A avaliação formativa e a Zona de Desenvolvimento Proximal
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i10.1371Palavras-chave:
Avaliação escolar; Avaliação formativa; Zona de Desenvolvimento Proximal.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as possíveis relações entre a avaliação formativa e a Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. Como método de pesquisa, optou-se por utilizar a pesquisa especulativa, pois a intenção é produzir um texto teórico com base em outros textos teóricos. A Zona de Desenvolvimento Proximal pode ser considerada como o espaço entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. A avaliação formativa pode ser entendida como um processo escolar que visa identificar e modificar a lacuna de aprendizagem dos estudantes, sendo uma forma de identificar a zona de desenvolvimento real e intervir para que o aluno alcance todo seu desenvolvimento potencial. Conclui-se que a avaliação formativa pode ser vista como complementar ao conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal quando se trata da aprendizagem dos alunos.
Referências
Barlow, M. (2006). Avaliação Escolar: mitos e realidades. Porto Alegre: Artmed.
Fino, C. N. (2001). Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, 14, pp. 273-291.
Hadji, C. (1994). A Avaliação, Regras do Jogo: Das Intenções aos Instrumentos (4ª edição ed.). (P. Editora, Ed.) Porto: Porto Editora.
Hadji, C. (2001). A Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: ARTMED Editora.
Heritage, M. (outubro de 2007). Formative Assessment: What Do Teachers Need to Know and Do? Phi Delta Kappan, 89, 140-145.
Martins, J. B. (2005). Vygotsky e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica.
Van Der Maren, J.-M. (1996). Méthodes de recherche pour l'éducation. Bruxelles: De Boeck and Larcier.
Vygotsky, L. (2007). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (7ª ed.). São Paulo: Martins Fontes.
Zanella, A. V. (1994). Zona de Desenvolvimento Proximal: análise teórica de um conceito em algumas situações variadas. Acesso em 2019, disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v2n2/v2n2a11.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.