Programa 5S: Definição de uma metodologia e implantação em laboratórios do Instituto Federal do Ceará – Campus Sobral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15118

Palavras-chave:

Cinco sensos; Gestão da qualidade; Melhoria contínua.

Resumo

O Programa 5S é um programa da Gestão da Qualidade criado no Japão e hoje mundialmente conhecido e utilizado, inclusive no Brasil, com o intuito de gerar melhorias no ambiente de trabalho. Este trabalho teve como principal objetivo avaliar a eficiência da implantação do Programa 5S no Laboratório de Análise Sensorial e nas Plantas Pilotos de Carnes e Pescados, Panificação e de Laticínios do Instituto Federal do Ceará – Campus Sobral. A implantação aconteceu ao mesmo tempo nos quatro laboratórios e foi dividida em três fases: Pré – implantação ou fase inicial, foram definidas as bases para a implantação; Implantação dos “5S”, foram aplicados os cinco sensos da qualidade; E Pós – implantação ou fase final, foram realizadas ações para a promoção da melhoria contínua. No diagnóstico inicial, fase de pré - implantação, mediante a aplicação de checklist, os laboratórios apresentaram os seguintes resultados de conformidades: Análise Sensorial 46% (Regular), Carnes e Pescados 50% (Regular), Panificação 40% (Regular) e Laticínios 38% (Insuficiente). Na fase de implantação dos “5S”, os resultados obtidos foram qualitativos no que concerne à transformação ambiental gerada. Já na Avaliação Final, fase de pós - implantação, através da aplicação do mesmo checklist, os laboratórios apresentaram os seguintes resultados de conformidades: Análise Sensorial 90% (Bom), Carnes e Pescados 86% (Bom), Panificação 78% (Bom) e Laticínios 90% (Bom). Através da evolução demonstrada nas imagens e nos gráficos, conclui-se que o 5S é um programa eficiente capaz de gerar significativas melhorias no ambiente de trabalho.

Referências

Almeida, F. N. C., & Barbosa, D. H. (2017). Implantação da Metodologia 5S nos Laboratórios de Pesquisa de uma Universidade Pública. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção). Universidade Estadual de Maringá – Campus Sede. Maringá.

Araújo, K. M., & Queiroz, H.G.S. (2017). Implantação do Programa de Qualidade 5S na Planta Piloto de Processamento de Frutos e Hortaliças do IFCE Campus Sobral. SEMIC – VI Seminário de Iniciação Científica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Sobral. Sobral.

Campos, R. et al. (2005). A Ferramenta 5S e suas Implicações na Gestão da Qualidade Total.

Gil, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. (6a ed.), Atlas, 2019.

Heidrich, T. R. S., Nicácio, J. A., & Walter, S. A. (2019). Aplicação do Programa 5S no Supermercado Beira Lago, em entre Rios do Oeste. Revista Brasileira de Administração Científica. 10(4), 1-15. Entre Rios do Oeste.

Jiménez, M. et al. (2015). 5S methodology implementation in the laboratories of an industrial engineering university school. Safety Science. 78. 163 172.

Lazzarotto, T. C. et al. (2011). Proposta de Implantação do Programa 5S em um Laboratório de Industrialização de Vegetais da UTFPR Campus Medianeira. XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Medianeira.

Leonel, J. C. R. R. P. (2011). O Programa 5S e sua aplicação em uma Fábrica de Embalagens de Papel. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora.

Misquiatti, F., Costa, F. M., & Polioni, T. T. (2013). Implantação do Programa 5S em uma Empresa do ramo Automotivo: um Estudo de Caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração de Empresas). Faculdade G&P. Pederneiras.

Moreira, A. J. G., Alves, A. T., & Queiroz, H. G. S. (2017). Implantação e Desenvolvimento do Programa de Qualidade 5S no Laboratório de Biotecnologia do IFCE Campus de Sobral. SEMIC – VI Seminário de Iniciação Científica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Sobral. Sobral.

Moura, A. A. (2014). Implantação e Desenvolvimento do Programa de Qualidade 5S no Laboratório de Microbiologia de Alimentos do IFCE Campus de Sobral. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Sobral. Sobral.

Moura, C. R., & Lichtenberg, E. (2021). Metodologia de Implantação do Programa 5S: Estudo de Caso na Indústria. In: 3(3): III Simpósio Nacional de Engenharia de Produção. Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados.

Oliveira, D. R., & Moraes, R. A. (2015). Implantação da Ferramenta da Qualidade 5S em Laboratório Analítico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia de Alimentos). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa.

Reder, G. S. F. K., Longhini, T. M., & Brito, H. C. (2020). Proposta de Implantação do Programa 5S em uma Distribuidora de Doces. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, 8(13), 102-120.

Ribeiro, G. K. N. et al. (2015). Implantação do Programa 5S nos Laboratórios de Química do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá. IV Congresso Estadual de Iniciação Científica do IF Goiano. Iporá.

Ribeiro, H. (2006). A Bíblia do 5S, da implantação a excelência. Casa da Qualidade.

Rosa, R. S. (2007). O Programa “5S” – Estudo de Caso da Suprema Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora.

Santos, D. (2019). Implantação do Programa de Qualidade 5S em Laboratório Municipal de Blumenau. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais). Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Gaspar. Gaspar.

Silva, M. C. (2011). Programa 5S – Qualidade Total. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis – Campus “José Santilli Sobrinho”. Assis.

Vieira, C. A. (2017). O Programa 5S como Ferramenta de Gestão da Qualidade na Agroindústria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos). Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Downloads

Publicado

11/05/2021

Como Citar

FREITAS, D. S. de .; LUCAS, M. M. .; PEREIRA, M. E. da S. .; FARIAS, M. D. P. .; CÉSAR , L. T. .; QUEIROZ, H. G. da S. . Programa 5S: Definição de uma metodologia e implantação em laboratórios do Instituto Federal do Ceará – Campus Sobral. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 5, p. e41710515118, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i5.15118. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15118. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Biológicas