Percepções sobre a educação ambiental no Instituto Superior de Educação
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i10.1325Palavras-chave:
Sociedade. Meio Ambiente. Educação.Resumo
O artigo, ora apresentado, fruto de uma pesquisa, teve como escopo identificar e descrever as ações e os modos de ver a educação ambiental (EA) nos cursos de licenciatura do Instituto Superior de Educação (ISE), instância vinculada ao Centro de Universitário de Anápolis (UniEvangélica). Por se tratar de um estudo de caso, utilizou-se o questionário como instrumento para coletar dados com os docentes e discentes dos cursos de licenciatura em química, matemática, biologia, letras, história e pedagogia da referida instituição. O resultado foi descritivo e exploratório em que se discutiu-se qualitativamente sob a luz da literatura sobre meio ambiente e EA. Como resultado do estudo, na visão dos sujeitos envolvidos que o ISE tem adquirido uma maior percepção das questões ambientais, através das atividades e pesquisas que enfocam as temáticas do meio ambiente e a educação ambiental.
Referências
Barbosa, Ivaldete; Bezerra, Leonardo M., Abrahão, Viviane & Pietrafesa, José Paulo (2007). Educação ambiental: uma análise exploratória. Educação & Mudança, 18(19), 35-50.
Bezerra, Leonardo M. (2019). As avenidas da minha cidade: considerações a respeito das nomenclaturas. Research, Society and Development, 8(8):e27881215 disponible: https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/1215/989 . Acceso al: 01 de junio de 2019.
Borba, Odiones de Fátima, Milagres, Géssica Filgueiras & Barreira, Celene Cunha Monteiro Antunes. (s/d). Anápolis/GO e suas interfaces com a região urbana do eixo Goiânia/GO-Brasília/DF. In: Observatório Geográfico América Latina. s/d, disponible: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal14/Geografiasocioeconomica/Geografiaurbana/060.pdf. Acceso al: 01 de junio de 2019.
Castro, Joana D’Arc Bardella (2004). Anápolis: Desenvolvimento industrial e meio ambiente. Anápolis: AEE.
Dias, Genebaldo Freire (2000). Educação ambiental: Princípios e práticas. São Paulo: Gaia.
Dias, Reinaldo (2006). Gestão ambiental: Responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Atlas.
Fazenda, Ivani; Arantes, Catarina (1998). Didática e interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus.
Fouto, Ana Rita Ferreira (2002). O papel das universidades rumo ao desenvolvimento sustentável: das relações internacionais as práticas locais. Campus Verde. Acceso al: Noviembre, 2006, Disponible: http://campus.fct.unl.pt/campusverde/W_RIA_ARFF.doc.
Iannone, Roberto Antônio (1992). A revolução industrial. São Paulo: Moderna.
Jacobi, Pedro Roberto (2005). Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, 31(2), 233-250.
Kraemer, Maria Elisabeth Pereira. A universidade do século XXI rumo ao Desenvolvimento Sustentável. Ambiente Brasil. Acceso al: Noviembre, 2006. Disponible http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=/educacao/artigos/universidade.html
Leff, Enrique (2001). Saber ambiental: Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis R.J.: Vozes.
Mininni-Medina, Nana (2001). Educação Ambiental na educação formal. In: Leite, Ana Lúcia Tostes de Aquino & Mininni-Medina, Nana. Nana (orgs). Educação Ambiental: Curso básico à distância (pp 37-92). Brasília: DF
Polonial, Juscelino Martins (2000). Ensaios sobre a história de Anápolis. Anápolis: AEE.
Polonial, Juscelino Martins (2007). Anápolis: Das origens do povoado à revolução de 1930. In Toschi, Mirza Seabra (org.). 100 anos: Anápolis em pesquisa (pp. 15-34). Goiânia: Vieira.
Ramonet, Ignacio (2003). Guerras do século XXI. Petropolis: Vozes.
Rocha, Paulo Ernesto Diaz (2003). Trajetórias e perspectivas da interdisciplinaridade ambiental na pós-graduação brasileira. Ambiente & Sociedade, 6(2), 155-18.
Sachs, Ignacy (2002). Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond.
Tauchen, Joel Antonio (2007). Um modelo de gestão ambiental para implantação em instituições de ensino superior. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Brasil.
Unievangélica (2006). Plano de Desenvolvimento Institucional: segundo aditamento. Anápolis, Goiás: AEE.
Weil, Pierre (1990). A arte de viver em paz: Por uma consciência e educação. São Paulo: Gente.
Zucchi, Odir Jose (2002). Educação ambiental e os parâmetros curriculares nacionais: Um estudo de caso das concepções e práticas dos professores do Ensino Fundamental e Médio em Toledo-Paraná. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.