Relações entre as concepções teóricas de Freire e Vygotsky: Um mapeamento bibliográfico no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências – ENPEC
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i12.1389Palavras-chave:
Diálogo; Interação; ENPEC; Educação em Ciências; Freire; Vygotsky.Resumo
Com referência às pesquisas voltadas às teorias que envolvem os processos teóricos no contexto da Educação em Ciências, as concepções de Paulo Freire e Lev S. Vygotsky, individualmente, têm contribuído para a configuração de novas perspectivas de análise e teorização do conhecimento científico produzido e apropriado pelos sujeitos. Pensando nisso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, o tipo bibliográfico em todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciência - ENPEC, ou seja, nos 20 anos de publicações nos anais do evento (1997-2017), nos quais buscou-se identificar e analisar produções que tecem relações entre as ideias de Freire e Vygotsky na área de ensino de Ciências. Após essa análise, identificou-se um pequeno número de produções com tais relações, sendo que as existentes, estão voltadas a dialogicidade em que ambos os autores se apoiam, bem como na importância das interações sociais e discursivas para o processo de ensino-aprendizagem.
Referências
Birznek, F. C. & Higa, I. (2017). A interação social em Paulo Freire e Vygotsky como referencial teórico na reflexão sobre as interações discursivas na aprendizagem de Física. In: Xi Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências- enpec (Vol.11. pp. 1-10). Florianópolis.
Boff, E. T. O., Frison, M. D., & Pansera-de-Araújo, M. C. (2005). Significação dos conceitos de Ciências Naturais e suas tecnologias numa perspectiva interdisciplinar: análise de uma Situação de Estudo. In: Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências- enpec (Vol. 5. pp.1-11). Bauru.
Freire, A. S., & Moraes, M. O. (2005). O lúdico na aprendizagem significativa como instrumento para a introdução dos conceitos da “Nova Biologia”. In: v encontro nacional de pesquisa em educação em ciências- enpec (Vol. 5. pp. 1-7). Bauru.
Freire, P. (2003). Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Gehlen, S. T., Auth. M. A., Pansera-de-Araújo, M. C., & Maldaner, O. A. (2008). Freire e Vigotski no contexto da educação em ciências: aproximação e distanciamentos. Revista Ensaio 10(2) 279-298.
Gehlen, S. T. (2009). A Função do Problema no Processo Ensino-Aprendizagem de Ciências: Contribuições de Freire e Vygotsky. (Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina,
Ludke, M., André, M. E. D. (2013). A Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas (2a ed.). Rio de Janeiro: EPU.
Muenchen,C., Griebeler, A., Santini, E. L., Forgiarini, M. S., Strieder, R. B., Hunsche, S., ... Auler, D. (2005). Enfoque CTS: Configurações Curriculares Sensíveis à Temas Contemporâneos. In: V Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências – enpec (Vol 5. pp. 1-12). Bauru.
Vygotsky, L.S. (2001). A Construção do Pensamento e Linguagem (1 ed). São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.