A análise de conteúdo como metodologia nos periódicos Qualis-CAPES A1 no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13378Palavras-chave:
Bardin; Educação em Ciências; Metodologia de análise.Resumo
A metodologia de uma pesquisa explicita o caminho percorrido em um estudo. Neste sentido, pesquisamos as metodologias de análise empregadas em 677 artigos, de duas revistas Qualis-CAPES A1, visando identificar a uso da Análise de Conteúdo. As revistas investigadas foram “Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências” e “Ciência e Educação”, sendo que 145 artigos apresentaram o descritor “análise de conteúdo”. Destes artigos, analisamos a menção do descritor pela primeira vez no texto (título, resumo ou palavras-chave). Assim, empregando a análise de conteúdo, chegamos a duas categorias: “o mapeamento da Análise de Conteúdo em pesquisas no ensino de Ciências” e a categoria emergente “o rigor do referencial teórico no percurso metodológico da pesquisa”. Neste sentido, observamos que, a análise de conteúdo foi mencionada pela primeira vez no desenvolvimento do trabalho em 61,4% dos artigos. E como uma referência desta metodologia de análise, a Laurence Bardin foi citada em 76,1% dos artigos analisados.
Referências
Almeida, M. J. P. (2012). Meio século de educação em ciências: foco nas recomendações ao professor de física. LF Editorial.
André, M. (2001). Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de pesquisa, (113), 51-64.
Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Bardin, L. (2008). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Bauer, M. W. (2018). Análise de Conteúdo clássica: Uma revisão. In M. W. Bauer, & G. Gaskell (org). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Vozes.
Cervo, A. L., Bervian, P. A., & Silva, R. (2007). Metodologia científica. Pearson Prentice Hall.
Feres, G. G., & Nardi, R. (2014). A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: contribuição teórico-analítica sobre panorama histórico e perfil dos cursos. In R. Nardi, & T. V. O. Gonçalves. A pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: memórias, programas e consolidação da pesquisa na área. Editora Livraria da Física.
Franco, M. L. P. B. (2005). Análise de conteúdo. Liber Livros.
Friedlander, M. R., & Arbues-Moreira, M. T. (2007). Análise de um trabalho científico: um exercício. Revista Brasileira de Enfermagem, 60(5), 573-578.
Garcia, D. C. F., Gattaz, C. C., & Gattaz, N. C. (2019). A Relevância do Título, do Resumo e de Palavras-chave para a Escrita de Artigos Científicos. Revista de Administração Contemporânea, 23(3), 1-9.
Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas.
Lüdke, M. (1988). Como anda o debate sobre metodologias quantitativas e qualitativas na pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, 64, 61-3.
Medeiros, E. A., & Amorim, G. C. C. (2017). Análise textual discursiva: dispositivo analítico de dados qualitativos para a pesquisa em educação. Laplage em revista, 3(3), 247-260.
Miranda, J. L. C, & Gusmão, H. R. (1997). Como escrever um artigo científico. EDUFF.
Moares, R., & Galiazzi, M. do C. (2013). Análise textual discursiva. Editora Unijuí.
Moraes, R. (1999). Análise de Conteúdo. Revista Educação, 22(37), 7-32.
Moraes, R. (1999). Uma experiência de pesquisa coletiva: introdução à análise de conteúdo. In M. C. Grillo, & M. F. Medeiros (org). A construção do conhecimento e sua mediação metodológica. EDIPUCRS.
Nardi, R. (2005). A área de ensino de ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. Tese Livre- Docência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo, Brasil.
Nardi, R., Almeida, M. J. P. M. (2004). Formação da área de ensino de ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 4(11), 90-100.
Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. UFSM, https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf.
Reis, A. C. E., Miguel, K. S., Justina, L. A. D., Meglhioratti, F. A., & Cunha, M. B. (2019). A produção científica da área de ensino de Ciências e Matemática: caracterização dos resumos publicados em periódicos no ano de 2017. Revista Espacios, 40(12).
Severino, A. J. (2013). Metodologia do trabalho científico. Cortez.
Teixeira, E. B. (2003). A análise de dados na pesquisa científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Revista Desenvolvimento em Questão, 1(2), 177-201.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fernanda Oliveira Lima; Mayra Alonço; Olga Maria Schimidt Ritter
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.