Alquimia das tintas naturais na construção do processo mágico na linguagem pictórica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13632Palavras-chave:
Tintas naturais; Arte e natureza; Educação.Resumo
O homem tem a aspiração inerente de registrar suas obras de artes desde os primórdios da antiguidade, cujo anseio levou à busca de pigmentos naturais para desenvolver tintas. Os pigmentos naturais estão presentes em toda a matéria viva e fornecem cores atraentes, em substituição aos corantes sintéticos. Nessa perspectiva, a pesquisa trata sobre os pigmentos naturais e suas possibilidades e experimentos no campo artístico, na linguagem das artes visuais, especificamente na pintura. Nesse contexto, os pigmentos tornam-se essenciais para a confecção de tintas naturais, ecológicas, podendo oferecer inúmeras possibilidades de serem transformadas em arte. O estudo tem por finalidade reconhecer e identificar os pigmentos naturais existentes na região do Cariri cearense. Trata-se de uma pesquisa-ação, um estudo experimental, aplicado, com abordagem exploratória e participativa, com o aporte da pesquisa bibliográfica. Sob essa égide, o material natural (mineral) foi coletado na Chapada do Araripe. Nesse caso, a coleta priorizou os subprodutos, de fácil acesso, como matéria-prima no Geossítio Riacho do Meio, Barbalha-CE. Ainda também, realizou-se a extração de matéria-prima no Lago da Misericórdia Cascata e no Parque Estadual Sitio Fundão situados em Crato-CE. É possível pensar arte desenvolvendo a sensibilidade, reconhecendo arte como conhecimento, pesquisa e criação artística, bem como, utilizar na abordagem didática nas escolas e fazer artístico dos discentes.
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