A relevância do clima organizacional nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13147Palavras-chave:
Clima organizacional; Empresa; Gestão; Colaborador; Bem-estar.Resumo
O presente artigo aborda reflexões acerca do processo organizacional no âmbito empresarial com a finalidade de refletir sobre o bem-estar dos funcionários inseridos no ambiente trabalho. A investigação aqui proposta tem como problemática a forma como o clima organizacional pode interferir na qualidade de vida dos funcionários. Elaborada com base nos estudos de Chiavenato (2005), Graça (1999), Oliveira (2011), Rizatti (2002) e Russo (2010) que desenvolveram estudos sobre clima organizacional nas organizações, bem-estar dos colaboradores e ambiente de trabalho. Foi adotada como técnica metodológica a pesquisa bibliográfica. Nesse sentido, é possível observar que uma cultura organizacional sólida, com valores estabelecidos, contribui de forma positiva na construção do sujeito perante uma organização. Dessarte, o trabalhador necessita de um planejamento diferenciado para realizar suas atividades e que possibilitem ao colaborador um melhor desempenho para que alcance o seu principal objetivo na respectiva empresa.
Referências
Bispo, C. A. F. (2008). Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. Revista Produção, 18( 2).
Bergamini, C. W. (1997). Motivação nas organizações. (4a. ed.), Atlas.
Chiavenato, I. (2004). Introdução à Teoria Geral da Administração. (3a ed.), Elsevier.
Chiavenato, I. (2005). Gerenciando com as pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas: um guia para o executivo aprender a lidar com sua equipe de trabalho. Elsevier.
Chiavenato, I. (2010). Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. (3a ed.), Elsevier.
Ferreira, V. C. P., Fortuna, A. A. M., & Tachizawa, T. (2006). Gestão com Pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. (5a. ed.), Editora FGV.
Guerreiro, R. (1991). Mensuração do resultado econômico. Caderno de Estudos Fipecafi.
Graça, H.. (1999). Clima organizacional: uma abordagem vivencial. Funadesp.
Lima, S. M. B., & Albano, A. G. (2002). Um estudo sobre Clima e Cultura Organizacional na concepção de diferentes autores. Revista CCEI/URCAMP, 6 (10).
Lucena, M. D. da S. (2004). Planejamento estratégico e gestão do desempenho para resultados. Atlas.
Luz, R. S. (1996). Clima Organizacional. Qualitymark.
Luz, J. P. da. (2001). Metodologia para análise de clima organizacional: um estudo de caso para o Banco do Estado de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado no Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina. UFSC.
Matos, J. G. R., Matos, R. M. B., & Almeida, J. R. de. (2007). Análise do ambiente corporativo: E-Papers.
Marconi, M. de A., & Lakatos, E. M.. (2007). Metodologia cientifica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. (5ª ed.) Atlas.
Moreira, E. G. (2012). Clima organizacional. Iesde.
Maximinao, A. C. A. (2010). Introdução à Administração. (7a. ed.) Atlas.
Oliveira, M. M. de . (2011). Como fazer projetos, relatórios monografias, dissertações e teses. (5a. ed.) Elsevier, 2011.
Rizatti, G. (2002). Categorias de análise de clima organizacional em universidades federais brasileiras. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Robbins, S. P. (2002). Comportamento organizacional.(9. ed.) Prentice Hall.
Robbins, S. P., Judge, T. A. & Sobrasl, F. (2010). Comportamento Organizacional. (14a. ed.), Pearson Prentice Hall.
Russo, G. M. (2010). Diagnóstico da cultura organizacional. Elsevier.
Santos, J. L., Kelm, M. L., & Abreu, A. F. (2001). Um modelo de gestão por resultados segundo a teoria da agência - um estudo de caso: Banco do Estado de Santa Catarina S/A. Revista de Administração da USP, 36 (3).
Tagliocolo, C., & Aaraújo, G. C. (2007). Clima Organizacional: um estudo sobre as quatro dimensões de análise. Faculdades Integradas Rui Barbosa: Seget.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lorena Ferreira Santos; Tatiana Torres; Jucimar Casimiro de Andrade; Fernando Salvino da Silva; Robson José Silva Santana; Renata Porto Chaves; Antônielle Patricia Lima da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.