Ensino de desenho técnico e arquitetônico: uma proposta de exercícios interdisciplinares de representação gráfica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i10.1340Palavras-chave:
Interdisciplinaridade; Engenharia Civil; Arquitetura.Resumo
O trabalho serviu para embasar a construção de um produto educacional, um livro de exercícios contextualizados de desenho técnico e arquitetônico. A pesquisa realizada foi de caráter qualitativo e quantitativo. A fundamentação teórica baseou-se em interdisciplinaridade no ensino, com foco em ensino de desenho. Sob o aspecto metodológico, é uma pesquisa com estratégia do tipo design science. No trabalho, criou-se estratégias de facilitação da aprendizagem do ensino de desenho pela realização de exercícios mais atrativos e contextualizados, próximos da realidade dos estudantes; averiguou-se as contribuições do livro no processo de ensino/aprendizagem e verificou-se a importância da interdisciplinaridade entre áreas afins como a engenharia civil e arquitetura. A primeira versão do livro foi avaliado no processo de validação de conteúdo por juízes e, por pedagoga, por meio de avaliação didática-pedagógica. Por fim, apresentou-se um livro de exercícios de representação gráfica que utiliza o recurso do contexto histórico arquitetônico de edificações para o entendimento dos elementos da arquitetura existentes e, para atrair estudantes e aproximar dos conteúdos do curso, a demonstração dos sistemas estruturais. Os exercícios mostraram-se relevantes e o formato do livro, claro e objetivo, agregando conhecimento sobre as edificações. Segue um percurso metodológico que garantirá a aplicabilidade na realidade acadêmica, permitirá o desenvolvimento da visão espacial dos discentes caso haja treino e colaborará com a aproximação da realidade do curso em Engenharia Civil, podendo ser aplicado também no curso de Arquitetura e curso técnico em Edificações.
Referências
Alexandre, Neusa Maria Costa; Coluci, Marina Zambon Orpinelli. (2011) Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciênc. Saúde coletiva [online], vol.16, n.7, pp.3061-3068. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?Pid=S1413-81232011000800006&script=sci_abstract&tlng=pt> Acesso em: 23 mar 2018.
Allain, Olivier; Gruber, Crislaine. (2017) Tradução do texto de Pierre Pastré: A análise do trabalho em didática profissional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. vol.98 n°250. Brasília, Set./Dec.
Assmann, H. (1998) Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Rio de Janeiro: Vozes.
Gadotti, Moacir. (1993) A organização do trabalho na escola: alguns pressupostos. São Paulo: Ática.
Gadotti, Moacir. (2004) Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez.
Japiassú, Hilton (1976) Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago.
Libâneo, José Carlos. (2013) Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez.
Lukka, K. (2003) In Ojala, L. & Hilmola, O.-P. (eds.) The constructive research approach: case study research in logistics. Publications of the Turku School of Economics and Business Administration, Series B1.
Luz, Adriana Augusta Benigno dos Santos. (2007) UFPR - Universidade Federal do Paraná, Departamento de Desenho. As relações interdisciplinares no ensino do desenho: um instrumento facilitador na construção do conhecimento humano. In: XVIII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico - VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design., 2007 Curitiba, Anais... Curitiba ABEG. Graphica.
Martins, Djanine Dolovet; Terçariol, Adriana Aparecida de Lima. (2016). A busca da interdisciplinaridade nas disciplinas de projeto arquitetônico no curso de graduação em arquitetura e urbanismo. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, [s.l.], v. 11, n. 3, p.1352-1371.
Medeiros, Rosana Kelly da Silva et al. (2015) Validação de conteúdo de instrumento sobre a habilidade em sondagem nasogástrica. Revista Eletrônica de Enfermagem, [s.l.], v. 17, n. 2, p.1-12, 30 jun. Universidade Federal de Goiás. http://dx.doi.org/10.5216/ree.v17i2.28820.
MOTA, Isabel Kathyane Silva et al. Didática profissional: uma possibilidade à Educação Profissional e Tecnológica. Research, Society And Development, [s.l.], v. 8, n. 9, p.1-9, 26 jun. 2019. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i9.1285. Disponível em: <https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/viewFile/1285/1046>. Acesso em: 05 ago. 2019.
Pombo, Olga. (2006) Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, [s.l.], v. 1, n. 2, p.1-13, Liinc em Revista. http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v1i1.186. Disponível em: <http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3082/2778> Acesso em: 17 mar. 2018.
Saviani, Dermeval. (2003) O choque teórico da Politecnia. Trabalho, educação e saúde [online]. vol.1, n.1, pp.131-152, 2003.
Silva, Marly Terezinha Quadri Simões da. (2007) Geometria descritiva: uma experiência didática. In: XVIII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico - VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design., 2007 Curitiba, Anais... Curitiba ABEG. Graphica.
Thiesen, Juares da Silva. (2008) A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], v. 13, n. 39, p.545-554, FapUNIFESP (SciELO).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.