Trabalho e educação em Karl Marx: a contradição do trabalho intelectual e manual no processo educativo
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1489Palavras-chave:
categorias trabalho e educação; processo de libertação e ser social.Resumo
Pretende-se com o artigo compreender a relação trabalho e educação no pensamento marxista principalmente tendo como ponto de partida a divisão intelectual e manual do trabalho. O artigo é de cunho teórico e busca desenvolver uma análise das categorias trabalho e educação nos escritos de Karl Marx, portanto, o método de pesquisa é o método dialético marxista. O trabalho não foca numa literatura específica de Marx, pois o tema está diluído em seus diversos textos, sendo necessária a leitura de algumas de suas obras e até mesmo de outros marxistas que contribuíram com a teoria. A centralidade no pensamento de Marx é o trabalho, que por sua vez, é um processo educativo. O trabalho na teoria marxista é condição fundamental para a constituição do ser enquanto ser social. Procura-se entender e definir a educação no campo da luta classes. Ela é a instituição pela qual a classe dominante transmite suas ideologias. No entanto, dialeticamente a educação pode contribuir de forma muito significativo no processo de libertação e organização de classe dos oprimidos.
Referências
ANTUNES, Ricardo. (1998). Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez.
CHAGAS, Eduardo Ferreira. (2011). A natureza dúplice do trabalho em Marx: Trabalho útil-concreto e trabalho abstrato. In: MENEZES, A. M. D. de; LIMA, C. G. de; LIMA, K. R. R; SANTOS, L. K. M. Trabalho, Educação, Estado e a Crítica Marxista (org.). Edições UFC. p. 25-36.
ENGELS, Friedrich. (1991). A dialética da natureza. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
GADOTTI, Moacir. (1997). Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 10 ed. São Paulo: Cortez.
LESSA, Sérgio. (2007). Trabalho e Proletariado no Capitalismo Contemporâneo. São Paulo: Cortez.
MARX, Karl. (2013). O Capital: Crítica da Economia Política. São Paulo: Boitempo.
____, Karl; ENGELS, Friedrich. (1992). Textos sobre Educação e Ensino. São Paulo: EDITORA MORAES.
____, Karl; ENGELS, Friedrich. (2010). Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo.
Pereira, A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa cientifica. [e-book]. Santa Maria/RS, Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 08 agosto 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.