Uma análise da didática de gasparin: possibilidade de práxis pedagógica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i9.1316

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica; Trabalho docente; Ensino; Formação humana integral.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a proposta didática de Gasparin (2013) a partir da obra intitulada “Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica”, consubstanciado na metodologia proposta pelo professor Dermeval Saviani, o qual aborda essa pedagogia como sendo uma alternativa para superar as abordagens liberais da formação docente nas últimas décadas. O trabalho traz a explanação dos cinco passos do método pedagógico proposto por Saviani (2011), sintetizado na didática de João Luiz Gasparin. Como questão central tem-se: como trabalhar a práxis pedagógica que promova a formação integral dos educandos partindo das contribuições da Didática de Gasparin fundamentada nos princípios da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC)? A metodologia parte da pesquisa bibliográfica pertinente à temática proposta e seus fundamentos epistemológicos no Materialismo Histórico-Dialético de Marx, com abordagem qualitativa. Busca enquanto objetivo obter conhecimento teórico para chegar à prática docente numa perspectiva histórico-crítica a partir de aportes didáticos que evidenciam a viabilidade de transformação social dos docentes e discentes. Os resultados obtidos demonstram que há possibilidade de aplicação do método que intenta trabalhar a proposta de ensino fundamentada na pedagogia histórico-crítica, rompendo assim com os modelos de abordagens liberais e também verificou-se que através da socialização do saber sistematizado é possível ter êxito na formação humana integral e transformação social dos discentes. Concluímos que no método de Gasparin o trabalho docente é mais dinâmico e o processo dialético de prática-teoria-prática leva o educando a perceber que os conteúdos a serem estudados estabelecem relação com a realidade e com a totalidade da prática social e histórica. 

Referências

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Gasparin, João Luiz. (2013). Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5 ed. Campinas: Autores Associados.

Gasparin, J. L. Petenucci, M. C. (2014). Pedagogia histórico crítica: da teoria à prática no contexto escolar. V. 2, n. 02. Disponível em: http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf. Acesso em 13/06/2019.

Gil, A. C. (2002). Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, 4, 44-45.

Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Minayo, M. C. D. S. (1994). Pesquisa social.

Pistrak, M. M. (2018). Fundamentos da escola do trabalho. Expressão popular.

Sasso de Lima, T. C., & Tamaso Mioto, R. C. (2007). Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, 10.

Saviani, D. (2011). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas: Autores Associados.

Saviani, D. (2007). Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 39 ed. Campinas: Autores Associados.

Vigotski, L. S. (2001) A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, Martins Fontes.

Vigotski, L. S. (1994). A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes.

Downloads

Publicado

27/06/2019

Como Citar

SILVA, F. E. M. da; SOUSA, A. de A.; PEREIRA, A. da S.; OLIVEIRA, M. das G. de; SOUTO, R. N.; OLIVEIRA, E. G. de. Uma análise da didática de gasparin: possibilidade de práxis pedagógica?. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 9, p. e39891316, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i9.1316. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1316. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais