Organização de produtos alimentícios em prateleiras de supermercado em Muritiba – Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v10i6.16190

Palavras-chave:

Supermercados; Controle de qualidade; Organização.

Resumo

O varejo do Brasil sofre alterações a cada dia com a intenção de atender as demandas dos consumidores. Os supermercados se reinventam a cada dia para que as necessidades visuais da organização das prateleiras sejam eficientes para os clientes e com isso aumentar a sua lucratividade.  O estudo foi realizado em um supermercado da cidade de Muritiba – Bahia, entre de setembro a novembro de 2019. A avaliação foi realizada de forma qualitativa, através da observação do dia a dia de um supermercado.  Para a discussão das observações foi realizada busca de dados para se realizar uma discussão comparativa referente a organização e rotinas existentes no setor. Desse modo, possibilitando o melhor entendimento da natureza das variáveis a fim de desenvolver argumentos e propor soluções para a problemática. Com a observação foi verificar que os supermercados necessitam de melhorias para que os clientes possam ser atendidos de forma adequada e eficiente. Destinar um único colaborador responsável pelo setor de compras, além de colaboradores que confiram os lotes, a validade e se os produtos possuem alguma avaria, são imprescindíveis para garantir a qualidade dos produtos oferecidos, bem como garantir um menor retrabalho na organização das gôndolas do supermercado.

Referências

Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT. (2006). Sistemas de gestão da segurança de alimentos: requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos. ABNT.

Almeida, W. T., (2013). Análise das estratégias de merchandising utilizadas em supermercado de varejo: um estudo de caso no Hiper Queiroz. Monografia (Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

Alves, C. A., Stefanini, C. J., da Silva, L. A., & do Amaral Moretti, S. L. (2018). O papel da experiência de compra na intenção de recompra. Revista Ciências Administrativas, 24(2).

Aragão, R. K. P. A.; (2006). A promoção de vendas no Brasil e na empresa Unilever. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE.

Azevedo, I. H. C. D. (2018). Merchandising em ponto de venda: um estudo de caso na Redemais. (Bachelor's thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Barbosa, M. A. F., de Almeida Neto, A. A., & França, J. (2017). 06) Visual Merchandising: Teoria e Prática–Ultrapassando os Limites de uma Sala de Aula. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia| RBGE|, (15), 111-132.

Brito, G. D.; Neto Lima, E. G. ; Ribeiro, V. S.; & Brandão, R. F. S. (2017). A influência do layout na comercialização em um mercado de médio porte. In: XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Joinville (SC). Anais Eletrônicos do Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro (RJ): ABEPRO,37.

Cruz, G. F. R.; Ferreira, M. C. O.; Silva, J. G.; & Cucato, J. S.T. (2017). O comportamento do consumidor de alimentos funcionais. In: VI SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, São Paulo. VI SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade

Dogo, L. A., Fornari, J. V., Bernabe, A. S., Arçari, D. P., Ribeiro, R., & Ferraz, N. (2013). Ocorrência de produtos fora da validade em gôndolas de hipermercados da grande São Paulo-SP. Saúde em Foco, 7(5), 35-40.

Dos Santos, M. R. K., Ferreira, M. C. O., Bizarrias, F. S., Cucato, J. D. S. T., & da Silva, J. G. (2020). Percepção de luxo na Classe C versus classe alta. O papel da identidade e autoestima. Revista de Administração Unimep, 18(2), 236-256.

Duong, Q. B. (2016). The influence of store environment on customer satisfaction across different customer demographic segmentations within Australian supermarkets (Doctoral dissertation, Southern Cross University).

Ferracciù, J. D. S. S. (2007). Marketing promocional. Pearson Educación.

Feijó, F. R., & Botelho, D. (2012). Efeito dos fatores de merchandising nas vendas do varejo. RAE-Revista de Administração de Empresas, 52(6), 628-42.

Freitas, A. A. F.; & Pereira, M. C. (2013). Influência das Informações Nutricionais na Escolha de Produtos Alimentícios: uma Aplicação da Técnica de Análise Conjunta. PMKT - Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, 13(14),186-199.

Gonçalves, J. C.; Moser, F.; Cordova, R. A.; & Dias, R. H. A. (2020). A importância da gestão de estoque em um supermercado. Synthesis (Lages),1 (10), 104-113.

Gomes, J. C. (2011). Legislação de alimentos e bebidas. In Legislação de alimentos e bebidas (663-663).

Napoleão, T. (2017). A Influência do Layout de um" Atacarejo" na Decisão de Compra do Consumidor: Estudo realizado em uma loja da grande Florianópolis. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro Socioeconômico, Departamento de Ciências da Administração, UFSC. Florianópolis-SC,

Nunes, P. T. (2018). Finanças Pessoais: Um estudo de caso em uma Instituição Religiosa. Revista de Administração e Contabilidade da FAT, 9 (3).

Révillion, A. S. P. (1998). Um estudo sobre a satisfação do consumidor com o setor supermercadista em Porto Alegre. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Administração) - Setor de Ciências Sociais Aplicadas–Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Rocha, C. R. (2017). Merchandising num supermercado Pingo Doce (Master's thesis).

Rosa, N. G., & Dias, S. D. B. A. (2015). Estratégia E Gestão Das Gôndolas De Supermercado. Estudos, 42(1), 83-102.

Serralvo, F. A., & Ignacio, C. P. (2004). O comportamento do consumidor de produtos alimentícios: um estudo exploratório sobre a importância das marcas líderes. VII SEMEAD, 473-480.

Silva, J. A. (1999). As novas perspectivas para o controle sanitário dos alimentos. Higiene alimentar, 19-25.

Souza, I., Santos, I., Monteiro, A., Barbosa, M., & Izoldi, N. (2016). Sistema integrado de gestão de estoque e armazenagem: estudo de caso em um supermercado de pequeno porte. XIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia–SEGET. Resende, RJ.

Downloads

Publicado

02/06/2021

Como Citar

FERREIRA, D. de O. S. C. .; COSTA, E. N.; RODRIGUES, E. P.; SILVEIRA, P. T. de S. Organização de produtos alimentícios em prateleiras de supermercado em Muritiba – Bahia. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 6, p. e59210616190, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i6.16190. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16190. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias e Biológicas