Promoção a saúde em uma clínica pediátrica: vivências de estudantes de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.13375

Palavras-chave:

Promoção em saúde; Enfermagem; Criança.; Criança

Resumo

Descrever a experiência de cuidado vivenciada com crianças hospitalizadas a partir da ludoterapia. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir das vivências de discentes de enfermagem, permeada pelas atividades do Módulo de Práticas Interdisciplinares em Ensino, Pesquisa e Extensão II – PIEPE II, do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Foram realizadas no período de maio a julho de 2019, na pediatria do Hospital Santa Casa de Misericórdia, localizado no município de Sobral, estado do Ceará. As intervenções executadas foram realizadas em sete encontros e na aplicação das intervenções, cada acadêmica construiu um personagem diferente para se apresentarem nas ações e abordar os temas de forma lúdica. O resultado das intervenções foi avaliado de acordo com a interação e o entusiasmo das crianças durante as dinâmicas. Para dar início ao processo de intervenções, as acadêmicas fizeram uma visita prévia ao Setor de Pediatria para ver a realidade situacional das crianças. Diante disso, nota-se que a ludoterapia apresentaram-se satisfatória, pois favoreceram uma comunicação efetiva, a formação de vínculo entre profissional-paciente e possibilitou o cuidado integral e humanizado. A vivência proporcionou uma visão além da teoria, agregando valores na formação acadêmica sobre a relevância da assistência holística e humanizada que deve ser trabalhada com o paciente, em especial o infantil.

Biografia do Autor

Tatiane de Sousa Paiva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral - CE. Integrante da Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO), atuando como ligante no Hospital do Coração de Sobral. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Vulnerabilidade e Saúde (GEVS- CNPq)- Área Temática Saúde Cardiovascular. Monitora do modulo Sistema Cardiovascular e hematopoetico do programa institucional de monitoria voluntária da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Vivências anteriores: Integrante da Liga Interdisciplinar em Saúde Mental (LISAM) (2017.2 - 2019.1). Atuou como monitora no programa institucional de monitoria voluntária do módulo Determinantes Biológicos do Processo Saúde-Doença (2019.1 - 2019.2). Participou como bolsista do Projeto da Iniciação Científica financiado e vinculado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) Outubro de 2018 à Março de 2019. Participou como bolsista de iniciação cientifica no Progroma institucional de Iniciação Cientifica (PIC-PBPU) Julho de 2020 a dezembro de 2020.

Natasha Vasconcelos Sobrinho, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda do 7° semestre do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral - CE. Foi Diretora de Ensino e Pesquisa da Liga Interdisciplinar em Saúde Mental - LISAM e membro do Projeto de extensão Caixa de Pandora da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Bolsista do projeto PIBITI/CNPq durante agosto de 2018 a 2019. Fez estágio voluntário no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I. Atualmente participou do Grupo de estudos de Saúde Mental - GESAM. É Diretora de Extensão do Núcleo de Ensino e Extensão em Assistência Pré-Hospitalar - NEEAPH e participa do projeto de monitoria do Grupo de Resposta e Ensino em Emergências Pré-Hospitalares - GREEPH. Participou do programa de imunização pela prefeitura de Sobral - Ce. Atuando principalmente nos seguintes temas: estrategia de saúde da família, acesso aos serviços de saúde e saúde mental, serviços de urgência e emergências.

Thamires Sales Macêdo, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda do sétimo semestre no curso de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA; Membro do Grupo de Estudos de Cuidado de Enfermagem na Saúde do Adulto - GECESA; Participante da pesquisa sobre Prevenção de Quedas no Ambiente Hospitalar; Diretora de extensão e Membro da Liga de Enfermagem em Cardiologia - LECARDIO; Monitora do módulo do sistema geniturinário; Bolsista de Iniciação Científica, pela bolsa BPI-FUNCAP; Conselheira de Saúde da Prefeitura de Sobral, no controle social.

Maria Idelania Alves da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA; Extensionista da 5° turma da Liga de Enfermagem em Saúde da Família (LESF); Monitora do módulo de Vida Adulta do curso de Enfermagem da UVA.

Maria Pereira Cassimiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú

 Acadêmica de Enfermagem da Universidade Vale do Acaraú (UVA), membro da Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO).

Ingrid Kelly Morais Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda do 7° período do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral - CE. Integrante da Liga Interdisciplinar em Saúde da Criança (LISCRI) (2018). Monitora do módulo Mecanismos de Defesa e Enfrentamento no Processo Saúde-Doença (2019). Atou como bolsista voluntária do Programa de iniciação voluntária da UVA - PROVIC (2019). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas à saúde do Adulto (GECESA) (2018-2020). Atualmente Monitora do Módulo Vida Adulta do Programa Institucional de Monitoria Voluntária da Universidade Estadual Vale do Acaraú e integrante da Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO) atuando como ligante no Hospital do Coração de Sobral. Áreas de investigação: Tecnologias Educacionais, Segurança do Paciente, Promoção da Saúde e Saúde Cardiovascular.

Luís Henrique Azevedo Moreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Membro do do grupo de pesquisa em Políticas, Cuidado e Tecnologias em Saúde às Populações Vulneráveis (GEVS). Membro da Liga de Enfermagem em Saúde da Família (LESF). Monitor do módulo acadêmico Práticas Interdisciplinares de Ensino Pequisa e Extensão II (PIEPE II) 2018.2. Membro do Centro Acadêmico Wanda de Aguiar Horta (Gestão 2017-2018). Monitor do módulo acadêmico Sistema Respiratório (2017.1 - 2017.2).

Maria Adelane Monteiro da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

  • Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutorado Sanduiche pela Escola Superior de Enfermagem da Cidade do Porto e Pós Doutorado pela UFC/ CAPES. Professora adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Vulnerabilidade e Saúde - GEVS. Docente permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família- RENASF/ FIOCRUZ/UVA e do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família - UFC. Linhas de Pesquisa: Promoção da Saúde, Atenção e Gestão do Cuidado, Gestão e Avaliação dos Serviços de Saúde.Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Pré Natal Parto e Puerpério, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Sexual e Reprodutiva e Coordenação de Grupos. Atualmente Coordenadora da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós - Graduação (PRPPG).

Francisca Isaelly dos Santos Dias, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Bolsista de Iniciação Científica no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq no período 2011/ 2013. Especialista com caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia - EFSFVS. Mestranda em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Vulnerabilidade e Saúde (GEVS). Atualmente Enfermeira na Atenção Primária à Saúde no município de Varjota-CE.

Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira. Pós-Doutorado em Enfermagem na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Enfermagem na Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), nucleadora UVA. Docente Permanente do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC). Vice-líder do Grupo de pesquisa e estudos em Vulnerabilidade e Saúde (GEVS).

Referências

Alves, E. (2019). Promoção da Alimentação Saudável na Prevenção da Obesidade em Crianças do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) - Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, [S. l.], 01-157 f.

Azevedo, AVS.; Lançoni Júnior, AC.; Crepaldi, MA.; et al. (2017). Interação equipe de enfermagem, família, e criança hospitalizada: revisão integrativa. Revista Ciência & Saúde Coletiva. 22, (11), 3653-3666.

Barroso, MCCS.; Santos, RSFV.; Santos, AEV.; Nunes, MDR.; Lucas, EAJCF. (2020). Percepção das crianças acerca da punção venosa por meio do brinquedo terapêutico. Acta Paulista de Enfermagem. 33.

Berté, C.; Ogradowski, KR.; Zagonel, IP.; Tonin, L.; Favero, L.; Junior, RL. (2017). Brinquedo terapêutico no contexto da emergência pediátrica. Rev Baiana Enferm. 31(3), 20378.

Buscaratto, CE. (2020). Contação de História como Forma Terapêutica na Recuperação de Crianças e Adolescentes de um Hospital de Santa Catarina. Revista de Extensão da UNIVASF – Petrolina. 08, (01), 100-112.

Carvalho, MC.; (2019). O Lúdico na Hospitalização Pediátrica. Monografia (Especialista). 01-39 f. Obtido em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/37302

Catapan, SC.; Oliveira, WF.; Rotta, TM. (2019). Palhaçoterapia em ambiente hospitalar: uma revisão de literatura. Ciência & Saúde Coletiva. 24(9), 3417-3429.

Chesani, FH.; et al. (2019). O acolhimento ao cuidador de crianças internadas. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. 8, (2), 217-228.

Freire, SGB.; et al. (2019). Aprendizagem e Desenvolvimento: Um Estudo sobre recomendações alimentares para a criança na Educação Infantil. Id Online Revisa Multidisciplinar e de psicologia. 13, (45), 11-20.

Gerhardt, TE.; Silveira, DT. (2009). Métodos de Pesquisa. 1ª edição. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Gesteira, ECR.; et al. (2020). Projeto lúdico para crianças hospitalizadas: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 12, (4953), 01-06.

Meira, MM.; et al. (2017). O papel da pessoa na formação dos valores sociais das crianças. Revista Even. Pedagógica. 8, (2), 22, 897-913.

Modes, PSSA.; Gaíva, MAM.; Monteschio, CAC. (2020). Incentivo e Promoção da Alimentação Complementar Saudável na Consulta de Enfermagem à Criança. Revista Contexto & Saúde. 20, (40), 189-198.

Oliveira, RLB. (2017). Atividades Lúdicas como estratégia para a promoção da saúde bucal nas crianças e adolescentes hospitalizados. I Seminário de humanização do HUPAA. 1, (4), 33-38.

Oliveira, WF.; (2016). O núcleo de humanização, arte e saúde: uma experiência coletiva de produção social de saúde. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. 8, (18), 198-211.

OMS (1990). LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990. Obtido em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm

ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE. FOLHA INFORMATIVA - ACIDENTES DE TRÂNSITO. Obtido em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5147:acidentes-de-transito-folha-informativa&itemid=779

Pereira, AS.; et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Obtido em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.

Reis, MRP.; Freire, MH.; et al. (2018). A canção de apresentação como um recurso de musicoterapia na saúde mental. Revista In Cantare. 9, (1), 1-108.

Rocha, ENT.; Rocha, RR.; et al. (2018). O tratamento de crianças hospitalizadas. Journal of Specialist. 2, (2), 4.

Sabino, ASS.; Esteves, AVF.; Oliveira, APP.; Silva, MVG. (2018). O conhecimento dos pais quanto ao processo do cuidar por meio do brincar. Cogitare Enferm. 23, (2), 52849.

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL. (2012). Serviço: Pediatria, Sobral, 30 de abr. de 2012. Obtido em: https://www.stacasa.com.br/servicos/

Santos, CS.; et al. (2017). Humanização no tratamento de crianças com câncer através das atividades lúdicas. International nursing congress. 1, (1), 01-03.

Silva, SGT.; et al. (2017). Influência do Brinquedo Terapêutico na ansiedade de crianças escolares hospitalizadas: Ensaio clínico. Revista Brasileira de Enfermagem. 70, (6), 1244-1249.

Sucasas, HTF.; et al. (2018). Avaliação parasitológicas em crianças em crianças do projeto novo horizonte no município de Manhuaçu, Minas Gerais. IV Seminário Científico da FACIG. 1, (1), 1-8.

Downloads

Publicado

27/09/2021

Como Citar

PAIVA, T. de S.; SOBRINHO, N. V.; MACÊDO, T. S.; SILVA, M. I. A. da; CASSIMIRO, M. P.; OLIVEIRA, I. K. M.; MOREIRA, L. H. A.; SILVA, M. A. M. da; DIAS, F. I. dos S. . .; FREITAS, C. A. S. L. Promoção a saúde em uma clínica pediátrica: vivências de estudantes de enfermagem. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 12, p. e467101213375, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i12.13375. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13375. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde