Estratégias e dificuldades encontradas na comercialização de hortifrutícolas em São Luís – MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14632

Palavras-chave:

Agricultores familiares; Mercado; Canais de comercialização.

Resumo

A presente pesquisa teve como finalidade analisar como se dar a comercialização dos produtos agrícolas da microrregião urbana de São Luís, no estado do Maranhão. Para o estudo, foram escolhidos, como público-alvo, produtores familiares e consumidores de hortifrutigranjeiros e alimentos comercializados em polos de distribuição na região de São Luís, no estado do Maranhão. Para isso, realizou-se pesquisas bibliográficas e documental, além da pesquisa de campo, na qual se utilizou de pesquisas, entrevistas, bem como verificação direta na coleta dos dados utilizados nas análises realizadas. Com a conclusão da pesquisa, constatou-se que a partir das abordagens teóricas e empíricas desenvolvidas no estudo, o objetivo tenha sido alcançado dentro da proposta de estudo proposto e não probabilístico. Nesse enfoque, a pesquisa considerou, como elemento basilar, a importância do pequeno produtor e da agricultura familiar na produção de alimentos no centro comercial de São Luís, além do atendimento ao mercado consumidor na região de estudo, alinhando, assim, a análise e discussão dos resultados às dimensões do desenvolvimento propostas pela pesquisa. Vale destacar que, no processo de comercialização, por exemplo, verificou-se, dentre outras características, a utilização de transporte próprio para o translado das mercadorias até os centros de comercialização, em embalagens sem identificação do nome do produtor, fato que se presente poderia colaborar para a logística e divulgação dos produtos oferecidos. Todavia, vale mencionar que a não divulgação das marcas e embalagens não se configura como elemento relevante na comercialização dos produtos, pois se verificou que os consumidores locais, em geral, confiam na procedência e qualidade dos produtos oferecidos pelos centros de comercialização – como as CEASAs.

Referências

Aquino, A. M et al. Análise da contribuição dos programas institucionais (paa, pnae e feira livre itinerante) na geração de renda e na qualidade de vida dos agricultores familiares da microrregião aglomeração urbana de são luís–ma. Extensão Rural em Foco: Apoio à Agricultura Familiar, Empreendedorismo e Inovação, 1, 173-182.

Brandt, S. A. Comercialização agrícola. Piracicaba: Livroceres, p. 195.

Campos, R. A. Agricultura familiar e políticas públicas: avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE no município de Campina da Lagoa/PR.

Chuquillanque, D. A. et al. (2015) Caracterização da produção agrícola e dos feirantes da agricultura familiar no Município de São Lourenço do Sul-RS. In: V Congreso Latinoamericano de Agroecología-SOCLA.

Da Silva, D. V., & Borges, J. J. R. P. (2020) As feiras-livres da agricultura familiar em Arapiraca, Alagoas, Brasil. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, 40(1), 84-101.

Dalfovo, M. S., Lana, R. A., & Silveira, A. (2008) Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista interdisciplinar científica aplicada, 2(3), 1-13.

Dos Santos, R. S. J. (2018) Percepção dos agricultores familiares que participam da feira de produtos orgânicos de Cruz das Almas.

Leuthold, R. M., Junku, J.C., & Cordier, J. E. (1989). The Theory and Practice of Futures Markets.

Piza, C. T., & Welsh, R.W., (1968). Introdução à Análise da Comercialização. Série Apostila n.º 10. Departamento de Economia - ESALQ/USP, Piracicaba-SP.

Scarabelot, M., & Schneider, S. (2012) As cadeias agroalimentares curtas e desenvolvimento local–um estudo de caso no município de Nova Veneza/SC. Revista Faz Ciência, v. 14, n. 19, p. 101.

Silva, L. C. M. et al. Território rural de identidade Parque das Emas: fortalecimento das famílias assentadas em Jataí-GO. 2016.

Souza-Seidl, R., & Billaud. J. P. (2005) O casamento entre os circuitos curtos e a agricultura de base. In. Brandenburg, A. Billaud. Jean-Paul, Lamine, C. Redes de Agroecologias: experiências no Brasil e na França Organizadores, Kariós Edições, 134-170.

Downloads

Publicado

25/04/2021

Como Citar

COELHO, T. C. .; FERREIRA, M. G. R. .; CUTRIM, M. B. de A. .; BEZERRA, D. H. S. .; COSTA NETO, A. .; ROCHA, C. H. da S. .; MONTEIRO, G. L. .; LEITE, M. J. de H. Estratégias e dificuldades encontradas na comercialização de hortifrutícolas em São Luís – MA. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 5, p. e1310514632, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i5.14632. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14632. Acesso em: 12 ago. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Biológicas