A relevância da formação continuada de professores no cotidiano do programa de educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1548Palavras-chave:
Encontros semanais; Conversas entre disciplinas; Contextualização.Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a importância da formação continuada de professores, por meio da narrativa da rotina de trabalho de profissionais que atuam no Programa de Educação de Jovens e Adultos - PEJA - da Prefeitura do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados utilizou-se de observação direta e acompanhamento dos encontros semanais para fins de formação continuada, juntamente à aplicação de questionário aos docentes envolvidos. O presente relato evidencia a importância dos encontros semanais que são comuns à rotina destes professores, enquanto forma de enriquecer os planejamentos, obter novos aprendizados e reforçar as ‘conversas’ entre as disciplinas, corroborando para a integração dos diferentes saberes. A experiência narrada reforça a concepção de que esses encontros semanais possibilitam o diálogo entre as disciplinas e a construção coletiva de aulas contextualizadas, sendo este um dos diferenciais obtidos por meio da formação continuada destes professores.
Referências
Brasil. (2002). Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos: segundo segmento do ensino fundamental (5º a 8º série). Volume 1 e 3. Brasília: MEC/SEF.
Etges, N. J. (1995). Ciência, interdisciplinaridade e educação. In: Jantsch, A. P.; Bianchetti, L. (Org.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes.
Fazenda, I. (2003). Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus.
Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra.
Libâneo, J. C. (1998). Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez.
Moreira, A. F. B.; Kramer, S. (2007). Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educ. Soc. Campinas, 28 (100), 1037-1057, Oct. 2007.
Oliveira, S.L. (1997). Tratado e Metodologia Científica. São Paulo: Pioneira.
Parasuraman, A. (1991). Marketing research. 2. ed. Addison Wesley Publishing Company.
Pombo, O. (2005). Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, 1 (1), 3-15, mar. 2005.
Souza, A L.G. de. (2013). Formação continuada de alfabetizadores: uma experiência formativa de professores em Mesquita/RJ. 2013. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Vergara, S. C. (2000). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.