Informática e Filosofia: O Desenvolvimento de um Jogo Computacional como Processo de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v8i11.1446Palavras-chave:
Educação e tecnologia; Mediação; Ensino e aprendizagem.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta didático-pedagógica, realizada no Campus Avançado de Carmo de Minas, sob o viés Vygotskyano. Esta experiência consiste no cumprimento do Projeto Integrador (ação interdisciplinar) do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Informática Integrado ao Ensino Médio. A discussão dela vem responder ao seguinte problema de pesquisa: é possível estudar e aprender filosofia por meio do desenvolvimento de um jogo eletrônico, utilizando linguagem de programação? A análise se deu por meio de uma revisão de literatura e pela resposta de um questionário aplicado aos alunos com questões objetivas e uma discursiva. Com base no referencial teórico, onde autores fazem uma defesa do uso das tecnologias no ambiente educacional formal, entende-se a plausibilidade da realização do Projeto em destaque, sobretudo, pela implementação na sala de aula das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Portanto, esta pesquisa, possibilita uma reflexão aberta aos leitores, professores, alunos e pesquisadores, sobre os benefícios, como os facilitadores, isto é, a acessibilidade aos meios tecnológicos, e os desafios em fazer uso das TDIC como mediação no ensino e aprendizagem.
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