

Downloads

Publicado

14/03/2021

Como Citar

PERES, A. M. A. M. .; CABRAL, L. M. da S.; CALDAS, M. de S. .; MAGALHÃES, M. G. de .; RODRIGUES, P. H. de A. . O apoio como estratégia do COSEMS RJ para fortalecimento da gestão municipal do SUS no Estado do Rio de Janeiro. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e23110313040, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.13040. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13040. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências da Saúde