A melhoria contínua em uma fábrica de pão de queijo de São Paulo: Um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.16138Palavras-chave:
Kaizen; Produtividade; Melhoria contínua.Resumo
O mercado está se tornando progressivamente mais competitivo, o que torna a continuidade de uma organização mais trabalhosa, pois para assegurar sua fatia de mercado ela deve se manter competitiva, com melhoria contínua no processo fabril e nos resultados. Este estudo desenvolveu um estudo do processo produtivo de uma pequena empresa produtora de pão de queijo, na cidade de São Paulo. Foi realizado um estudo de caso, iniciado com uma pesquisa sobre o processo produtivo da empresa, tendo como pressuposto um levantamento bibliográfico sobre o processo e a filosofia Kaizen, em conjunto com as ferramentas 3Ms e Matriz de GUT. Foram considerados os dados quantitativos e qualitativos que permitiram analisar os pontos de vulnerabilidade da empresa e necessidade de melhorias. Foram detectados pontos de melhoria no processo produtivo, especificamente no rearranjo físico, com movimentação desnecessária de materiais e pessoas, bem como de manutenção nos fornos. A partir das ferramentas utilizadas, foi possível mapear o processo produtivo, encontrar os maiores problemas e trabalhar em parceria com os funcionários e o proprietário para implementar soluções otimizadas para a empresa com redução da movimentação e aumento da produção.
Referências
Almeida, M. R., Belo, J. N. & Silva, B. C. (2011). Evento Kaizen: Estudo de caso em uma metalúrgica brasileira. http://www.abepro.org.b r/biblioteca/enegep2011_TN_STO_135_855_19126.pdf.
Antunes, J. (2008). Sistemas de Produção: Conceitos e práticas para projeto e gestão de produção enxuta. Bookman.
Corrêa, H. L. & Corrêa, C. A. (2004). Administração da Produção e Operações: Manufatura e Serviços - uma abordagem estratégica. (4a ed.), Atlas.
Kondrasovas, D. (2020). Casa Sistema Toyota. https://davidkond.wordpress.com.
Huntzinger, J. (2005). As raízes do Lean. www.lean.org.br/bases.php?interno=comunidade_artigos
Imai, M. (1996). Gemba-Kaizen: estratégias e técnicas do Kaizen no piso de fábrica. Iman
Kanbanize, (2020). Muda, Mura e Muri. https://kanbanize.com/pt/gestao-lean/valor-desperdicio/7-desperdicios-do-lean.
Liker, J. K. (2005) O modelo Toyota: 14 princípios da gestão da maior fabricante do mundo. Bookman.
Meireles, M. (2001). Ferramentas Administrativas para identificar, observar e analisar problemas: organizações com foco no cliente. Arte & Ciência.
Miguel, P.A.C. (2010). Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção e Gestão de Operações. (2a ed.) Campus.
Ohno, T. (1997). O Sistema Toyota de Produção: Além da produção em larga escala. Bookman.
Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15824.
Periard, G. (2011). Matriz Gut, http://www.sobre administracao.com/matrizgut-guia-completo/.
Sehleanu, M. & Flore, E.-S. (2019). Continuous Improvement Through Kaizen Management System: A Case Study. Proceedings of the International Management Conference, Faculty of Management, Academy of Economic Studies, Bucharest, Romania, 13(1), 25-36, https://ideas.repec.org/a/rom/mancon/v13y2019i1p25-36.html.
Sharma, P., Sharma, N. K. & Singh, M. (2015). Process Improvement by Implementation of Kaizen as a Quality Tool within defined constraints: A case study in Manufacturing Industry. Matter: International Journal of Science and Technology, 1(1), 182-194. https://doi.org/10.20319/mijst.2016.s11.182194
Shingo, S. (2005). O Sistema Toyota de Produção: Eng. de Produção. (3a. ed.), Artes Médicas.
Silva, M. G. & Santos, A. R. (2010). Conceitos e práticas da automação em uma empresa eletrônica brasileira: um estudo de caso. Encontro Nacional de Eng. de Produção, São Carlos.
Silveira, C. B. (2014). Muda, Mura e Muri: O modelo 3M do sistema Toyota. https://www.citisystems.com.br/muda-mura-muri/.
Thiollent, M. (2005). Metodologia da pesquisa-ação. (18a. ed.), Cortez.
Womack, J. P., Jones, D. T. & Roos, D. (2007). The machine that changed the world. Free Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Evaldo Ferreira de Sousa; Cristina Corrêa de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.