Dificuldades enfrentadas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos de um município do interior de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13164Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos; Ensino; Aprendizagem.Resumo
Este trabalho foi realizado na escola em uma escola pública de Sinop,Mato Grosso, Brasil, no ano de 2011 e tem como objetivo identificar como se desenvolve o processo de ensino e aprendizagem e os problemas enfrentados pelos docentes. Para isso, foi feito pesquisa bibliográfica e de campo com uma amostra de professores e alunos que lecionam e frequentam, respectivamente a escola , sendo aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas. As informações obtidas a partir desse levantamento, forneceram dados sobre os reais problemas presentes na Educação de Jovens e Adultos. Através dos questionários aplicados aos alunos constatou-se que 57% pertencem ao sexo feminino e 43% pertencem ao sexo masculino. Ao questionar os alunos quanto ao motivo que os levou a não mais frequentar o Ensino Regular, o maior índice foi de 44,44% para ter que ajudar economicamente a família, seguido de 30,30% desistiram da escola regular devido a problemas familiares, 18,18% outros motivos, 4,04% não responderam, 2,02% foi devido à reprovação escolar, 1,01% não parou de estudar. Dos motivos que levaram os alunos entrevistados a voltar a estudar, obteve-se o maior índice a realização pessoal que ficou com 44,44%, seguido por 35,35% que pretendem adquirir um emprego, 12,12% outros motivos, 7,07% permanecer no emprego, 1,01% preferiu não responder. A partir das respostas, conclui-se que a escola CEJA SILVA FREIRE, busca atender os alunos respeitando sua cultura e história de vida.
Referências
AJALA, Michele Cristina. ALUNO EJA: motivos de abandono e retorno escolar na modalidade EJA e expectativas pós EJA em Santa Helena-PR. Paraná: Medianeira, 2011.
Becker, F. M. Mercado de trabalho e qualificação da força de trabalho no brasil em tempos de globalização contemporânea. Florianópolis, 2012.
Carbone, S. A. B. Dificuldades de aprendizagem na educação de jovens e adultos: uma reflexão com alfabetizadores da EJA. Medianeira, 2013.
Cardoso, D. S. Dificuldades enfrentadas pelos professores de Matemática da educação de jovens e adultos frente a uma metodologia de ensino. Santa Catarina: Criciúma, fevereiro de 2007.
CEJA Silva Freire, Projeto Político Pedagógico escola, 2011.
Freire, P. Livro Pedagogia da Autonomia; Saberes Necessários à Prática Educativa, Editora Paz e Terra S/A, 1996.
Inocencio, A. O., & Hlenka, V. Principais causas para a desistência de alunos no ensino médio. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia. Medianeira, 8(16), E-4974. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Nascimento, S. M. Educação de jovens e adultos EJA, na visão de Paulo Freire. Paranavaí, 2013.
Oliveira, M. C., Ponte, V. M. R., Barbosa, J. V. B. Metodologias de pesquisa adotadas nos estudos sobre Blanced Scorecard. XXV Congresso Brasileiro de Custos Minas Gerais: Belo Horizonte, 2006. https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/
Pereira, A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. UFSM. https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.
Silva, M. I. M. S., Guerra, M. J. Os impactos da escolarização tardia na eja: um desafio a ser vencido na vida de adultos das camadas populares. Congresso internacional de educação e inclusão. CINTEDI. Paraíba, 2014. http://www.editorarealize.com.br/revistas/cintedi/anais.php
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leilane Alves de Oliveira; Felício Guilardi Junior; Julio Martinez Alves Oliveira; Jessica Alves de Oliveira; Rosângela Aparecida Alves Martinez de Oliveira; Pedro Henrique Petrilli; Tânia Adas Saliba

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.